Bacharelado em Farmácia - DCV1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Farmácia - DCV1 por Orientador "Mota, Milleno Dantas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEvolução histórica do uso dos perfumes na sociedade: revisão integrativa(2022-12-07) Dias, Yasmin Sena Alves; Mota, Milleno Dantas; Guede, Alessandra da Silva; Pereira, Neila de PaulaO presente trabalho tem como tema o avanço tecnológico do perfume e seu uso durante as eras históricas, trazendo como pergunta norteadora “os perfumes contribuíram e influenciaram a sociedade em quais aspectos na trajetória da humanidade?”. Expõe como objetivo geral: apresentar a evolução do uso dos perfumes, desde os registros pré-históricos até a segunda década do século XXI e trata-se de uma revisão integrativa, seguindo as quatro etapas de Busca na literatura, Avaliação, Interpretação e Discussão. Foram utilizadas bases de dados on-line e publicações em site para a procura de referências que se adequem aos critérios de inclusão da revisão, junto com palavras-chave e critérios de exclusão. Tendo ao todo 106 referências selecionadas, sendo 73 das bases de dados e 33 das publicações de sites. A categoria que mais apresentou resultados foi a histórica com 60 referências, seguindo de conteúdo científico com 17 referências, 15 de tendencias/hábitos, 11 de socioeconômico e 3 referências sobre costumes, que abriga questões culturais. Assim, pode ser observado que os perfumes são utilizados de várias formas na história da civilização, se mantendo em uso até os dias atuais, demonstrando sua significância. Trata-se de um setor promissor no quesito econômico, principalmente por sua ligação com a moda e o show business, seja de maneira estadual, nacional e mundial, além de possuir uma ligação estreita com a história e questões culturais, com diversas formas de uso, seja uma função medicinal, também presentes em ritos sagrados ou, até mesmo, em meios estabelecidos como profanos. A influência dos perfumes se mostrou perceptível até mesmo na escolha de uma fragrância, pois não está apenas relacionada, ao gosto pessoal, mas, também, com a expressão do usuário, pois pode transpassar várias sensações além de participar das tendências de consumo da sociedade e, desta forma, a perfumaria fez e continua fazendo parte de vários âmbitos da civilização
- ItemUso de chás medicinais no emagrecimento: uma revisão de literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Silva, Bianca Matos; Mota, Milleno Dantas; Guedes, Alessandra da Silva; Silva, Lorena Souza daOs chás medicinais possuem um histórico de uso pela população brasileira e mundial, sendo o emagrecimento um dos principais motivos para seu consumo, principalmente quando combinado com os incentivos à magreza e corpo ideal difundidos pelas mídias sociais, podendo gerar o uso indiscriminado e por consequência trazer riscos à saúde. O presente trabalho teve como objetivo discutir o uso de chás medicinais como meio para o emagrecimento, descrevendo o uso irracional de chás medicinais para fins emagrecedores, bem como seus riscos em potencial. O estudo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica sistemática, com o intuito de discutir e contribuir com a pesquisa científica acerca do uso dos chás emagrecedores. As pesquisas foram realizadas no período de julho de 2022 a novembro de 2023, utilizando as palavras chave: Chás, distúrbios de imagem, uso irracional, emagrecimento, nas bases de dados Pubmed , Scielo, Periódicos CAPES, e BVS. A partir deste trabalho concluiu-se que, o chá verde é o chá mais utilizado com o intuito do emagrecimento, e apesar de resultados positivos acerca do caráter emagrecedor dos chás, percebeu-se que o seu uso excessivo pode gerar danos hepáticos, tornando necessários maiores estudos acerca da segurança do uso de chás no emagrecimento.
- ItemUso de extratos vegetais em formas farmacêuticas orais como medida auxiliar em tratamentos de perda de peso(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Silva, Márcia Maria de Jesus; Mota, Milleno Dantas; Guedes, Alessandra da Silva; Silva, Lorena Souza daO aumento do número de indivíduos obesos na população mundial gera a necessidade de buscar tratamento seguro para essas pessoas porque a obesidade constitui fator de risco para outras doenças. Uma das alternativas atuais é o uso de medicamentos ou produtos tradicionais fitoterápicos de uso oral feitos a partir de extratos vegetais, no entanto, sua avaliação risco-benefício ainda não é amplamente discutida quanto às suas ações na perda de peso. O presente trabalho se trata de uma revisão sistemática integrativa com busca de artigos sobre o tema em três bases de dados tendo como objetivo discutir o uso de extratos vegetais em formas farmacêuticas orais como medida auxiliar em tratamentos de perda de peso a partir de artigos que possam elucidar o risco-benefício e apresentar as espécies vegetais usadas. Foram encontrados poucos estudos sobre algumas espécies vegetais isoladas e em associações, bem como diferentes mecanismos na perda de peso com poucas reações adversas, mas com a presença do risco de hepatotoxicidade. Conclui-se que apesar do benefício que o uso das espécies vegetais trazem, ainda faltam dados que possam caracterizar seu uso como medida auxiliar para o emagrecimento.