Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
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Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Orientador "Marques, Rogério Santos"
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- ItemEstilos de liderança - um estudo de caso na Assembleia de Deus de Guanambi-BA(2013-12-20) Lima, Edimar da Rocha; Martins, Natanael Miranda; Marques, Rogério Santos; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdirEste trabalho constitui-se em um estudo de caso que tem como objetivo principal, Conhecer e analisar o Estilo de Liderança predominante na Assembleia de Deus Missão em Guanambi/BA. Para concretização deste objetivo, buscou-se junto a Assembleia de Deus Guanambi/BA, Identificar sua estrutura de administração Eclesiástica, conhecer a percepção do seu gestor e dos liderados sobre o estilo de liderança predominante na mesma, além de buscar-se mostrar a relevância e o papel do líder no âmbito organizacional. Nesta perspectiva, realizou-se uma discussão teórica sobre a temática em análise culminando com a aplicação de questionários com o líder e liderados da organização pesquisada. A pesquisa foi sistematizada para explicar a administração eclesiástica e liderança baseando em diversas teorias administrativas e de liderança. O trabalho está divido em quatro partes, na primeira parte apresenta conceitos gerais e teológicos relacionados á administração eclesiástica, a administração como um todo. A segunda parte apresenta conceitos de lideranças - os métodos de liderança eclesiástica, a qualidade e o papel da liderança. A terceira apresenta uma análise metodológica, com caracterização da pesquisa, população e amostra os instrumentos de coletas de dados, bem como as estratégias de analise de dados. A quarta parte analisa se os dados apresentando a atuação Assembleia de Deus em Guanambi, a Instituição Assembleia de Deus perfil dos membros da Igreja Assembleia de Deus em Guanambi, que irá beneficiar a liderança e a administração eclesiástica na cidade de Guanambi, representados, por meio de tabelas e gráficos. Espera-se assim atingir os objetivos supracitados.
- ItemGestão de estoque: gerenciamento de perdas em supermercados varejistas de Guanambi-BA(2013-12-19) Rodrigues, Islane Marques; Santana, Simara dos Santos Martins; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem por objetivo geral analisar as atitudes e medidas preventivas nos supermercados estudados em relação às perdas de mercadorias, identificar as principais causas de perdas de mercadorias nos supermercados estudados, identificar de que forma os supermercados programam suas atividades gerenciais de compras, recebimento, armazenamento e exposição, e descrever de forma comparativa as atitudes e medidas preventivas dos supermercados estudados. Quanto à metodologia aplicada se caracteriza como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com uso de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que não constitui apenas numa simples coleta de dados, mas também na observação do lócus de pesquisa, com uma visão crítica. O local de estudo escolhido foi à cidade de Guanambi, pólo comercial da região, com amostra igual a dois supermercados varejistas, nos quais utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista feita com o administrador geral, os gestores de compra, estoque, e com repositores e bateria – de – caixa, e também da observação in-loco pela investigadora. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios uma vez que ambos os supermercados demonstram estar cientes da importância de prevenir perdas de mercadorias que lhes causam perda nos lucros, e também pela maturidade e entendimento dos gestores. Apesar dos gestores estarem cientes dessa importância dentro da organização ainda não tem um setor especifico para estar lidando com o problema. As perdas são evitadas por meio de ações praticadas por seus colaboradores que são orientados a estarem sempre atentos com produtos perecíveis, com as datas de validade das demais mercadorias, atentos a movimentação diferente no interior da loja, e para ter cuidado com o produto evitando quebrá-los ou danificá-los. Outra ação de prevenção de perdas identificada foi que antes que o produto vença os gestores realizam ofertas baixando os preços dos produtos, diminuindo ou zerando o nível do produto em estoque, e também a ação de realizar em alguns casos a devolução do produto para o fornecedor antes do vencimento por um preço inferior ao qual foi adquirido, visto pelos administradores como uma forma de evitar a perda total da mercadoria uma vez que as perdas concentram-se em produtos de laticínios e hortifrutes devido à perecibilidade. Entretanto a pesquisa demonstra que o gerenciamento do estoque e a prevenção das perdas dos supermercados varejistas estudados estão sendo executadas de maneira similar e até o presente momento tem proporcionado resultados positivos, mas segundo o administrador do supermercado Alpha, o mesmo tem interesse de futuramente implantar programas específicos no combate as perdas. Já o gestor do supermercado Betha não se manifestou quanto à implementação de um sistema na área de prevenção de perdas, mas tem ciência da sua importância.
- ItemImpactos das ações de marketing no comportamento de compra dos consumidores da franquia Cacau Show de Guanambi – BA.(2013-08-12) Rodrigues, Maria Noelia Guimarães de Oliveira; Ramos, Ricardo Wagner Costa; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Bitencourt, Euclides Santos; Lago, SuelyO presente trabalho discute o diagnóstico do perfil socioeconômico da empresa Cacau Show em Guanambi – Bahia, as organizações atualmente buscam incessantemente uma gestão eficiente através de políticas pautadas no marketing como sendo um instrumento valioso para o seu crescimento, pois trata-se de uma ferramenta eficaz e se mostra como um método capaz de garantir a perpetuação de todas as organizações. Uma área que vem ganhando destaque no mercado brasileiro são os sistemas de franquias que acabam dedicando bastante esforço à questão mercadológica. O objetivo desse estudo foi diagnosticar os impactos das ações de marketing no comportamento de compra dos consumidores da Cacau Show. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de cunho quantitativa/qualitativa, sob a modalidade de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de questionários semi estruturados e de entrevista realizada com a gestora da empresa estudada. A pesquisa revelou que o bom desempenho da franquia é resultante da sua gestão estratégica de marketing utilizada advindo do suporte que a empresa franqueadora lhes oferece, sendo assim, ficou constatado que, os impactos das ações de marketing influencia, de maneira direta e decisiva, o comportamento de compra dos consumidores da Cacau Show de Guanambi.
- ItemLogística reversa: estudo do destino dos aparelhos e baterias de celulares na cidade de Guanambi - Bahia(2014-08-08) Teixeira, Dinaelza Alves; Vasconcelos, Neila Lima Pereira; Marques, Rogério Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Sousa, Jussimara de Cássia Leite de; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães daO presente estudo se aplica no campo da Logística Reversa nas empresas representantes das principais operadoras de celulares atuantes no município de Guanambi - Bahia, com o objetivo geral de avaliar a aplicabilidade do recolhimento de aparelhos e baterias de celulares. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados pesquisa de campo, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Os dados necessários à realização do trabalho foram coletados através de questionário estruturado fechado, sendo aplicado aos gestores, funcionários e consumidores das lojas estudadas. Através dos dados encontrados foi evidenciada a dificuldade que as representantes e clientes possuem em realizar o descarte correto dos equipamentos celulares. Foi perceptível que esta dificuldade geralmente ocorre pela falta de informação, tanto das empresas, quanto dos clientes, que consequentemente descartam estes produtos de forma incorreta, no lixo comum, favorecendo riscos a saúde dos seres humanos e prejudicando o meio ambiente.
- ItemSatisfação no atendimento: um estudo comparativo em empresas varejistas de eletroeletrônicos de Guanambi-Bahia(2013-08-07) Souza, Carla Delane Batista de; Santos, Joseane Aparecida Pereira dos; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro, Sueli LagoO presente trabalho apresenta o resultado do estudo comparativo sobre a influência que um atendimento de qualidade representa na satisfação do cliente do setor varejista de eletroeletrônicos em algumas empresas da cidade de Guanambi – Bahia. O Objetivo da pesquisa foi analisar o nível de satisfação no atendimento ofertado aos clientes, bem como posicionamento dos gerentes e funcionários envolvidos no estudo, utilizando assim, como instrumento de pesquisa, entrevistas semiestruturada junto aos gerentes e funcionários das referidas empresas e também de questionário aplicado aos clientes. A abordagem proposta e a teoria de autores permitem uma análise das transformações enfrentadas pela nossa sociedade e suas eventuais consequências, fato este implicador no gradativo processo de evolução no relacionamento cliente e organização. O resultado da análise inferencial dos dados mostrou a necessidade do investimento na satisfação do cliente das empresas deste segmento comercial, fazendo do mesmo uma meta, pois a satisfação do cliente produz recompensas reais para a organização em termos de fidelidade e criação de uma boa imagem.
- ItemServiços públicos de saúde: uma avaliação da (in) satisfação do público-alvo no município de Macaúbas-BA(2014-08-07) Costa, Gilmar Cotrim; Santos, Tiago Vinicios da Mata; Marques, Rogério Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Cruz, João Hélio Reale da; Pinheiro, Suely LagoDiante das exigências do mundo contemporâneo, a busca por serviços de qualidade tomou grandes proporções e, quando esses serviços são voltados para a área de saúde, essa qualidade torna-se imprescindível. Portanto, o presente estudo direcionou-se à visão do público-alvo dos serviços públicos de saúde do município de Macaúbas – Bahia, o qual buscou-se avaliar o grau de (in) satisfação desses serviços e as principais causas do descontentamento da população relacionada ao atendimento. Por isso, com o intuito de avaliar as questões relativas ao atendimento nesse setor, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com uma amostra de 100 (cem) usuários, a qual buscou transformar em números a sua avaliação quanto a alguns aspectos como: relacionamento dos médicos e prestadores de serviços com o paciente, o tempo de espera e a confiabilidade nos serviços prestados pela unidade hospitalar do município estudado. Os resultados da pesquisa constataram que os objetivos definidos foram alcançados e, de forma geral, a avaliação dada pelos entrevistados para o setor público de saúde do município é negativa e o principal gerador da insatisfação da população está relacionado ao tempo de espera do atendimento e a forma de tratamento dada pelos funcionários aos pacientes, onde a educação profissional e a humanização no atendimento são deixadas de lado por grande parte dos profissionais da saúde. Além disso, constatou-se também que a oferta dos serviços públicos de saúde do município não atende à demanda da região, pois não possui todas as especialidades médicas necessárias para um atendimento de qualidade que supra as necessidades da população.