Gamificação na educação: uma revisão bibliográfica sobre seus impactos na motivação e desempenho acadêmico dos alunos.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-07-10
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

De acordo com dados recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), a educação brasileira enfrenta sérios desafios, como a baixa qualidade de ensino, elevadas taxas de evasão escolar, desigualdade de oportunidades e o crescente desinteresse dos alunos. Nessa situação, a gamificação surge como uma alternativa para melhorar a aprendizagem, tornando-a mais envolvente. Este artigo analisa como técnicas de gamificação influenciam a motivação e o desempenho acadêmico dos alunos, com base em uma revisão da literatura. Apresentam-se os conceitos, os elementos constituintes da gamificação e os benefícios e desafios de sua aplicação na educação.


Descrição
Palavras-chave
Citação
CARVALHO, Franklin Lins; CERQUEIRA, Otávio Silva. Gamificação na educação: uma revisão bibliográfica sobre seus impactos na motivação e desempenho acadêmico dos alunos. Orientador: Carlos Eduardo de Argolo. 2025. 19. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistema de Informação) - DCET2, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2025.
Palavras-chave