Laboratório de ensino de matemática: conectando práticas pedagógicas e tecnologias na formação do protagonismo estudantil
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa se movimenta ao investigar o campo da Educação Matemática no que tange o papel das práticas pedagógicas na aprendizagem. Sendo assim, busca-se compreender de que forma o desenvolvimento de práticas pedagógicas em um Laboratório de Ensino de Matemática virtual pode contribuir para a promoção do protagonismo estudantil no aprendizado matemático nos Anos Finais do Ensino Fundamental? Para isso, utiliza elementos de um Laboratório de Ensino de Matemática virtual para interações que possibilitem compreender como as/os estudantes se relacionam com os processos tecnológicos através de práticas constituídas nesse espaço. Com o desejo de viabilizar ambientes que proporcionem aos estudantes desafios e descobertas, este estudo objetiva conceber e implementar um Laboratório de Ensino de Matemática virtual voltado para a promoção do protagonismo estudantil no aprendizado matemático no Centro Educacional Normélio Moura da Costa, visando promover o desenvolvimento de processos de aprendizagem em ambientes específicos que sejam significativos para o campo da Educação Matemática. Seu percurso metodológico está desmembrado em três etapas, as quais representam os momentos de engajamento para compreensão das suas dinâmicas teóricas e práticas. Estes seguem pautados na metodologia de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica fundamentada promovendo uma compreensão sobre as práticas pedagógicas laboratoriais que permeiam a Educação Matemática e as suas perspectivas para o desenvolvimento do protagonismo das/dos estudantes. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, destaca a importância de superar as dificuldades de aprendizagem em matemática que as/os estudantes enfrentam e sua natureza aplicada busca as/os envolver em experiências práticas e interativas na construção do conhecimento significativo. Como produto da pesquisa, apresenta-se o Laboratório Virtual de Aprendizagem Matemática (LAVAM) um ambiente que reúne uma variedade de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) sistematizados para promover a participação ativa dos estudantes e para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados revelam que dentro desse contexto digital, diferentes abordagens e estratégias pedagógicas podem ser utilizadas para o desenvolvimento do protagonismo das/dos estudantes.