Revista digital: estudo sobre a permanência na EJA do Colégio Estadual Manoel Devoto

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-12-20
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A presente pesquisa se insere na linha 3: Gestão Educacional e Tecnologias da Comunicação do Mestrado Profissional em Educação de jovens e Adultos tem como objetivo geral compreender os motivos que contribuem para que os estudantes permaneçam na EJA do Colégio Estadual Manoel Devoto, culminando na criação de uma revista digital que apresente por que os educandos permanecem na EJA no colégio estadual Manoel Devoto. Tem como objetivos específicos: mapear as razões e circunstâncias que provocam a evasão na EJA; analisar os relatos da história de vida dos estudantes pesquisados; identificar os motivos que contribuem para que estudantes permaneçam e concluam o curso; apresentar revista virtual com histórias de vida dos estudantes, com propostas para a aproximação dos jovens e adultos para o curso da EJA.A presença do fenômeno da evasão escolar nas instituições de educação públicas do Brasil é um problema que tem desafiado a comunidade escolar há muito tempo, portanto, queremos estudar os motivos que contribuem para o sucesso dos estudantes que permanecem. Para tanto, utilizamos os conceitos de permanência, bem como: discussão sobre trabalho, sentido da escola e esperança. A metodologia que fundamenta este estudo é a pesquisa participante e por técnica utilizamos História de Vida, por meio da narrativa de si focalizada na EJA no CEMD, nos apropriamos da formação de grupos em sala de aulas. Utilizamos também questionários em dois momentos, onde coletamos um total de 169 questionários respondidos, e mais uma entrevista gravada com seis alunos onde relatam suas impressões sobre vida e a escola e a EJA. E por fim a construção de um produto final em forma de uma revista virtual. O período estudado vai de 2022 a 2024. Este estudo apresenta como referencial teórico as contribuições de Josso (2007; 2010), Nòvoa (2010), Dominicé (2010), Souza (2010), Freire (2005). Como resultados da pesquisa obtivemos uma compreensão dos fatores que contribuem para a permanência dos educandos, como: a descrição de um futuro melhor, a busca por emprego formal, o convívio e a interação social com os estudantes, a possibilidade de se alimentar na escola e o entendimento que a escola é a instituição que pode mudar a suas vidas destes alunos, entre outros.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, João Augusto Lima de. Revista digital: estudo sobre a permanência na EJA do Colégio Estadual Manoel Devoto. Orientadora: Flávia Lorena de Souza Araújo. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) - Departamento de Ciências Humanas (DCH), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2024.
Palavras-chave