Call centers e a saúde mental: condições de trabalho e os seus desafios

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Data
2024-06-17
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a complexidade do mundo do trabalho contemporâneo, destacando a influência das condições laborais na saúde mental dos trabalhadores de call centers e os desafios. Iniciado a partir de uma experiência pessoal e motivado por estudos no curso de Administração, o trabalho foca no impacto das pressões e exigências do ambiente de telemarketing, que emergiu no Brasil nos anos 90. Caracterizado por alta demanda, metas rigorosas e baixa qualificação dos jovens trabalhadores, o setor de call center é propício ao estresse e a diversos problemas que concernem a saúde mental. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, revela que a relação entre gestores e operadores pode agravar ou aliviar esse sofrimento. Conclui-se que é importante reformular práticas de gestão e implementar políticas de bem-estar para sanar os efeitos negativos na saúde e no ambiente dos trabalhadores de call centers.


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OLIVEIRA, Ane Caroline Jesus Marques de; SANTOS, Tula Ornellas Farias. Call centers e a saúde mental: condições de trabalho e os seus desafios. Orientadora: Tula Ornellas Farias Santos. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Departamento de Ciências Humanas (DCH), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2024.
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