O uso do jogo RPG como proposta didática no ensino de história para as turmas da educação de jovens e adultos no Quilombo Cabula
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Resumo
A pesquisa – “O uso do jogo RPG como proposta didática no ensino de História para as turmas da EJA” – apresenta o contexto socio-histórico do antigo Quilombo Cabula, assim como a importância da disciplina História para essa modalidade de ensino numa perspectiva socioconstrutivista. Sob este ponto de vista, o problema da pesquisa é: Como o uso do jogo RPG Digital pode contribuir no ensino de História para as turmas da EJA no Antigo Quilombo Cabula? Para tal, o objetivo principal deste estudo é: Apresentar a aplicação do jogo RPG Digital como uso didático para o ensino de História nas turmas da EJA do território do Quilombo Cabula, e como objetivos específicos: Realizar o estudo do contexto socio histórico do antigo Quilombo Cabula; dialogar sobre a EJA e a especificidade da modalidade; analisar o ensino de História atrelado ao RPG socioconstrutivista e à modelagem para o mesmo; e, por fim, analisar a aplicação e os resultados do jogo AQC. Utilizamos, neste estudo, a abordagem qualitativa; quanto ao dispositivo estratégico optamos pela metodologia Design-Based Research (DBR), que é uma abordagem orientada para a construção de resultados práticos na comunidade, em busca de soluções reais e transformadoras para os problemas educacionais contemporâneos. Contribuíram para escrita deste estudo os alicerces de alguns autores como Alfredo Matta, Miguel Arroyo, Sueli Cabalero, Manuel Castells, Antônio Chizzotti, Rolasi Fernandes, Paulo Freire, Luciana Martins, Clóvis Moura, João José Reis, Jocenildes Zacarias, Antônio Lázaro Pereira de Souza, dentre outros. Como resultado, temos a aplicação do jogo RPG AQC enquanto prática pedagógica.