O trabalho pedagógico e as representações dos professores bacharéis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC),Salvador: construção e manifestação de saberes necessários à docência
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo aborda questões relacionadas à prática docente de professores bacharéis no Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), na Unidade Sé, em Salvador – Bahia, com o objetivo investigar como se dá a construção de conhecimentos necessários à docência na educação profissional de Jovens e Adultos ou jovens aprendizes. Esses sujeitos não possuem complementação pedagógica ou licenciatura e são docentes fixos do SENAC Bahia. A partir desta proposição, desdobram-se os objetivos específicos para identificar conhecimentos necessários à docência, presentes nos percursos desses professores bacharéis, e quais são os saberes mobilizados na sua prática docente, para identificar demandas da educação profissional de jovens e adultos, nesse contexto. Por meio de relatos autobiográficos desses professores, recorreu-se à Análise de Conteúdo, inspirada em Lawrence Bardin, para a obtenção de informações. Embora os professores pesquisados declarem que alcançam um resultado eficaz por meio de seu trabalho docente, a análise dos relatos aponta para a necessidade de oferecer oportunidades para a formação continuada de professores bacharéis, para suprir determinadas lacunas em relação ao conhecimento pedagógico e ao processo essencial de autorreflexão acerca de suas práticas. Essa complementação específica e contextualizada pode oferecer subsídios para tornar o percurso de professores bacharéis que não possuem complementação pedagógica ou licenciatura, mais consistente e significativo, pois pode oferecer referenciais teóricos, metodológicos e conceituais capazes de mobilizar conhecimentos fundamentados e processos de reflexão, que irão conferir mais clareza e segurança à prática vivenciada em sala de aula.