Educação para as relações étnico-raciais: reflexões sobre as práticas pedagógicas na educação profissional técnica e tecnológica no Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Brumado (2018 - 2022)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-04-26
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo aborda a importância da Educação para as relações étnico-raciais e os desafios do seu tratamento pedagógico no Instituto Federal da Bahia, Campus de Brumado. O objetivo é analisar as práticas pedagógicas no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, visando a efetivação da Educação para as relações étnico-raciais no IFBA - Campus Brumado. Para tanto, buscou-se responder à seguinte problemática: em que medida as práticas pedagógicas e o currículo do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio têm efetivado a Educação para as relações étnico-raciais no IFBA - Campus Brumado? A pesquisa é um estudo de caso e fundamentou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa de Minayo (2001), utilizando procedimentos da pesquisa documental e bibliográfica conforme definições de Cechinel et al., (2016). O instrumento de coleta de dados adotado foi um questionário semi-estruturado online. A abordagem metodológica pautou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010), dialogando com conceitos como racismo, discriminação, práticas pedagógicas, currículo e pensamento decolonial. O embasamento teórico inclui Saviani (1994), Frigotto e Ciavatta (2005), Marise Ramos (2014), Nilma Lino Gomes (2011, 2012 e 2013), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), entre outros. Foram considerados marcos legais, como a Lei n.º 10.639/03, a Lei n.º 11.645/08, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Paralelamente, analisamos os documentos referenciais do instituto e do curso estudado e a Base Nacional Comum. Diante da análise dos dados e dos relatos captados, revelou-se a preocupação em atender aos marcos legais, mas identificamos lacunas que indicam a necessidade de repensar o currículo, sua estruturação e ampliação de investimentos em formação docente para promover uma educação antirracista.


Descrição
Palavras-chave
Citação
DUTRA, Érica Taynara Alves dos. Educação para as relações étnico-raciais: reflexões sobre as práticas pedagógicas na educação profissional técnica e tecnológica no Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Brumado (2018 - 2022) Orientador: Genilson Ferreira da Silva. 2024.17af. Dissertação (Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus VI, Caetité-BA,2024.
Palavras-chave