Caderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Vol 2
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A produção intitulada Caderno de artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, volume 1, emerge das produções de estudantes e professores, escritas a partir das atividades denominadas Colóquios e Seminários, desenvolvidas no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XI, Serrinha-Ba, no decorrer do ano de 2023. Essa obra inaugura um novo formato de produção, tendo em vista que até 2022, os registros das atividades eram feitos em formato de resumo expandido. Com o amadurecimento acadêmico do MPIES e a necessidade de trazer mais contributos científicos e profissionais para a comunidade universitária, surgiu a necessidade de organizar a produção a partir de artigos produzidos pelos mestrandos e, em alguns textos, mestrandos e orientadores. Os textos trazem a articulação de aspectos teóricos e descritivos, embasados em uma concepção que valoriza a interlocução com a interdisciplinaridade, abordando temáticas contemporâneas experenciadas no cotidiano profissional e com o aprofundamento conceitual inerente à produção do conhecimento. Os temas tratados nas atividades de Seminários e Colóquios foram proposições que emergiram da escuta do conjunto de professores e estudantes do MPIES, construídos com a leitura de textos acadêmicos e a participação de profissionais renomados do ambiente profissional e que tinham vinculação com as temáticas, assim definidas: 1º Seminário - Pesquisa aplicada, processos de intervenção social: disputando a perspectiva crítica- superadora; 2º Seminário - Inovação e proteção da propriedade intelectual e o plágio acadêmico; 1º Colóquio - Letramento racial; 2º Colóquio - Transexualidade e olhares multidisciplinares para e na construção de diálogos inclusivos. Espera-se que essa obra, caracterizada por aportar princípios de respeito e valorização à diversidade inerente ao mundo contemporâneo, possa contribuir de modo interdisciplinar com o debate acerca da produção científica e suas vinculações ao contexto profissional.