Entre fios narrativos, retalhos e costuras coletivas: documentação narrativa de experiências pedagógicas de professoras gestoras nos enredamentos da diversidade na escola

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-02-27
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta tese é fruto de um trabalho coletivo que foi se constituindo uma pesquisaformação , fundamentada em princípios teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa. Objetiva compreender as experiências pedagógicas das professoras gestoras construídas na relação com a diversidade que atravessa o cotidiano escolar. Elas foram provocadas através da formação entre pares, tendo a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógica- DNEP (Suárez, 2007, 2022) como dispositivo de pesquisa-ação-formação, além de ser interpretativa, narrativa, colaborativa e produtora de outras políticas de conhecimento para a docência. A pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA na Gerência Regional de Educação do Cabula, tendo como colaboradoras doze professoras gestoras e eu único professor gestor do grupo. As professoras gestoras tornaram público o que fazem na escola, apresentaram experiências pedagógicas em contexto de diversidade, através das narrativas em uma auto/con/coformação pautada na horizontalidade e coletividade. Apresentaram relatos de experiências, mostrando o quanto elas fazem para garantir que a política das diferenças na escola possa ser discutida, trabalhada e questionada. Foram construídos treze relatos de experiências, sendo dois selecionados para realização de uma interpretação por meio da construção de tematizações pedagógicas em torno das histórias. (Dávila e Argani, 2020). Para isso utilizarei a “carta conversa” como uma criação ético-metodológica desta pesquisa para continuar a conversa com as professoras gestoras que será feito um diálogo com as colaboradoras que trouxeram narrativas de (re)existências e como essa diversidade atravessa a gestão escolar. A auto/con/coformação provocou autoria pedagógica e contribuiu para a construção de experiências pedagógicas na escola. Essas experiências desvelaram que as diversidades humanas e suas singularidades provocam um deslocamento entre saberes e não saberes e que ousam em buscar formas, modos de insurgir com ações que fogem do instituído. Elas utilizam o seu saberfazer para produzir outros conhecimentos que demarcam os fazeres instituintes construídos por ações coletivas e comunitárias.


Descrição
Palavras-chave
Citação
NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Entre fios narrativos, retalhos e costuras coletivas: documentação narrativa de experiências pedagógicas de professoras gestoras nos enredamentos da diversidade na escola Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2024.191f.Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) -Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2024.
Palavras-chave