Contribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-12-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado Da Bahia
Resumo

Esta pesquisa intitulada “Contribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional” foi fruto de inquietações acerca da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas egressas do Mestrado Profissional Interdisciplinar, especificamente o MPIES, sobre as reverberações dos seus desenvolvimentos profissionais. Nesse contexto, formulou-se o seguinte questionamento: De que maneira a formação continuada, a partir do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), tem contribuído para o desenvolvimento profissional de coordenadoras pedagógicas? Com isso, teve como objetivo geral: Analisar as contribuições do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) na formação continuada de coordenadoras pedagógicas e como os processos interventivos reverberaram no desenvolvimento profissional. Nesse sentido, elencou-se os objetivos específicos: Historicizar como o mestrado profissional interdisciplinar contribui para a formação identitária de coordenadoras pedagógicas; identificar a importância do MPIES no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais e, compartilhar, através de um livro impresso, as reflexões reveladas nos Círculos de Cultura pelas coordenadoras pedagógicas sobre desenvolvimento profissional através das contribuições do MPIES. A base teórica acornou-se nos pensamentos de Amorim (2021); Day (2001); Freire (1976; 1979; 1987); Gatti E Barreto (2009); Ibiapina (2008; 2016); Imbernón (2010); Libâneo (2004); Nóvoa (2009); Pereira (2019); Placco; Almeida E Souza (2011; 2012); Ramalho; Nuñes; Guathier (2004); Vasconcellos (2006; 2007; 2010); Tardif (2002), dentre outros. Desse modo, a pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa colaborativa, aprovada pelo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 5.618.526, tendo como colaboradoras quatro coordenadoras pedagógicas egressas do MPIES. O produto da pesquisa, aqui compreendido como processo, foi um livro impresso com artigos narrativos autorais das colaboradoras da pesquisa, que emergiram através das etapas desenvolvidas no projeto de intervenção, com as entrevistas semiestruturadas e os círculos de culturas, com pertinentes reflexões. Portanto, os resultados da pesquisa fortaleceram e evidenciaram a importância da formação continuada em serviço dentro de um mestrado profissional interdisciplinar, a partir das suas intervenções, fazendo transformações na vida das colaboradas da pesquisa.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LIMA, Vanessa Goes. Contribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional. Orientadora: Ivonete Barreto de Amorim. 2023. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social - Departamento de Educação Campus XI, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, 2023.
Palavras-chave