Letramento digital na escola: refletindo sobre o uso das TIC pelo docente

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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho constitui-se em dissertação da pesquisa realizada em uma escola pública, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, situado no município de Alagoinhas - Bahia, cujo objetivo foi o de investigar se o uso que o professor faz das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) é meramente técnico, instrucional ou condiz com uma prática pedagógica emancipatória, que confere aos estudantes do Ensino Médio habilidades para seu letramento digital, conduzindo-os ao protagonismo no meio virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a metodologia que se mostrou adequada foi do tipo estudo de caso. A investigação seguiu os procedimentos de coleta de dados através da observação em campo, entrevistas com os professores participantes, questionários para professores e alguns alunos, diário de campo, conversas informais e análise documental, os quais permitiram registrar e analisar toda a dinâmica e evolução das atividades cotidianas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa apoia-se nos estudos sobre letramento, segundo David Barton e Mary Hamilton (2000), Ângela Kleiman (2005), Janet Maybin (2000), Brian Street (2010); Magda Soares (2002, 2009); multiletramentos, segundo Roxane Rojo (2012); Letramento Digital, segundo Marcelo Buzato (2007, 2012), Maria Teresa Freitas (2010), Carla Viana Coscarelli (2007), Ana Elisa Ribeiro (2007), Antonio Carlos Xavier (2008); Cultura Digital, de acordo com Lúcia Santaella (2010), André Lemos (2010), Pierry Lévy (2010), Marco Silva (2002) e da Crítica Cultural, segundo Stuart Hall (2009), Maria Elisa Cevasco (2008), Deleuze e Guattari (1995), Ana Carolina Escosteguy (2005). As análises realizadas constataram, em alguns casos, um significativo avanço quanto à utilização das TIC pelo professor para além do instrucional, evidenciando, todavia, a necessidade de formação docente para o uso pedagógico do computador/internet, atestada pela fala dos próprios professores. Observamos algumas atividades que podem conduzir o estudante ao desenvolvimento do seu letramento digital crítico. Quanto à questão do protagonismo no meio virtual, atrelado aos processos de autoria/coautoria, verificamos um trabalho ainda incipiente.


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NASCIMENTO, Norma Suely Macedo. Letramento digital na escola: refletindo sobre o uso das TIC pelo docente.Orientadora: Claudia Martins Moreira. 2014. 128f. Dissertação(Mestrado em Crítica Cultural)- Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2014.
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