Gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB :um estudo em duas escolas municipais de Lauro de Freitas
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação tem por objetivo analisar as práticas da gestão escolar e como elas ajudam a explicar os resultados aferidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em duas escolas públicas no município de Lauro de Freitas que obtiveram as melhores notas em sete edições consecutivas no período entre 2007-2019, a partir das dimensões pedagógica, administrativa/financeira e gestão de pessoas. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa e quanto ao objetivo, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, sendo a coleta de dados feita por meio de observações, questionários e entrevistas, bem como da consulta a documentos e observações in loco. Para tanto, busca-se caracterizar as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental das referidas instituições, com ênfase na avaliação, bem como a maneira de gerir os seus processos, por parte das equipes gestoras das respectivas unidades de ensino. A partir da análise dos dados coletados, conclui-se que as ações de gestão das duas escolas pesquisadas influenciaram os resultados do IDEB nas edições de 2007 a 2019, e ainda, que os resultados obtidos revelam que as práticas dos gestores entrevistados coadunam com o referencial teórico que guiou esta pesquisa. O presente estudo não teve a pretensão de encerrar o debate, mas sim contribuir com novos elementos e abordagens diferentes sobre o tema. A discussão é complexa e mais estudos são necessários para buscar mais dados que fortaleçam a discussão em torno do tema. Palavras-chave: Administração educacional; Gestão escolar; IDEB; Educação.