Jogo e educação física: uma análise dos periódicos publicados no período de 2000 a 2010
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O jogo é uma temática bastante presente nas discussões da área da Educação e da Educação Física escolar. Nessa conjuntura, ele pode ser entendido como um fim em si mesmo (conteúdo cultural) ou como uma estratégia didático-pedagógica (meio). Partindo desse contexto, este trabalho destinou-se a identificar, descrever e analisar as concepções de jogo presentes nos periódicos da área de Educação Física no período de 2000 a 2010. Para tanto, oito periódicos da área constituíram fonte de dados dessa investigação. A análise desses periódicos foi feita estabelecendo-se algumas categorizações, o que permitiu identificar qual concepção predomina e alguns outros aspectos relacionados à forma como o jogo vem sendo entendido. Conclui-se que há uma preponderância da concepção de jogo estratégia/meio em relação ao jogo como conteúdo cultural e, a partir disso, são apresentados alguns apontamentos e reflexões acerca da temática discutida.