Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemO processo de alfabetização e letramento de estudantes surdos em escolas regulares segundo relato de uma pesquisa de Mestrado(2021-08-02) Almeida, Vanessa Gomes de; Lima, Patricia Lourrane SantosO presente trabalho surgiu com a finalidade de compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento de estudantes surdos a partir de uma experiência descrita em uma pesquisa de mestrado realizada em duas escolas públicas, na cidade de Garanhuns/PE. Para a elaboração deste estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com análise exploratória de base qualitativa das discussões abordadas na dissertação de mestrado, referentes as metodologias utilizadas pelos professores de classes regulares para alfabetizar e letrar os estudantes surdos, bem como a importância do Atendimento Educacional Especializado na alfabetização e no letramento desses alunos. Com base nos resultados foi possível observar que a ausência de formação profissional acerca do processo de alfabetização e letramento dos estudantes surdos refletem nas dificuldades em se oferecer metodologias que considerem não só as especificidades linguísticas desses alunos, mas que atendam às suas necessidades. Constatou-se também que além da formação profissional, o trabalho colaborativo entre a equipe escolar é fundamental para que a educação bilíngue oferecida aos surdos seja de qualidade.