Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "(Auto)biografia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartas para a avó professora leiga, de sua neta professora pedagoga, sobre os desafios da prospecção de carreira docente(UNEB, 2024-07-11) Jesus, Amanda Clara Santos de; Santos Júnior, Antônio Carvalho dos; Rios, Rita Cristina Novais; Roseno, Camila dos PassosEste artigo aborda a trajetória da minha formação acadêmica em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, tanto em estágios formais quanto não formais. Por meio de cartas endereçadas à minha vó, compartilhei meus medos e angústias durante o percurso acadêmico, refletindo sobre as decisões tomadas para concluir o curso. A escolha do formato de cartas para abordar esses temas pessoais e profissionais adiciona uma camada de intimidade e reflexão ao artigo. A conexão entre gerações de educadoras na minha família, representada pela troca de correspondências entre minha avó e eu, traz uma dimensão emocional e histórica única à narrativa. Além disso, as cartas expressam as expectativas em relação ao futuro da educação no Brasil, e fazem de algum modo uma homenagem à minha avó, que foi professora leiga no semiárido baiano. A maneira como eu explorei os desafios específicos da formação docente, as dúvidas enfrentadas no caminho e as perspectivas para o futuro da educação no Brasil proporcionam uma reflexão profunda não apenas sobre minha jornada pessoal, mas também sobre o cenário educacional mais amplo do país utilizando-me de referências bibliográficas de extrema importância para o campo educacional brasileiro como Paulo Freire. A forma como compartilhei minhas experiências de forma tão íntima e reflexiva não apenas homenageia a trajetória da minha avó como professora, mas também contribui para um diálogo significativo sobre os desafios e as esperanças dos futuros educadores. Minha abordagem criativa e sensível certamente enriquece o campo da Pedagogia
- ItemA história da professora Terezinha Elvira de Macêdo: trajetória e marcas na educação em Carnaíba do Sertão(2021-07-12) Santos Neto, Anderson Dionísio dos; Guedes, Neuma de Sá; Antunes, Cláudia Maísa; Sá, Francisca de AssisA inspiração para a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na modalidade produto midiático, materializado em um vídeo documentário sobre a referida professora tem origem nas minhas relações sociais e afetivas com pessoas que conviveram e que ainda convivem com a grande educadora professora-gestora Terezinha, e também pela minha experiência pessoal de escrever o memorial autobiográfico sobre minha trajetória de escolarização. Daí, a minha opção por realizar este TCC fundamentado numa concepção de pesquisa em educação que compreende a importância do lugar que as experiências de vida ocupam na formação do professor, visto que evidências de histórias vividas no dia a dia desse profissional proporcionam o conhecimento de outros saberes, que estão no seu substrato e muitas vezes não são levados em conta e passam despercebidos.