Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Assunto "Ações Culturais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções culturais de afirmação e identidade socioeducativa: história da Banda Curumim (Guanambi, BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-25) Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Fernandes, Marinalva Nunes; Mendes, Euclides SantosO presente estudo examina a trajetória da Banda Curumim, originada em um projeto socioeducativo na cidade de Guanambi, como um exemplo do poder da música afro-brasileira na transformação social. Sob a orientação de educadores comprometidos, desde 2005, mais de 600 crianças e adolescentes já participaram das atividades e encontraram na percussão além da expressão artística, uma ferramenta de empoderamento e resiliência. Tornou-se um símbolo de inclusão e identidade sociocultural, inspirando comunidades inteiras. Com uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, a pesquisa entrevistou e filmou entre os anos de 2021 a 2024 gestores, idealizadores, educadores sociais e os antigos participantes do projeto. Destacam-se os desafios enfrentados pelo projeto, especialmente durante a pandemia de Covid-19, cujo projeto foi e mantém-se interrompido. A falta de financiamento específico e o descaso das políticas públicas emergem como obstáculos significativos para a sustentabilidade dessas iniciativas. Além disso, a pesquisa aponta a necessidade de avaliação sistemática dos impactos desses projetos e da elaboração de políticas mais alinhadas com as necessidades das comunidades mais vulneráveis. O produto foi o documentário produzido como parte deste “todo” para ampliar o alcance e impacto das narrativas das comunidades marginalizadas, promovendo uma educação mais inclusiva e justa. Que sirva como uma ferramenta para fortalecer identidades e construir conhecimento, visando não apenas os meios acadêmicos, mas toda a sociedade.