Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO impacto da infraestrutura escolar no trabalho docente e no aprendizado dos alunos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-05) Carmo, Daiane Nascimento do; Santos, Júlio Cesar Gomes; Chagas , Josevandro; Santos, Ana Cristina MendonçaA reflexão que originou esta pesquisa surgiu a partir de experiências vivenciadas em dois momentos distintos de estágio: o primeiro em uma creche e o segundo na Escola Municipal Quingoma, ambas localizadas em Lauro de Freitas. A investigação parte do seguinte problema: em que medida a infraestrutura escolar impacta o trabalho docente e o aprendizado dos alunos da Escola Municipal Quingoma? Com base nesse questionamento, o estudo tem como objetivo geral investigar a influência da infraestrutura escolar no trabalho docente e na aprendizagem dos alunos. Para isso, busca-se identificar de que forma as condições físicas da escola afetam o trabalho dos professores, analisar os impactos da infraestrutura na aprendizagem dos estudantes e compreender como a precariedade estrutural compromete o desempenho escolar em contextos de vulnerabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos principais: observação, entrevistas e análise de documentos relacionados ao desempenho escolar dos estudantes, especialmente os boletins escolares. Como resultados, a pesquisa evidenciou que a infraestrutura escolar impacta diretamente a qualidade do ensino, o trabalho docente e o aprendizado dos alunos, contribuindo para o debate sobre a equidade educacional. O estudo evidencia que a infraestrutura escolar desempenha um papel fundamental na qualidade do ensino e no bem-estar de professores e alunos. A análise dos dados coletados mostra os desafios enfrentados pela escola diante de uma infraestrutura precária, destacando como a inadequação dos espaços físicos e a escassez de recursos pedagógicos afetam negativamente a motivação dos educadores e o rendimento dos estudantes. Apesar dessas limitações, observa-se que os professores vêm se reinventando continuamente, adotando estratégias criativas e adaptativas para garantir o aprendizado dos alunos, demonstrando elevado comprometimento e resiliência no exercício da docência. Além disso, oportunizou reflexões sobre a necessidade de uma infraestrutura sensível às especificidades culturais da comunidade escolar, sugerindo possíveis soluções e adaptações para a construção de um ambiente educacional mais adequado, acolhedor e inclusivo. Palavras chaves: Infraestrutura, professores, aprendizagem, desafios estruturais, espaço escolar.