Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Análise de emergência de conceito"
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- ItemConselhos de Classe e a gestão da prática docente em cursos técnicos no IFBA: Um diagnóstico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Costa, Wandson Passos; Conceição , Sergio Henrique da; Lima, José Raimundo Oliveira; Barbosa, CesarEste relatório técnico tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa acerca da construção e do registro de informações sobre a prática docente a partir das avaliações tecidas nos Conselhos de Classe do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, a partir da qual foi elaborado este diagnóstico sobre a gestão da prática docente desenvolvida nesses espaços. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: levantar e analisar informações sobre a constituição e funcionamento dos Conselhos de Classe nos campi pesquisados; E categorizar e analisar o conteúdo das atas dos Conselhos de Classe disponibilizadas para pesquisa com foco na atuação docente nos Conselhos de Classe. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória, com delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, proposta de análise formatada segundo o método da Análise de Emergência de Conceito. O objeto de pesquisa encontra-se nos registros de avaliação de aprendizagem dos Conselhos de Classe, com foco na atuação docente, voltada exclusivamente aos conselhos de, pelo menos, um dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio com oferta no maior número de campi no instituto, limitado aos anos letivos de 2018 a 2022. Fundamenta-se teoricamente em uma revisão bibliográfica sobre o Conselho de Classe, realizada com o intuito de evidenciar como este instrumento e seus impactos na trajetória acadêmica de estudantes têm sido retratados na literatura científica nacional nas últimas duas décadas, e nos conceitos estruturantes de gestão pedagógica da oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de trabalho como princípio pedagógico e sua relação com a prática docente no Conselho de Classe, e da relação entre saberes docentes e espaços coletivos de avaliação da aprendizagem. Conclui-se que os registros resultantes das supracitadas reuniões não apontam o cumprimento das competências, relacionadas à gestão do trabalho docente, atribuídas ao Conselho de Classe. Conclui-se ainda que a perspectiva de trabalho presente nos documentos institucionais não é a mesma que se consolida nas práticas avaliativas realizadas nos Conselhos de Classe, pois estes estão restritos a avaliar desempenho dos estudantes e não refletem acerca do processo pedagógico. Conclui-se também que as fragilidades observadas na construção das atas podem ser resultado da sobrecarga de trabalho atribuída à presidência d as reuniões durante os Conselhos de Classe, bem como ao não direcionamento institucional do formato e da composição das atas. A solução proposta inclui, principalmente, a adoção de ferramentas tecnológicas de apoio ao registro e documentação das reuniões do Conselho de Classe, a revisão das funções ocupadas pelos conselheiros nas reuniões, a formatação institucional das atas e o investimento em formação de pessoal para atuação nesses espaços.