Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "Contação de histórias"
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- ItemA contação de histórias e o enlace formativo para a práxis docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Magalhães , Joselice de Cássia Carneiro; Oliveira, Rosemary Lapa; Beltrão, Licia Maria Freire; Silva , Ana Lúcia Gomes daA Contação de Histórias (CH), uma prática de oralidade da vida humana, atravessa tempos, espaços e permanece cultivada e adaptada aos diferentes meios de se apresentar e ensinar. Essa narrativa convoca para aprendizagens fundantes em torno da educação cidadã, com vivências de emoções e criações imaginárias, aproximação e interação com o outro, desenvolvendo o senso de coletividade. Esta dissertação é fruto de diálogo teórico na área da formação docente, com base na investigação de sentidos atribuídos à CH, por docentes e estudantes de Pedagogia da UNEB, para o enlace da práxis docente. O objetivo em compreender, no discurso desses docentes e estudantes da graduação, como as atribuições à CH se relacionam com a práxis docente, nas Formações Discursivas (FDs) constituídas no processo da formação docente. Como em gestos de uma ciranda, o estudo se desenvolveu durante as abordagens qualitativas da pesquisa, apoiado nos aportes teóricos e metodológicos para a circulação das aprendizagensnas FDs, sobre a CH e a docência, apreendidas no contexto de distanciamento social, da pandemia da Covid-19. Aproximou-se dos etnométodos etnográficos, segundo a concepção de Macedo (2015) e de outros, como Gatti (2005); na concepção de práxis de Paulo Freire (1979; 2011), de Gadotti (1994; 2000) e Sanchez Vàzquez (1977; 2007); e na contação de histórias, as referências principais foram Oliveira (2019; 2020), Santos (2013; 2018) e Apoema (2018). Foram realizados a observação e os estudos sobre a constituição do/a docente contador/a de histórias, no Seminário Temático de Educação I: Contação de Histórias (STE-I-CH) e grupo focal online, em encontros com oito colaboradores/as da pesquisa, participantes do curso. Os discursos proferidos no segundo espaço e gravados em áudio, após análise em estudos teóricos de Orlandi (2009; 1987) foram adicionados às impressões e anotações próprias, no diário de campo, e compuseram, junto ao diálogo teórico, a tessitura deste texto. Os resultados são percebidos nas mudanças das FDs em torno do discurso pedagógico, estas, refletidas na relação da consciência da práxis, na qual a CH foi compreendida como aliada potencial, na criação imaginativa e no desenvolvimento de princípios e valorização dos saberes da multiculturalidade e das manifestações culturais, que existem, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, saberes que estão adormecidos e anestesiados na educação atualmente, além de impulsionar docentes a promoverem ações pedagógicas com estimulação das expressividades corporais. Em conclusão, pode-se dizer que a prática pedagógica desenvolvida no STE-I-CH, em torno da CH e da intencionalidade da conscientização sobre a práxis docente, proporcionou experiência de aprendizagens para os/as colaboradores/as da pesquisa e, como docente em formação, sobretudo, através das FDs analisadas, houve o reconhecimento da importância da oralidade para as práticas docentes, implicada na formação docente, na perspectiva da criticidade em torno da educação e contemporaneidade. Essa leitura é uma provocação aos caminhos de desenvolvimento da prática pedagógica pela práxis e CH.
- ItemContação de histórias no atendimento educacional especializado: seguindo a estrada dos tijolos amarelos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Pita, Jaqueline Sousa Santos; Oliveira, Rosemary Lapa de; Santos, Jaciete Barbosa dos; Goulart, Ilsa do CarmoEsta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que os sujeitos conferem à Contação de Histórias no Atendimento Educacional Especializado – AEE, nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de um olhar investigativo sobre os discursos e cenário deste estudo. A pesquisa se ampara nas contribuições de autores que trazem reflexões sobre educação inclusiva e contação de histórias, dentre os quais destacamos: Mantoan (2015), Sisto (2012), Diniz (2007, 2016), Mazzota (2011), Busatto (2020), Crochik (2011), Matos (2014). A investigação teve como proposta uma pesquisa de campo com inspiração etnográfica. As informações produzidas foram analisadas tendo como base a análise de discurso, a partir de Foucault (2005) e Orlandi (2006, 2020), voltado para a formação discursiva. Foi realizada em duas turmas de AEE que atendem alunos dos anos finais do ensino fundamental que fazem parte de uma Escola da Rede Municipal de Salvador, situada em um bairro periférico da cidade. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras do AEE– sendo que uma das professoras é também a pesquisadora. Contamos também com seis estudantes com idades entre 11 e 15 anos, com relatório médico e/ou diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista que frequentam a SRM e aulas regulares do ensino básico. A pesquisa evidenciou que contar histórias no AEE propicia um momento da rotina que, com objetivos e significados amplia a oportunidade dos sujeitos desenvolverem habilidades importantes em seu processo de constituição de indivíduo social, através de sua potência lúdica, e abrange inúmeros aspectos que potencializam o desenvolvimento dessas habilidades.