Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Ação Pedagógica Antirracista"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemVozes de mulheres negras sob o impacto de ações afirmativas em educação(2015-05-06) Santos, Maria Durvalina Cerqueira; Mattos, Wilson Roberto de Mattos; Siqueira, Maria de Lourdes; Cunha, Silvio Humberto dos Passos; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Queiroz, Delcele MascarenhasEste estudo traz as Vozes de mulheres negras sob o impacto da educação afirmativa produzido nos pré-vestibulares para negras e negros, identifica as alterações que as intervenções pedagógicas implementadas pelos pré-vestibulares que compõem o FOQUIBA- Fórum dos Quilombos Educacionais – denominada educação afirmativa, produziram na vida material no aspecto sócio-político de mulheres negras egressas desses pré-vestibulares, alterações do ponto de vista da inserção social, da mobilidade social, e do engajamento político, vistos a partir da participação e na articulação em ações comunitárias, da participação em eventos sócio-políticos e grupos sociais, especialmente a família, da participação em eventos e grupos políticos, visto como ativismo negro ou militância político-social negra, identificadas a partir das narrativas das mulheres sujeitos da pesquisa que são participantes dos pré-vestibulares como estudantes, estudantes egressas, professoras, coordenadoras e diretoras, em uma abordagem fenomenológica, articulando diferentes metodologias, e novas tecnologias, tendo em vista o modo de ensinar e de aprender nesses espaços educativos que preparam para a inserção na universidade, tendo no combate ao racismo e suas consequências a principal intervenção da ação pedagógica, desenvolvendo uma Pedagogia antirracista, subsidiada por uma concepção de currículo que tem como foco a formação integral, do ponto de vista da construção da identidade, da identificação, da autoestima, da história de vida pessoal, e social das populações negras, a ancestralidade, articulação entre teorias e pratica de vida cotidiana, reforçando nas suas ações a educação como ação eminentemente política.