Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "(Auto/bio/tanato)grafia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperiências de morte, narrativas de vida: (auto/bio/tanato)grafias e processos de formação de médicos na Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia – UESB/ Campus de vitória da conquista(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-29) Santos, Clédson Luciano Miranda dos; Souza, Elizeu Clementino de; Alves, Camila Alves; Nunes, Claudio Pinto; Silva, Rudval Souza da; Santos, Luciano CostaA pesquisa objetiva analisar relações subjetivas sobre o binômio vida-morte construídas pelos docentes do curso de Medicina da UESB e como estas afetam o processo de formação dos estudantes, no desenvolvimento das atividades teórico-práticas, durante o curso. Fundamentado no pensamento de Foucault (1988, 1998, 1999, 2010, 2021a, 2021b, 2022), defende a ideia de que as construções subjetivas dos professores do curso de Medicina da UESB sobre a relação vida-morte influenciam diretamente no entendimento da relação saúde-doença-cuidado e se fazem presentes no processo de formação dos discentes. Pautado na categoria experiência, calcada em Larrosa (2018) e nas categorias narrativa/narrador, aqui fundamentadas em Benjamin (1996), o estudo desenvolvido também se estrutura nos princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa, ancorando-se nos pressupostos da investigação (auto)biográfica (Barbier, 1998; Bertaux, 2010; Delory-Momberger, 2012a, 2012b; Josso, 2007; Pineau, 2022; Schütze, 2013; Souza (2014, 2017, 2018, 2021, 2023), com ênfase nas narrativas dos professores e estudantes do curso de Medicina. A singularidade proposta pela tese, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa, demonstra-se através do neologismo (auto/bio/tanato)grafia. O corpus selecionado para a composição do perfil (auto/bio/tanato)gráfico dos colaboradores implicados foi composto pelos professores atuantes no quadro docente deste curso das áreas de Gerontologia/Geriatria (um colaborador), Medicina Intensiva Adulta (um colaborador), Medicina Intensiva Pediátrica (dois colaboradores) e Oncologia (dois colaboradores), bem como seis graduandos do início do curso (primeiro ano), seis graduandos do meio do curso (terceiro ano) e seis graduandos do final do curso (quinto ano), perfazendo um total de 24 colaboradores biografados. Entrevistas narrativas foram utilizadas como dispositivo de pesquisa, analisando-as na perspectiva interpretativa-compreensiva, ancoradas em Ricoeur (2019) e Gadamer (2009), através das percepções e significados atribuídos aos percursos existenciais e formativos e de elaboração semântica, a partir da materialidade dos discursos construídos.