Navegando por Autor "Souza, Jamily Vasconcelos Caribé"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAudiovisual como estratégia pedagógica no ensino de inglês(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-01) Reis, Marcia de Jesus; Fiorindo, Priscila Peixinho; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Vasconcelos, Ivani da Silva SantosEste estudo apresenta uma intervenção pedagógica que utiliza recursos audiovisuais para aprimorar o ensino de inglês no Ensino Fundamental II, entre outras atividades. O objetivo da pesquisa é melhorar a motivação, o engajamento e a compreensão dos alunos na aprendizagem da língua inglesa. Dividida em quatro etapas, a intervenção foca na seleção e adaptação de conteúdos audiovisuais, no desenvolvimento de atividades pedagógicas interativas, na implementação dessas atividades em sala de aula e na avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados indicam avanços significativos na compreensão da escuta, expressão oral e expansão do vocabulário dos estudantes. O uso de vídeos curtos, músicas e imagens cria um ambiente de aprendizado dinâmico e estimulante, incentivando a participação ativa e aumentando o interesse dos alunos pelo inglês. A pesquisa destaca a importância de adaptar estratégias de ensino às necessidades dos alunos, aproveitando sua familiaridade com a tecnologia e integrando materiais audiovisuais, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz para preparar os estudantes para desafios futuros.
- ItemContação de histórias como estratégia ativa de aprendizado de língua inglesa no contexto do ensino infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Graciele Costa; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Mariano, Luciana Vieira; Oliveira, Rosemary Lapa deO presente estudo traz uma discussão sobre a contação de histórias como estratégia para a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto infantil, com a utilização de referencial bibliográfico propondo o ensino de uma segunda língua de maneira recreativa, adotando as metodologias ativas através de oficinas de histórias infantis com adaptações visando o ensino de inglês para crianças de 6 e 7 anos, cujo são falantes de Língua Portuguesa. Este trabalho contextualiza o processo de aprendizagem no aspecto intelectual, emocional e social de maneira teórica e prática que estão presentes na descrição de três oficinas de contação de histórias, com a utilização de 2 horas /aulas para cada uma. Assim, objetivando o auxílio aos docentes sobre formas de despertar o interesse e manter a atenção dos alunos do começo ao fim, a partir das técnicas de contação de histórias, além de avaliar o aprendizado dos discentes, por meio de atividades lúdicas de pós-história. Esta pesquisa conta com as contribuições teóricas dos autores Abramovich (2001), Bettelheim (2019), Busatto (2006), Coelho (2000), Moran (2017), Wright (1995) dentre outros.
- ItemO ensino de língua inglesa pós contexto remoto e a tecnologia digital: a utilização de recursos pedagógicos diversos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-18) Gonsalves, Mayara Dos Santos Rodrigues; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Couto, Leda Regina De Jesus; Vasconcelos, Wellington SantosApós a pandemia do Covid-19, no ano de 2020, os docentes e instituições de ensino enfrentaram diversos desafios diante da necessidade de mediar as aulas remotamente, com auxílio das tecnologias digitais. Assim, constatou-se o despreparo dos professores para lidar com as tecnologias. Ficou evidente que os professores, desde a sua formação, não possuíam o letramento digital e, assim, a adaptação e renovação dos matérias didáticos comumente utilizados em suas práticas, se tornaram assuntos importantes a serem tratados. Este trabalho tem como premissa, com foco no ensino de língua inglesa no Brasil, a utilização de algumas estratégias e recursos pedagógicos que melhor se aplicam com a utilização de ferramentas tecnológicas, visando potencializar o ensino e a aprendizagem nas demais modalidades de ensino. Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico e tem o respaldo teórico de autores como Charles Holges et al. (2020), Vilaça (2010), Paiva (2009), Filho e Franco (2021) e Oliveira e Silva (2018). Com os resultados desta pesquisa, constatou-se que os recursos pedagógicos apresentados, aliados a aulas bem elaboradas, colaboram para estimular a aprendizagem, despertando nos alunos o interesse, a interação, motivação e autonomia, fornecendo aulas mais prazerosas e dinâmicas.
- ItemProdução de conhecimento sobre o uso de aplicativos digitais de aprendizagem de língua inglesa: uma revisão sistemática da literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Barbosa, Mariângela Reis Nunes; Nascimento, Clebemilton Gomes do; Souza, Jamily Vasconcelos Caribé; Inkpin, Sally CherylA presente investigação explora a produção acadêmica brasileira nos últimos cinco anos sobre o uso de aplicativos móveis no ensino-aprendizagem de língua inglesa. O objetivo é de analisar como essa produção de conhecimento vem sendo abordada nas pesquisas e estudos acadêmicos. Para tanto, utilizando como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), baseada no protocolo desenvolvido por Ramos, Faria, Faria (2014), buscou-se, mapear, sistematizar e analisar os estudos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam uma escassez de teses e dissertações sobre o tema na BDTD. No entanto, a produção disponível reitera a importância dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como segunda língua ou língua adicional. A análise vertical das três dissertações mapeadas, centradas nos aplicativos Duolingo, Wlingua, EWA e Madefire, apresentam ainda relatos de melhorias nas habilidades linguísticas dos alunos, destacando a relevância dessas ferramentas no cenário educacional atual. A ainda incipiente produção científico-acadêmica mapeada revela a necessidade de ampliar a pesquisa para além dos limites da BDTD. Além disso, os resultados encontrados motivam a intenção de expandir esta pesquisa para estudos mais ampliados, específicos e complementares, explorando outros horizontes teórico-metodológicos.