Navegando por Autor "Sousa, Rosiane Costa de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProfessoras de classes multisseriadas: Condições de trabalho docente no Território de identidade do Baixo Sul Baiano(2015-04-14) Sousa, Rosiane Costa de; Souza, Elizeu Clementino de; Vicentini, Paula Perin; Pinho, Ana Sueli Teixeira; Nascimento, Antonio DiasA pesquisa objetivou investigar em quais condições de trabalho professoras de classes multisseriadas do meio rural do Território do Baixo Sul Baiano produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com as discussões sobre a multisseriação no Brasil, especialmente sobre as condições de trabalho docente – de de natureza objetiva e subjetiva – informadas por professoras de escolas de comunidades rurais em seis municípios (Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença), no Território de Identidade do Baixo Sul Baiano. Considerando a natureza do objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa de natureza quanti-quali. Desse modo, utiliza-se o recurso do método quantitativo, por meio de dados do tipo categórico, organizando-os em classes e verificando sua frequência. A opção pelo método (auto)biográfico, com realização de entrevistas narrativas, justifica-se tendo em vista a apreensão de disposições sobre condições de trabalho dos colaboradores da pesquisa, tais como formação, formas de contratação, remuneração, gênero, condições materiais, prática docente, etc. O estudo evidenciou marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação, desvelando problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal fenômeno, mas também o compromisso, dedicação e superação dessas professoras na realização do trabalho docente. O conhecimento construído sobre condições de trabalho docente via narrativas de vida-profissão das professoras de classes multisseriadas possibilitou compreender, ainda, como essas driblam as dificuldades concernentes à limitação dessas condições, produzindo táticas e estratégias políticas e pedagógicas no cotidiano docente, ao evidenciar a necessidade de investimento em pesquisas e formação, visando à transformação dessa realidade educacional.
- ItemRefigurar a vida-profissão: (auto)biografia, condições de trabalho e adoecimento(2021-03-23) Sousa, Rosiane Costa de; Souza, Elizeu Clementino de; Assunção, Ada Ávila; Araújo, Tânia Maria; Sitja, Liege Maria Queiroz; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Ramos, Michael Daian PachecoEsta tese se inscreve no campo da pesquisa (auto)biográfica, tendo como centralidade discussões sobre a relação entre processos de adoecimento, condições de trabalho docente e refiguração da vida-profissão, e como objetivos: 1. analisar processos de adoecimento de professores(as) do Ensino Fundamental e suas relações com as condições de trabalho; e 2. discutir como esses(as) professores(as) refiguram a vida-profissão mediadas pelo método (auto)biográfico, através de disposições que constroem para conviver com a doença e dos cuidados de si. Optou-se pelo método (auto)biográfico, utilizando-se a escrita de si como dispositivo metodológico. Este estudo se tece com as narrativas de cinco professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino de Valença (BA). A partir de uma leitura interpretativa-compreensiva das narrativas, sete unidades temáticas ganham relevo: origem social, entrada na profissão docente, gênero, cotidiano docente, experiências do adoecer, necessidade de reconhecimento e estratégias de defesa. Essas narrativas revelam modos e significados de viver experiências do adoecer no território do exercício docente, com a apresentação de diversos determinantes, gerais e específicos, no que tange à relação entre processos de adoecimento e as condições de trabalho docente. Com a análise cruzada, identificou-se como as professoras e o professor relacionam processos de adoecimento às suas condições de trabalho e, também, os seguintes problemas de saúde: quadros de angústia, estresse, trombose, dor de cabeça, deslocamento de mandíbula, enjoo, problema de voz, hipertensão arterial, problemas mentais. Suas narrativas evidenciaram possíveis implicações que o adoecimento laboral suscita – solicitação de mudança para outra escola, desejo de abandono da profissão, afastamento para tratamento, desvio de função – e pistas de ações possíveis para enfrentamentos em situações de acometimento de doenças e sofrimento patológico. Por fim, com base num projeto de refiguração da vida-profissão, esta tese propõe modos de reexistir na vida e no território docente, mediante estratégias de convivência com a doença e disposições de cuidado de si.