Navegando por Autor "Silva, José Carlos de Araujo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA escravidão em Cumbe: agência e potencial escolar(UNEB, 2023-04-24) Lordelo, Roberto José Seixas Dourado; Silva, José Carlos de Araujo; Ferreira, Carlos Augusto Lima; Chinen, Nobu; Ferreira, Jackson André da SilvaA presente pesquisa se desenvolve a partir do objetivo de encontrar potencialidades pedagógicas para o ensino da história da escravidão brasileira na publicação em quadrinhos intitulado Cumbe. Publicado em 2014, escrito e desenhado por Marcelo D’Salete, o volume aborda a escravidão no Brasil numa perspectiva que se relaciona com a mais recente fase da historiografia da escravidão, e justamente por ser uma história em quadrinhos de fácil acesso ao grande público, pode ser utilizada como veículo introdutor das discussões feitas na academia, nas salas de aula do Ensino médio. Para concluir a sua intenção, a pesquisa aponta diferentes interpretações sobre a escravidão presentes ao longo do século XX, até chegar ao momento atual, orientado pelo paradigma da agência, relacionando-o com a ficção presente em Cumbe. Para compreender o contexto de surgimento de Cumbe, realizou-se uma incursão na história do estabelecimento dos quadrinhos enquanto mídia popular, apontando o caráter racista da maneira preponderante de representação de personagens negros durante quase todo o século XX, algo que veio a ser ultrapassado recentemente.
- ItemA educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira(2016) Oliveira, Cristiane Kuhn de; Silva, José Carlos de Araujo; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Carmo, Gerson Tavares doEsta pesquisa intitulada A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira é fruto de reflexões da pesquisadora enquanto professora e coordenadora pedagógica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, as quais fomentaram a questão problema: “Como tem sido oferecida a modalidade EJA na Escola Municipal Professor Roberto Santos – EMPRS no município de Jussara-Bahia tendo em vista a permanência dos alunos?” Dessa forma, tem-se como objetivo principal desta pesquisa analisar como tem sido ofertada a modalidade EJA na EMPRS, quanto à permanência dos alunos com base na cultura da escola; desdobrando-se em objetivos específicos que ajudaram a compreendê-lo, a saber: conhecer as especificidades e necessidades da EJA da EMPRS a partir dos seus referenciais legais e teóricos; caracterizar as especificidades presentes na EJA da EMPRS a partir dos elementos da cultura da escola com ênfase na permanência dos estudantes; analisar a cultura da escola da EMPRS na perspectiva da permanência, ou não, dos estudantes; fomentar a criação de uma cultura da escola que valorize as especificidades da EJA, a partir da organização de um núcleo para a escola. Tratouse de uma pesquisa qualitativa e interpretativa na qual se utilizaram traços da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos para a pesquisa: a observação participante e as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com a equipe gestora, os professores e os alunos da modalidade e, a análise documental – Dados do Censo Escolar, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Diário de Classe e Atas Finais, empreendendo-se a análise de conteúdo, a fim de analisar as informações. O estudo permitiu afirmar que a EJA é tratada como um apêndice de escolarização, pois mesmo com as muitas mudanças na concepção, no planejamento e na organização da educação para jovens e adultos nos últimos anos, a realidade ainda é bastante precária e o tratamento dado continua subestimando a modalidade comparada ao ensino regular. A escola permanece reproduzindo a estrutura de homogeneidade e diferenciação no tratamento aos alunos da EJA, apontando para a divisão entre ensino regular e a educação de jovens e adultos. Como proposta colaborativa é apresentada a criação do Núcleo de Estudos e Planejamento em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA para a escola, numa proposta de análise, estudo e intervenção da prática educacional.