Navegando por Autor "Santos, Maria Gonçalves Conceição"
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- ItemCurrículo e identidade campesina na educação de jovens e adultos em Amargosa-BA(2016-02-29) Santos, Vilma Souza Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Godinho, Luís Flavio ReisA presente pesquisa está estritamente ligada às questões do respeito ao direito à educação ao longo da vida, não apenas pelo viés da legalidade. Entende-se que este direito deve estar estritamente imbricado à criticidade e à afirmação social dos sujeitos jovens, adultos e idosos. Sendo assim, propõe-se a análise dos processos educativos em EJA, a partir do entendimento do que seria um currículo humanizado, biocêntrico. Com o intuito de delimitar o locus de pesquisa, esta foi desenvolvida no contexto da EJA, precisamente na especificidade da Educação Básica do Campo, no Município de Amargosa, localizado no interior do Estado da Bahia. O objetivo central é compreender de que forma (ou até que ponto) o currículo da EJA do campo contempla as vivências dos estudantes campesinos inseridos no contexto da agricultura. De cunho qualitativo, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, já que a proposta visa a construir o conhecimento de forma colaborativa, com os sujeitos diretamente envolvidos com a EJA do campo, educandos e educadores. Para isso foram utilizados instrumentos e técnicas para a coleta e a análise das informações que permitissem uma maior aproximação com o objeto de estudo. Para embasar este trabalho, buscou-se referencial principalmente nos estudos de Freire (1987, 1983, 2007), Gadotti (2009) e Haddad e Pierro (2000), com conceitos referentes à EJA na perspectiva da autonomia e da criticidade; Barros (2011) e Fávero (2009), no que diz respeito à educação ao longo da vida; Macedo (2013) e Silva (2002, 2010), para debater o conceito de currículo; Wanderley (2010) e Gohn (2001), para dialogar sobre educação popular e os movimentos sociais; Hall (1996), Bauman (2005) e Rios (2011), para desbravar o conceito de identidade; Caldart, Kolling e Osfs (2002) e Neves (2010), para conceituar a educação do campo. Tendo em vista o caráter de provisoriedade e de inacabamento da construção de conhecimentos, destacam-se algumas considerações que foram possíveis para a presente reflexão. A primeira delas diz respeito à história da EJA no Brasil. Essa é marcada por uma série de fragmentações e de metas para se vencer o analfabetismo, sem que para isso se baseie em uma educação crítica. A segunda diz respeito ao caráter popular dos princípios fundantes da Educação Básica do Campo no Brasil, nascida pela força dos movimentos sociais do campo, o intuito era o de superar o ruralismo pedagógico de uma educação instrumental ideologicamente, os novos ideais aparam-se na valorização da identidade campesina, em seus aspectos sociais, econômicos e culturais. Também seguem outras constatações no que se refere ao locus de pesquisa, encontrou-se uma incipiência de documentos legais para regulamentar a EJA, relativas a currículo, diretrizes, propostas, projetos e planos de cursos específicos para a EJA do Campo, dispositivos indispensáveis na construção de uma educação pautada em conhecimentos formativos, significativos para sujeitos em um contexto de campo específico. Por sua vez, este estudo demostrou que os campesinos, estudantes de EJA, são sujeitos capazes de atuar como protagonistas na construção de uma educação que esteja a serviço dos mesmos, identitária e permissiva da realização dos desejos individuais e coletivos que os conduziram aos primeiros anos de escolarização já na idade adulta. Essa educação, defende-se, irá se operacionalizar por meio de um currículo centralizado na vida campesina, ou seja, intertranscultural, que prese por práticas e metodologias educativas entrelaçadas com a crítica social da vida do homem e mulher do campo. metodológicos freireanos.
- ItemEducação em direitos humanos e a relação com a educação de jovens e adultos na perspectiva da formação da cidadania.(2015-10-23) Rocha, Margarida Maria Silva; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Aida Maria MonteiroEsse trabalho de pesquisa traz suas reflexões sobre o papel dos direitos humanos na formação da cidadania tendo como público alvo os educandos jovens, adultos e idosos. Respeitar os direitos humanos é atitude necessária para que uma sociedade viva de forma civilizada e se mantenha preservada. O conceito da educação em direitos humanos abrange a necessidade de se difundir o pensamento de valorização da vida e da dignidade humana entre os sujeitos, desse modo o público da EJA caracterizado por pessoas que tiveram seus direitos e, essencialmente, o direito à Educação conturbados. Nesse trabalho, traça-se a perspectiva histórica dessa categoria e seus avanços. A posição metodológica que norteia esse trabalho é a pesquisa qualitativa e o estudo de caso foi selecionado para estudar de que forma o Centro de Educação em Direitos Humanos Isaias Alves pode contribuir para que os estudantes da EJA se reconheçam como sujeitos de direito e exerçam plenamente sua cidadania, através das práticas realizadas em um espaço de educação não formal. No processo de investigação, a escuta sensível promoveu uma observação das práticas e relações desenvolvidas pelo Centro e sua militância histórica no campo dos direitos humanos, para isso efetuou-se entrevista com a fundadora do CEDHIA no intuito de viabilizar o pensamento criador da mulher por trás do nosso objeto de estudo. A investigação trouxe como resultado o fato de que os educandos da EJA mantinham-se afastados do Centro em estudo, dentro dessa perspectiva, em paralelo, iniciou-se um processo de intervenção que possibilitou a interação entre a educação básica e a academia, característica própria do Mestrado Profissional, possibilitando que essa lacuna fosse sanada. A metodologia participativa utilizada aproximou os diversos segmentos da instituição Isaias Alves e proporcionou uma inserção da temática dos direitos humanos junto ao público noturno. Os resultados encontrados nessa perspectiva de investigação possibilitaram a produção de conhecimento e contribuições para o público da EJA, contudo há o reconhecimento de que a modalidade precisa de mais atenção por parte dos poderes públicos e dos próprios professores, para que se efetue uma educação mais humanizada e pautada nos valores para a formação da cidadania. Ainda, como fruto do trabalho de investigação, a pesquisa deixa como legado um material didático em formato de Cartilha de Direitos Humanos voltada para a EJA e um Relatório de Pesquisa destinado à instituição escolar e ao CEDHIA, a fim de que a contribuição acadêmica, ultrapasse as fronteiras temporais, vinculando-se ao campo de pesquisa por tempo indeterminado.
- ItemAs práticas pedagógicas de articulação com o mundo do trabalho na educação de jovens e adultos: experiências do PROEJA no Centro Estadual De Educação Profissional - CEEP Newton Sucupira / Salvador - BA(2015) Borges, Ricardo Henrique de Jesus; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Barbosa, Márcia Regina; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Carla Liane Nascimento dosEste trabalho trata-se de um estudo de caso que teve por objetivo analisar as principais práticas pedagógicas extraclasse desenvolvidas pelo Centro Estadual de Educação Profissional Newton Sucupira em articulação com o mundo do trabalho no intuito de entender a relevância destas para a formação dos jovens e adultos das turmas de Eletromecânica e Eletrotécnica do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Esta unidade de ensino vem apresentando destaque no município de Salvador (BA) em função dos resultados positivos em seus processos pedagógicos. Em vista disso, procedeu-se com a investigaçãoreflexão da dinâmica escolar, a fim de levantar os possíveis fatores do êxito nos processos formativos dessa instituição. Para isso, desenvolveu-se a exploração do cotidiano do CEEP através de extenso trabalho de campo semanal durante um ano e meio, com identificação, caracterização e discussão coletiva de suas atividades. Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento bibliográfico e documental, a realização de grupo focal e entrevistas semiestruturadas com educadores, coordenador e diretor da unidade. O estudo teve como aporte principal as obras de Freire (1996, 2015), Sacristan (2000), Ciavatta (2005), Frigotto (2008), Rodrigues (2009), Paiva e Oliveira (2009), Vasconcellos (2011), Ramos (2012), Lüdke e André (2014), Macedo (2015), dentre outros. A pesquisa constatou que o CEEP Newton Sucupira apoia-se no prestígio social construído ao longo de mais de três décadas de existência, priorizando práticas pedagógicas de articulação com o mundo do trabalho que estão associadas às inclinações dos estudantes jovens, através de propostas interdisciplinares e coletivas, voltadas para a comunidade externa e com grande visibilidade local. As mais significativas tem sido as feiras, as visitas técnicas e o projeto de extensão “Luz de Uma Nova Realidade”. Estas práticas fortalecem os processos formativos entre jovens e adultos do Proeja: dinamizam o processo de ensino aprendizagem, conferem atualização dos estudos escolares, elevam a autoestima de seus sujeitos através da valorização das múltiplas inteligências, ressignificam a teoria e a prática profissional através da interdisciplinaridade e vivências concretas, ampliam o conceito de trabalho e diversificam as possibilidades de atuação profissional de jovens e adultos no mundo produtivo. Como fatores limitantes colocaram-se o cansaço e o baixo nivelamento escolar dos estudantes, excesso de burocracia na gestão dos recursos, tempo restrito de aulas, currículo ultrapassado, formação continuada do professor insuficiente.
- ItemSaberes e fazeres: olhares sobre o currículo da EJA da Escola João Pereira Vasconcelos, município de Mata de São João/BA.(2015-12-11) Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Aquino, Maria Sacramento; Barbosa, Marcia ReginaEntre saberes e fazeres: olhares sobre o currículo da EJA da Escola João Pereira Vasconcelos, Município de Mata de São João/BA é uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que vem trabalhando com os saberes e fazeres dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo buscou entender como estes saberes e fazeres estavam refletidos no currículo da EJA e de que forma eles poderiam facilitar o acesso desses jovens ao mundo trabalho. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, que foi realizada com os educandos da EJA tendo como estratégia de pesquisa a entrevista. Com o caminhar da pesquisa se sucederam três intervenções: sendo duas delas com os estudantes da escola e uma com o corpo docente da EJA. Para tentar dialogar e fazer do texto um intricado de olhares alguns teóricos foram chamados para dialogar assim Jovchelovitch (2011) veio para falar dos contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Amorim, Ribeiro e Moura (2012), Moreira (1995), Macedo (2013), Sacristán (1995) somaram olhares sobre o currículo e suas múltiplas facetas. Freire (1992, 2000, 1997, 1993), Soares (2001), Gadotti (1981), Gonçalves (2009), Filho (2000), Oliveira (2007) em muito contribuíram com a EJA e suas (im)possibilidades. Assim posto esse trabalho é fruto de muitos olhares que se somam na perspectiva da crença que o currículo da EJA pode ser um agente potencializador dos saberes e fazeres dos sujeitos da EJA acreditando assim ser, não apenas uma janela, mas sim várias portas que se abrem ao mundo do trabalho contribuindo para a diminuição dos riscos sociais e da vulnerabilidade desses jovens da EJA.