Navegando por Autor "Santos, Denise Santana Silva dos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em salvador-bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santana, Taiana Santos; Santos, Cristina Campos dos; Santos, Denise Santana Silva dos; Oliveira, Telma MariaO aleitamento materno é foco de diversos estudos de interesse multiprofissional por seu valor nutricional, imunológico e por estreitar o vínculo entre mãe e filho, o que influencia no desenvolvimento psicológico e emocional do recém-nascido, sendo essencial para redução da morbimortalidade. As práticas educativas são indispensáveis às práticas assistenciais de saúde, com objetivo de desenvolver no indivíduo/grupo a capacidade de analisar de forma crítica a sua realidade. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória, descritiva e abordagem qualitativa sobre ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- Ba. O objetivo geral é analisar as ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- Ba. Como objetivos específicos adota-se: a) Listar as ações educativas desenvolvidas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- BA; b) Identificar as dúvidas mais frequentes referidas pelas gestantes e puérperas aos profissionais de saúde acerca da amamentação em maternidade referência de Salvador- Ba; c) Descrever como as ações educativas podem contribuir para a prática correta da amamentação; d) Identificar facilidades e dificuldades para o desenvolvimento das ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade referência de Salvador- Ba. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 08 profissionais que atuam na maternidade. Para a análise das entrevistas, utiliza-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade de análise temática. Identificou-se que, as ações educativas voltadas à amamentação acontecem de forma não planejada, através de rodas de conversa, palestras, atividades lúdicas e orientações individuais que possibilitam o esclarecimento de dúvidas e desmistificação de mitos, utilizando-se de recursos para melhor compreensão das gestantes e puérperas acerca dos benefícios e manejo correto da amamentação; as ações educativas realizadas são prejudicadas por não haver recursos tecnológicos e espaço físico adequados; as ações desenvolvidas contribuem para a prática correta da amamentação. Evidenciou-se uma fragilidade quanto à conscientização dos profissionais sobre seu papel educativo na promoção da saúde e do fortalecimento do trabalho multiprofissional na Maternidade. Quanto às facilidades para a realização de ações educativas acerca da amamentação na Maternidade, identificou-se o apoio da direção da instituição e o tempo de espera das consultas e quanto às dificuldades a falta de espaço físico. A análise aponta para a necessidade de aprofundamento da temática de ações educativas voltadas à amamentação em Maternidades, instituição de espaço físico adequado, planejamento das ações educativas e conscientização dos profissionais quanto ao seu papel de educador. Deste modo, poderá contribuir para a promoção e incentivo ao aleitamento materno e redução da morbimortalidade infantil.
- ItemConhecimentos, atitudes e práticas de estudantes de enfermagem em relação à vacina contra o hpv(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Pereira, George da Silva; Lobão, William Mendes; Costa, Eliana Auxiliadora Magalhães; Santos, Denise Santana Silva dosO HPV (Human Papiloma Virus), é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo. Está relacionada a diversos tipos de cânceres, destacando-se o câncer de colo de útero. A vacina é uma importante estratégia de prevenção contra o HPV. Nesse sentido, os estudantes de enfermagem, enquanto futuros enfermeiros, e como público-alvo da vacina, são importantes protagonistas enquanto influenciadores na adesão à vacinação e na prevenção ao HPV. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura através das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Public Medline (PubMED), em busca de artigos que abordassem a vacina contra o HPV e os estudantes de enfermagem. Resultados: há uma escassez de produções acerca do tema. As publicações revelam que ainda há um conhecimento insatisfatório sobre o HPV e a sua vacina, o que implica na aceitação e recomendação da vacina. Há, ainda, a necessidade de se utilizar instrumentos de coleta que possibilitem mensurar de forma mais precisa, ampla e equânime os conhecimentos sobre a vacina contra o HPV. Isso é necessário a fim de nortear a formação dos estudantes de enfermagem sobre o tema, as ações do enfermeiro acerca do mesmo e medidas de saúde coletiva relacionadas.
- ItemRepercussões psicossociais da doença falciforme no cotidiano de adolescentes do brasil: pesquisa bibliográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos,, Léia Ataídes dos; Santos, Denise Santana Silva dos; Lessa, Andréa Broch Siqueira Lusquinhos; Lira, Altair dos SantosA doença falciforme (DF) é uma das enfermidades hereditárias e genéticas mais comuns no mundo. Apresenta maior incidência na população negra. Com alta morbimortalidade, pode levar a anemia crônica, quadros graves de infecção, crises intensas de dor, entre outras complicações. Afeta ainda a autoimagem, autoestima, desempenho escolar e vida social principalmente na adolescência, período marcado pela busca da construção da identidade humana. Este estudo objetivou analisar quais as repercussões da Doença Falciforme no cotidiano do adolescente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A busca eletrônica dos artigos ocorreu entre os meses de setembro a novembro de 2014, orientada pelos Descritores de Ciências da Saúde (DECS) “Doença Falciforme”, “Adolescentes” e “Autocuidado”, mediante consulta às bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e também através da Scientific Electronic Library (SciELO). A partir destas buscas e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 14 artigos para análise e interpretação dos dados. Os resultados foram apresentados inicialmente por meio da caracterização das publicações analisadas e por 04 categorias temáticas. A primeira categoria definiu o impacto das limitações físicas no cotidiano de adolescentes com Doença Falciforme (DF), chamando atenção para as crises álgicas, a baixa estatura e magreza e o déficit de desenvolvimento. A segunda categoria identificou as repercussões emocionais no cotidiano de adolescentes com DF, ficando exposto o distúrbio da autoestima, autoimagem e do autoconceito. A terceira categoria aborda as questões sociais afetadas no cotidiano da família e do adolescente com DF, destacando os conflitos internos do adolescente e para com a família, e a dependência do adolescente, gerada pela superproteção familiar. Por fim, a quarta categoria titulada “o autocuidado como estratégia de minimizar as repercussões da Doença Falciforme na adolescência”, onde são descritos os diagnósticos de risco para o adolescente, e como a teoria do autocuidado deve ser trabalhada de acordo com cada risco. Portanto, é possível identificar então, que as repercussões da DF no cotidiano dos adolescentes, afeta o seu bem-estar físico social e emocional. Carecendo assim de mais estudos e pesquisas sobre o tema, afim de proporcionar a esse adolescente uma melhor qualidade de vida.