Navegando por Autor "SANTOS, Gislene Maria Mota dos"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Desapropriação do Povoado de Canavieira no Município de Jacobina (Ba): um estudo perceptivo de seus moradores(2013-12-15) OLIVEIRA, Eliana Santos de; SOUZA, Flávia Santos; SANTOS, Jorima Valoz dos; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO objetivo dessa pesquisa é identificar a percepção dos moradores do povoado de Canavieira diante do processo de desapropriação realizada pela empresa de extração aurífera Yamana Gold. A Canavieira é um povoado que está localizado no município de Jacobina - BA, com aproximadamente onze famílias. Em sua história conta que existiam cerca de cento e vinte famílias, mas com o processo de desapropriação essa população foi reduzindo. Essa pesquisa teve como aporte teórico o estudo da percepção numa abordagem humanística da geografia e o método fenomenológico, buscando identificar através da análise feita através dos depoimentos o sentimento que os moradores têm com o lugar. Ainda visando compreender os estreitos laços de afetividade dos moradores com o lugar, a pesquisa utilizou-se das narrativas orais como técnica de coleta de dados através das entrevistas gravadas com seis moradores. Com os resultados obtidos, as análises das entrevistas indicam que: os moradores do povoado de Canavieira têm um sentimento de pertencimento e afeição muito intensa com o lugar. Ainda fica evidente a resistência dos moradores ao processo de desapropriação. Muitos deles estão resistindo a esse processo, pelo elo de afetividade que os mesmos têm com o lugar, além de ser o lugar de sobrevivência para muitas famílias. Neste sentido fica evidente que a retirada dos moradores não foi só um impacto de mudança de lugar, e sim uma mudança na vida de várias famílias que ali residiam, que tinham toda uma história com o lugar que não é possível simplesmente ser transferido para outro lugar.
- ItemEducação inclusiva e o ensino da geografia para alunos surdos no ensino fundamental II: desafios e possibilidades nas escolas municipais da cidade de Jacobina-Ba(2018-03-01) TEIXEIRA, Thaiane Nilo.; OLIVEIRA, Ticiane Silva de.; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO ensino da geografia para alunos surdos é imprescindível, pois esta ciência é responsável por desenvolver no cidadão a habilidade de construir o olhar crítico-reflexivo da totalidade mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada. Sob o contexto da educação inclusiva, faz-se necessário pesquisar o ensino da Geografia para alunos surdos. Para isso, esta pesquisa de caráter exploratório foi realizada nas escolas públicas municipais da cidade de Jacobina – BA, sendo desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas, estudo da legislação pertinente e estudos de campo, objetivando investigar a estrutura das escolas inclusivas, o ensino de geografia para alunos surdos colaborando com o desenvolvimento do mesmo. Destacando os desafios encontrados e as possibilidades metodológicas existentes. O método adotado foi o materialismo histórico dialético sob o paradigma da pesquisa quali-quantitativa.Os dados foram obtidos através de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, utilizando o instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas aplicadas a Secretaria de Educação Inclusiva do município, aos diretores das instituições pesquisadas, aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado - AEE e aos professores de geografia que trabalham diretamente com alunos surdos. Para os professores, a comunicação através da Língua de sinais é o maior desafio, consequência da pouca formação e ausência de intérpretes, mas, alternativas pedagógicas são adotadas, principalmente pelos profissionais do AEE, representando as possibilidades existentes diante desse contexto de adaptação escolar. O ensino da geografia para alunos surdos é um direito assegurado por lei, cabe a comunidade escolar, conhecer as características e necessidades de seus alunos para planejar e realizar ações que desenvolvam suas habilidades.
- ItemIdentidade e Cultura Afro-Brasileira em Jacobina/Ba: a influência da Associação Quilombo Erê no Bairro da Bananeira(2013-12-15) OLIVEIRA, Cláudia Fabiana Arruda; SANTOS, Ivaneide Silva dos; GUERRA, Miriam Geonisse de Miranda; SANTOS, Gislene Maria Mota dosPartindo do conhecimento de que o Brasil é um país onde ocorreu um encontro de diversas culturas, as quais trouxeram consigo muitas contribuições étnicas que serviram de influência para a construção da cultura e identidade do povo brasileiro, este trabalho discute a concepção de cultura e identidade no viés geográfico, a partir da Geografia Cultural. Trata-se de um estudo de caso, que enfatiza a construção da identidade afro-brasileira, suas ramificações e influência transmitida pela Associação Afro-brasileira Quilombo Erê, no bairro da Bananeira da cidade de Jacobina-BA. O estudo fundamentou-se em aspectos teóricos sobre as questões de identidade e cultura afro-brasileira, sendo utilizada a metodologia na forma de abordagem qualitativa, a fim de enfocar as relações sociais no âmbito cultural e interpretar a perspectiva dos participantes. Foi adotada a técnica de observação direta, que visa conhecer como são aplicadas as atividades socioculturais da Associação, a disseminação e preservação da cultura e identidade afro-brasileira. Também foram realizadas entrevistas orais com o presidente da Associação, o coordenador e dois associados, bem como entrevistas semiestruturadas com alguns moradores do referente bairro. Além disso, foi utilizada revisão bibliográfica e documental sobre o tema, baseada em livros, teses, artigos, internet, dentre outros. Buscou no trabalho considerar os maiores conflitos, desafios e conquistas vivenciadas pela Associação, suas manifestações culturais e perceber quais os principais elementos utilizados para revelar a identidade afro-brasileira. Portanto, espera-se que este trabalho contribua de forma significativa para futuros pesquisadores e a comunidade Jacobinense reconheça aquele espaço como ponto necessário para o impacto e preservação da identidade afro-brasileira.
- ItemInvestigação Socioeconômica da comunidade do Cocho de Dentro mediante a Agricultura Familiar(2013-12-15) SILVA, Fredson Santos da; ALVES, Matheus Silva; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; LETTI, Ariel GustavoO presente trabalho apresenta resultado da investigação sócio econômica da comunidade do Cocho de Dentro em Jacobina- BA, sob as bases da Agricultura Familiar (AF). Teve como objetivos específicos: traçar as características gerais da AF no Brasil e na comunidade; diagnosticar o perfil sócio-econômico dos agricultores inerentes à AF, levando em consideração idade, escolaridade, renda familiar, dentre outras características; Identificar os impactos gerados pelas ações da AF e possíveis sugestões de procedimentos sustentáveis. A pesquisa foi caracterizada como estudo de caso. Inicialmente, foram feitas pesquisas bibliográficas, a fim de contextualizar agricultura familiar no que tange aos conceitos e alguns aspectos gerais, bem como mostra os aspectos geofísicos da área estudada. Os dados foram obtidos a partir de sites oficiais, pesquisa de campo como entrevista e observação. Na conclusão, é apresentada que a AF está se expandido e tem grande relevância para a sociedade. Além disso, o estudo mostra também alguns impactos oriundos da agricultura familiar e traz alguns procedimentos a serem tomados por eles em prol do meio ambiente.
- ItemA Micareta pelas lembranças dos moradores idosos da cidade de Jacobina-Ba(2016-07-15) SOUZA, Thamires Oliveira de; SANTOS, Jorima Valoz dos; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; SANTOS, Edvaldo Hilário dosA maneira pela qual as pessoas representam as palavras para si mesmas em relação a um dado fenômeno ou acontecimento, como elas compõem seus discursos reais, revelam ou ocultam o que estão pensando, deixando assim alguns traços verbais de seus pensamentos que podem e devem ser interpretados. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar a Micareta de Jacobina pelas lembranças de seus moradores idosos. A pesquisa teve como aporte teórico o estudo da percepção, e o método fenomenológico, utilizando para a realização da mesma, a técnica de coleta de dados por narrativas orais, buscando identificar a percepção dos moradores idosos em relação à festa enquanto fenômeno identitário e sócio-histórico do lugar. Após análise dos resultados da pesquisa, podemos afirmar que existem diferentes percepções da micareta, estas variam de acordo com as experiências dos sujeitos, as quais foram exemplificadas nas falas dos entrevistados. As percepções no geral têm em comum o saudosismo das festas de outrora. Mas, é importante destacar que as lembranças dessas vivências, trouxeram também o destaque, para o grande caráter segregador de classes sociais das micaretas antigas. E que o preconceito ainda permanece mesmo que de forma velada, na fala de alguns sujeitos.
- ItemPolíticas Educacionais: elementos que norteiam a prática de ensino dos professores de Geografia do Ensino Fundamental Ii em Miguel Calmon-Ba(2018-06-15) CERQUEIRA, Indnna Aruane Carvalho; FERREIRA, Carlos Lima; JESUS, Joselito Manoel de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO presente trabalho tem como tema Políticas Educacionais, Elementos que norteiam a Prática de Ensino dos Professores do Ensino Fundamental II no Município de Miguel Calmon-Ba. O problema central dessa pesquisa consiste em diagnosticar em que medida as políticas públicas especificamente LDB e DCN e seus aspectos didáticos contribuem para nortear a prática de ensino dos professores de geografia do ensino fundamental II, no Município de Miguel Calmon-Ba e quais as motivações presentes na prática educativa dos desses professores. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha dialética, com uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico utilizou-se os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. A partir dos resultados obtidos na pesquisa diagnosticamos que a prática docente dos professores em questão está amparada pelos documentos oficiais que contém os elementos e/ou informações necessárias para o planejamento das referidas aulas, sendo esses, sobretudo, a lei de diretrizes e bases assim como, as diretrizes curriculares nacionais. As motivações presentes na prática dos sujeitos investigados é despertar nos alunos o censo crítico reflexivo.
- ItemSegregação socioespacial urbana: um estudo de caso no bairro contornolândia na cidade de Serrolândia-Bahia(2019-07) CONCEICÃO, Deborah Araujo da Silva; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Jorima Valoiz dos; SANTOS, Gislene Maria Mota dosEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se processa a segregação socioespacial no bairro de Contornolândia, na cidade de Serrolândia-Ba, identificar o processo de formação socioespacial, e as implicações na vida cotidiana dos moradores do referido bairro, apontando os principais problemas enfrentados. Este estudo procura pontuar alguns elementos da lógica de estruturação desses espaços para demonstrar sua complexidade e buscar sua compreensão num processo de formação de cidadãos A pesquisa de campo serviu como suporte e permitiu observar, explorar as ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público e como estas implicam na vida cotidiana dos moradores. A dialética serviu como um pilar durante toda à pesquisa e permitiu interpretar a realidade a partir das contradições estabelecidas espacialmente. A coleta de dados foi através de questionários respondido pelos moradores, que foram analisadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontam que o bairro de Contornolândia tem o acesso a alguns serviços, em condições parcialmente satisfatórias. No entanto, a população sofre diretamente pela inexistência de políticas públicas que facilitem o acesso a outros serviços e infraestrutura básica, gerando assim, uma precarização da qualidade de vida dos moradores do bairro, típicas da segregação socioespacial.
- ItemUso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o instagram como instrumento metodológico(2019-07) VIEIRA, Cristiano Osório; HIGINO, Vicente Lucas Félix; OLIVEIRA, Dolores Bastos Hayne de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; SANTOS, Jorima Valoz dosEste estudo busca refletir sobre a possibilidade de utilização das redes sociais, dando ênfase no Instagram, como instrumento metodológico para auxiliar significativamente no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa surge diante do crescente uso da rede social Instagram, no mundo e principalmente no Brasil, por jovens, em um contexto mundial marcado pelo surgimento e avanço das tecnologias da informação e comunicação, denominada como “sociedade da informação”. Partindo do objetivo geral de estudar características das redes sociais, com ênfase no uso do Instagram, e seu potencial no ensino de Geografia na Educação Básica. Configurando-se como pesquisa de cunho bibliográfico (MARCONI; LAKATOS, 2003; PRODANOV, 2013) e desenvolvendo-se principalmente a partir do aporte teórico de: Castells (1999, 2003) e Lévy (2001) que discutem sobre a internet; Aquino Junior (2010) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que discutem sobre o ensino de Geografia no contexto das tecnologias da informação; Aguiar Junior (2005) para a elaboração de sequências didáticas. Ainda, houve a aplicação de uma oficina, a fim de ampliar as análises sobre o tema, chegando às considerações, nas quais o Instagram tem potencial como instrumento metodológico dotado de ferramentas que auxiliam na busca de informações e construção de saberes pelos aprendizes.
- ItemA utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: uma Reflexão(2016-12-15) CARVALHO, Dalete Mota de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; ARAÚJO, Joseane Gomes; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEstamos vivendo em uma nova era da informação e comunicação, através das inovações tecnológicas e do uso internet como ferramenta, que são meios que facilitam o cotidiano social, tornando o mundo atual cada vez mais globalizado. E percebe-se que a parte significativa da população tem acesso a estes meios de informação quebrando uma barreira territorial entre pessoas de qualquer classe social. A partir desse conceito, o presente projeto teve como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas dos professores de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira na cidade de Jacobina, além da influencia que o uso dos recursos tecnológicos atuais possam interferir na aprendizagem dos alunos da referida escola. Portanto o interesse desta pesquisa é perceber de que forma a tecnologia é usada e qual benefício ela traz para professores e alunos no ensino da Geografia. Em termos específicos buscou-se conhecer o perfil dos participantes e levantar informações quanto aos recursos tecnológicos utilizados na relação de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 02 professores que atuam no ensino da Geografia, e com uma amostra de 25 alunos do 6º ano. Foi elaborado um questionário misto, com questões fechadas e abertas que foram aplicadas com esses professores e alunos. Foram feitas algumas observações do espaço físico, e dos equipamentos tecnológicos disponíveis na unidade escolar. A metodologia empregada foi qualitativo e quantitativo, com a construção de gráficos e quadros para representarem os resultados obtidos. O resultado da pesquisa revela que a Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira oferece poucos recursos tecnológicos, apesar dos professores terem sidos capacitados para manusear esses equipamentos tecnológicos. Sendo assim, o livro didático e o quadro são utilizados como principais recursos. Falta mais reflexão pelo professor sobre a utilização desses aparatos tecnológicos no ensino da Geografia como um recurso inovador e que pode contribuir no processo ensino e aprendizado.