Navegando por Autor "Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcompanhamento Docente - Análise de Produção(2023-04-24) Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasEsta planilha tem o objetivo de calcular a capacidade de produção docente e compor o relatório de produção docente. Para a composição dos dados iniciais foi utilizada a extensão qualis capes que deverá estar instalada no navegador utilizado para a consulta do currículos. Essa extensão gera uma tabela de produção de artigos referentes ao qualis atual da área de educação. Os dados dessa tabela devem ser transpostos para as abas Capacidade de prdução e Relatório de Produção. Dúvidas sobre a implementação mtpinheiro@uneb.br - Prof. Marcus Túlio Pinheiro - GESTEC UNEB.
- ItemAs contribuições do ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do CEMIT do Velho Chico (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-10) Santos, Letícia Machado dos; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Menezes, Diego Silva; Araújo, Helisâgela Acris Borges de; Guimarães, Silvanba de Oliviera; Menezes, Ana Maria Ferreira; Barreto, Maria Raidalva NeryO Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), corresponde a uma modalidade educativa voltada para o ensino médio, estando implantado no estado da Bahia, e que funciona através do uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC), de forma síncrona, caracterizando-se como ensino híbrido. Com este breve panorama, a pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: Que(ais) a(s) contribuições promovidas pelo ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA)? Seu principal objetivo foi analisar as contribuições do ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA). Foram seus objetivos específicos: identificar os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos da proposta pedagógica do ensino com mediação tecnológica desenvolvido no estado da Bahia; (re)conhecer as contribuições do(a) mediador(a) e professores(as) no processo de construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA); e conhecer as possíveis mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). Metodologicamente, é uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, exploratória, de natureza aplicada, com método indutivo. É também, uma pesquisa bibliográfica, documental, e de campo, realizada através do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos, junto aos estudantes concluintes, egressos e mediadores e professores que atuam no Emitec, além da observação direta participante e análise de documentos – Projeto Político Pedagógico (PPP) do Emitec, decretos e portarias. Os resultados deste trabalho mostraram que o Programa Emitec, é uma modalidade de Ensino híbrido, com uma proposta didático-pedagógica, construída com base em princípios filosóficos, humanísticos e conhecimentos construídos com base no sociointeracionismo Vygotskyano. Proporcionou, aos participes grandes impactos, por meio do uso das NTDIC como forma de inclusão social e digital, desenvolvendo a autonomia desses estudantes, modificando a forma de ensinar e aprender, de forma colaborativa.
- ItemDiálogo sobre a Ecologia da Educação(2022-10-30) Pinheiro, Marcus Túlio de FreitasOs temas tratados neste livro fazem parte de uma perspectiva ecológica da educação. Aqui o autor se apropria da expressão Ecologia da Educação e traz um conceito relacionado que é fundante para as discussões contemporâneas. A produção desta obra amplia as possibilidades de acesso ao conteúdo proposto e, portanto, propicia a difusão do conhecimento. Espera-se que vocês possam dialogar com o autor e (re)pensar sobre concepções relacionadas à Ecologia da Educação contemporânea.
- ItemModelagem de Processos para Composição de Projetos Didáticos Interdisciplinares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Franco, João Silvestre dos Santos; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Hohenfeld, Dielson Pereira; Sales, Mary Valda Souza; Hetkowski, Tânia MariaComo consequência da fragmentação do conhecimento, a falta de articulação e in tegração entre diferentes componentes curriculares faz-se um obstáculo a uma visão global da realidade. Nesta conjuntura, enquanto método de ensino e aprendizagem, projetos didáticos desenvolvidos nas instituições de ensino fornecem um caminho pos sível para a superação das fronteiras impostas pela organização curricular baseada em disciplinas. Diante disto, este trabalho busca responder à seguinte questão de pes quisa: como conceber o ensino com base em projetos didáticos de caráter interdiscipli nar para a promoção de uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes? Para tanto, como objetivo geral desta pesquisa, propõe-se elaborar uma modelagem de processos para a composição de projetos didáticos interdiscipli nares, a partir da adaptação de elementos da Business Process Management (BPM) para o campo da Educação. Como referencial teórico, a pesquisa traz: acerca do mé todo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, Bender (2014), BIE (2008), Moura e Barbosa (2017), Behrens (2017) e Moran (2018); para abordar a categoria teórica de ensino e planejamento didático, Libâneo (2006); para discutir interdiscipli naridade na educação, Fazenda (2017), Fazenda (2015) e Lück (2013); e, traçando um diálogo sobre o desenvolvimento de habilidades, manifestação de competências e avaliação da aprendizagem, Scallon (2015), Zabala e Arnau (2020), Zabala e Arnau (2014) e Sacristán (2010). Como instrumentos de coleta de dados para a concepção da modelagem, em conjunto com observações diretas e participantes de atividades no lócus da pesquisa – uma unidade escolar com oferta de ensino médio integrado –, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes envolvidos na compo sição de projetos didáticos. Com base nisto, em articulação com os quadros teóricos e os elementos analíticos que consubstanciaram a pesquisa, a adoção da Business Process Model and Notation (BPMN) forneceu elementos para representar os modelos de processos em estado futuro (to-be), de acordo com as perspectivas dos docentes participantes. Assim, enquanto produto do mestrado profissional em Educação, a mo delagem de processos possibilitou mapear um conjunto de aspectos que dão forma a um projeto didático interdisciplinar, com base na missão e nos objetivos institucionais e ante possibilidades, potencialidades, restrições e limitações identificadas no lócus.
- Item“Plataforma de Gamificação: uma proposta de modelagem didática metodológica para docentes do ensino médio”(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-22) Protásio, Leonardo Braga; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Magalhães, Andre Ricardo; Ribeiro, Luís Otoni MeirelesAs novas metodologias de aprendizagem que caminham com os avanços da tecnologia possuem um papel muito importante na área educacional, como uma nova forma de facilitar, inovar e ensinar dentro da sala de aula e a gamificação busca trazer um novo conceito dentro da sala de aula para colaborar com o engajamento e desenvolvimento de novas competências nas atividades educacionais durante o progresso de aprendizado. Este trabalho apresenta um relatório técnico de conclusão de curso referente a construção de um MVP (Produto viável mínimo) para uma plataforma de gamificação através de um desenvolvimento tecnológico como suporte educacional a ser utilizado por educadores, sendo desenvolvido pelo pesquisador do grupo Grupo de Pesquisa de Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais (DCETM) que busca apresentar uma plataforma educacional voltado a conteúdo de jogos educacionais e gamificação como uma forma de auxiliar, incentivar e compartilhar o conhecimento entre os educadores e quem tenha interesse em aprender através de compartilhamento de notícias, livros, artigos, jogos, trabalhos acadêmicos. Tendo como objetivo principal a criação de uma plataforma de suporte educacional de gamificação utilizando linguagens de programação computacionais Javascript com as tecnologias ReactJS, entre outras ferramentas. Durante o desenvolvimento da plataforma GameDuc foi implantado as metodologias PDCA (Plan, Do, Check, Act) e o Desenvolvimento de Software Iterativo Incremental (PDSII) para gerenciar e desenvolver a plataforma. Os principais resultados obtidos se dão pelo desenvolvimento do MVP da plataforma apresentando a ideia da solução proposta para o problema da pesquisa, a participação dos educadores durante os ciclos de melhorias, ajustes e o compartilhamento do projeto com a sociedade e o grupo de pesquisa DCETM.