Navegando por Autor "Figueiredo Neto, Raulino Batista"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA linguística aplicada vai à escola: um diálogo com os PCN de língua inglesa(2015-07) Borges, Mônica Veloso; Figueiredo Neto, Raulino BatistaA Linguística Aplicada vai à Escola: Um diálogo com os PCN de Língua Inglesa reúne artigos que, pautados na melhoria dos processos de ensino de Inglês, promovem um questionamento constante às bases epistemológicas que regem o ensino de línguas no Brasil, além de conclamarem para uma reflexão e um reposicionamento frente ao que significa, hoje, ensinar e aprender Inglês. Nesse sentido, o livro traz a baila inquietações que acabam por delinear uma relativização em torno do corolário do ensino de língua Inglesa e dos PCN. Assim, mais do que instituir a desestabilização de verdades supostamente inquestionáveis, essa obra representa a constituição de um esforço coletivo para ressignificar conceitos e implementar as mudanças que se fazem necessárias no contexto da educação e política linguísticas.
- ItemWhat’s in a approach? Uma análise da interculturalidade no livro da Moderna Plus Inglês nas aulas de Língua Inglesa em colégios públicos de Conceição do Coité- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-26) Almeida , Rafaela dos Santos; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Oliveira, Flávia Cristina Martins de; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEsta pesquisa apresenta o resultado da análise do livro da coleção Moderna Plus inglês tendo como objetivo identificar a presença das propostas interculturais. Essa dissertação se embasa nos autores Candau (2009), Kachru (1985) dentre tantos outros mencionados durante o texto. Estes versam sobre a importância de a escola aceitar as múltiplas diferenças dos estudantes e a importância de enxergá-los como heterogêneos. Discussões acerca de tal dimensão revelam-se pertinentes quando a língua inglesa passa a ser um idioma falado por todos e não somente por falantes do círculo interno, isto é, a comunicação passa a ser considerada Língua Franca. No que se refere à disciplina de língua Inglesa, as orientações realizadas pelo inglês como Língua Franca na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem reflexões pertinentes ao que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem de língua Inglesa com relação à abordagem intercultural. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral identificar como as questões interculturais aparecem nas aulas de língua Inglesa no livro da coleção Moderna Plus inglês organizado por Ricardo Luiz Teixeira de Almeida, no Ensino Médio, no ano de 2024 pelas escolas da rede estadual e como os professores de língua inglesa trabalham essas práticas atreladas às propostas do livro didático, como também analisar os materiais que os professores utilizam pelo viés intercultural.Consequentemente, como objetivos específicos, a pesquisa visa (1) Discutir como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a interculturalidade; (2) Identificar como as questões interculturais aparecem no livro didático de língua inglesa; (3) Investigar como os professores de língua inglesa do Colégio Olgarina e os professores do Colégio Polivalente trabalham a interculturalidade proposta no livro didático da moderna ou se utilizam outros materiais; (4) Verificar as correlações entre a BNCC, o livro didático da moderna e prática dos professores. A pesquisa justifica-se por considerar relevante através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – BRASIL: Lei N° 13.415 Brasil, 2017) a importância de o Inglês ser a primeira opção de língua considerada Língua Franca. Sendo assim, a BNCC (BRASIL, 2018) adotou o conceito de desconstrução do padrão de falante nativo.