Navegando por Autor "Ferreguett, Cristhiane"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA constituição discursiva de identidade na escrita de memórias literárias: olimpíada de língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-27) Silva, Helenice Farias de Brito; Ferreguett, Cristhiane; Quadros , Carla de; Machado da Rosa, KelliEsta dissertação apresenta um estudo teórico-analítico sobre a constituição no gênero discursivo memórias literárias e como o discurso memorialístico permite a autoria vincular sua composição identitária à narrativa de uma pessoa da comunidade, para que também reconheça como sujeito histórico na construção deste enunciado. O objetivo é investigar como discursividades, que compõem as memórias literárias produzida pelo aluno-autor na Olimpíada de Língua Portuguesa, podem revelar indícios socioculturais que contribuem para a formação das suas representações identitárias — mobilizando conceitos e princípios teóricos de uma perspectiva linguística e dialógica, que constituem a arquitetônica da Teoria Dialógica do Discurso. A investigação ancora-se nos pressupostos teóricos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e caracteriza-se como pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Apresenta como corpus o enunciado de Memórias Literárias, vencedora da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa no Centro Educacional de Ibiassucê. Para tanto, foram adotadas as postulações do Círculo bakhtiniano para a compreensão da natureza dialógica da linguagem e a concepção arquitetônica da teoria dialógica do discurso nos estudos de Bakhtin (2010; 2013; 2016), Volóchinov (2017; 2019) e Medviédev (2016). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias toma-se por base as publicações de Clara (2008; 2019; 2021), Boeno (2013), Marcushi (2011). Na sequência, apresenta-se um aporte teórico em que se utiliza os conceitos de memória de Bosi (1998; 2005), Halbwachs (1990) e Le Goff (1990); concepções de identidade por Hall (2006) e Baumam (2005); relação entre memória e identidade em Candau (2011) e Souza (2014). Os resultados das análises demonstram que o aluno-autor apresenta diversos recursos linguístico-enunciativos ímpares para a concretização de seu projeto ideológico do dizer com entonações valorativas ímpares, para exteriorizar suas atitudes responsivas de pertencimento, em função das vozes sociais da pessoa entrevistada que demonstram marcas do contexto sociocultural em que vive o discente que constituem fatores que contribuem para sua formação identitária.
- ItemEntre a "gripezinha" e a Cloroquina: relações dialógicas em memes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-30) Santos, Josiele da Costa; Ferreguett, Cristhiane; Rosa, Kelli Machado da; Nascimento Neto, João Evangelista doA ascensão da Internet ampliou as formas de comunicação, acesso à informação e de expressão da opinião pública. O surgimento da Rede Mundial de Computadores também produziu efeitos nas manifestações linguísticas e discursivas, originando novos gêneros discursivos e conferindo novas características a gêneros já existentes, por meio da adaptação ao espaço virtual ou por processos como a hibridização e a remixagem. Nesse cenário, a presente pesquisa analisou dialogicamente memes políticos, com foco em peças que tratam de comportamentos e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro – Partido Liberal (PL) – durante o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. Memes políticos podem ser facilmente replicados e expressar a opinião dos indivíduos frente às situações vividas no país. Desse modo, foram analisados memes, retirados da página Anti-Bolsonaro, no Facebook. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observaram-se os elementos verbais e verbo-visuais, buscando compreender a maneira como significam na composição do tema. O corpus foi estudado tendo em vista o seguinte objetivo geral: investigar as relações discursivas materializadas em memes políticos que representaram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro durante o período inicial da pandemia no Brasil – fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Como objetivos específicos: a) analisar as características do gênero discursivo – composição, tema e estilo – em memes políticos; b) observar os sentidos possíveis nos memes, em análise com seu contexto de produção; c) investigar a carnavalização em memes políticos, tendo em vista a quebra das relações hierárquicas. O estudo está fundamentado principalmente em: Bakhtin (1993, 2016), Medviédev (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Volóchinov (2017). Por meio do humor e do discurso carnavalizante, os memes subverteram a hierarquia e polemizaram com discursos negacionistas e politicamente incorretos atribuídos ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.
- ItemO discurso do outro sobre pessoas em situação de rua em Teixeira de Freitas (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Santos, Carlos Henrique Alves dos; Bessa, Décio; Ferreguett, Cristhiane; Batista Júnior, José Ribamar LopesEsta pesquisa tem como objetivo analisar a problemática social da situação de rua por meio da realização de entrevistas com comerciantes, moradores da cidade, estudantes e transeuntes que convivem com pessoas em situação de rua em Teixeira de Freitas (BA), buscando compreender relações linguístico-discursivas, perspectivas ideológicas e correlações com práticas sociais. Os seguintes trabalhos foram considerados na fundamentação teórico- metodológica: a abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2001; 2003; 2015; 2016); o panorama feito por Wodak e Meyer (2016) sobre os Estudos Críticos do Discurso; os estudos de Silva (2009) sobre situação de rua; a teorização de Thompson (2011) sobre ideologia. Na metodologia, foram observadas as proposições de Flick (2009), considerando contextos e práticas sociais. A pesquisa empregou, como instrumento de geração de dados, entrevistas semiestruturadas (Gaskell, 2007). O entendimento do contexto onde vivem pessoas em situação de rua também faz parte deste trabalho. Os resultados, ao desenvolver uma Análise de Discurso Crítica (ADC) relacionada à situação de rua, revelam a capacidade desse paradigma de pesquisa em identificar formas linguísticas que moldam significados e ações relacionadas ao problema social em questão. A perspectiva crítica da ADC destaca as dinâmicas de poder nos discursos, expondo ideologia subjacente que exerce influência sobre políticas públicas, práticas sociais e a percepção da sociedade. Nos resultados desta pesquisa, em relação às práticas sociais, destaca-se uma inclinação para responsabilizar individualmente as pessoas em situação de rua, sugerindo que a recusa de ajuda é uma “escolha”. A estigmatização emerge ao simplificar a complexidade da situação de rua, atribuindo as dificuldades a decisões individuais, sem considerar fatores mais amplos. Quanto as categorias analíticas, o gênero discursivo entrevista semiestruturada propiciou versatilidade na geração de dados e relevância para a interação. A representação dos agentes sociais indicou, por um lado, uma lacuna de conhecimento sobre as ações do Poder Público em relação à situação de rua; por outro lado, afirmou-se que o mesmo deve ter responsabilidade nessa questão. A análise intertextual revela a ausência das vozes dos responsáveis pela implementação de políticas públicas, como políticos e governantes. Foram encontradas escolhas lexicais que reforçam estigmas e preconceitos, como “lixo social”, “bicho”, “ressocializar” e “ser da rua”. Contudo, a palavra “direito” apareceu de forma positiva. Por meio da análise interdiscursiva, observou-se que o discurso de escolha, o discurso de meritocracia e o discurso de violência são frequentemente legitimados e naturalizados, enquanto outros, como o discurso de igualdade e o discurso da justiça social, são menos proeminentes e, em alguns casos, silenciados.
- ItemO gênero memorial como processo dialógico de (re)construção identitária(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Silva, Tania Benedita Fortunato; Ferreguett, Cristhiane; Sartori, Adriane Teresinha; Silva, Celso Kallarrari de SouzaEsta pesquisa se propõe analisar os memoriais escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, oriundos da zona rural e da zona urbana, matriculados no 9º ano do Colégio Municipal Anísio Teixeira – CMAT, na cidade do Prado, estado da Bahia. E compreender como se constroem, representam e se relacionam com suas identidades. Visa identificar, a partir de uma análise comparativa, os pontos de aproximação e/ou distanciamento da construção identitária dos alunos do nono ano, oriundos da zona rural e da zona urbana, através dos memoriais - corpus desta pesquisa - produzidos por eles, em sala de aula. Como embasamento teórico-metodológico, busca-se integrar a abordagem específica da pesquisa em ciências humanas apresentada pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) em diálogo com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Em seguida, procede-se à análise das obras de membros do Círculo de Bakhtin - com Bakhtin (2017), Volóchinov (2017) e Medviédev (2012) - visando aprofundar o entendimento sobre o conceito de gêneros do discurso, para melhor compreensão dos memoriais e das relações dialógicas presentes nos discursos dos sujeitos desta pesquisa. As análises foram desenvolvidas qualitativa e comparativamente, observando semelhanças e diferenças nos discursos verbais que constituem os memoriais selecionados. A partir das análises realizadas, percebeu-se como as experiências passadas e sonhos futuros desses sujeitos refletem suas identidades em formação, contrariando estereótipos e destacando a importância da família e do ambiente social na construção de suas identidades.