Navegando por Autor "Costa, Ivan Souza"
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- ItemA Importancia do Lúdico no Ensino da Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Junior, Valdemário Mendes de Carvalho; Costa, Ivan Souza; Maria, Tânia; Conceição, Antonio Messias DiasO referido trabalho de conclusão do curso aborda a importância do lúdico no ensino de matemática e sua necessidade para o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base uma pesquisa qualitativa, é descrito fatos e resultados obtidos a partir de uma observação sistemática e de um questionário aberto realizado com docentes e discentes de uma escola Pública de Ensino Médio da cidade de Jaguarari. Utilizamos como fundamentação teórica autores como: Almeida (2000), Brasil (1997) Barbosa (2002), entre outros que apresentam estudos importantes sobre a importância do lúdico no ensino de matemática, visto que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo do estudante.Percebeu-se que é de suma importância a prática lúdica no contexto escolar, sendo que ela possibilita a interação e aprendizagem dos alunos fazendo com que eles despertem maior interesse e participação nas atividades propostas que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos. No entanto, apesar de professores e alunos conceberem essa idéia como de suma importância ainda observa-se aulas de matemática pautada no uso de instrumentos arcaicos como a lousa, o giz e o livro didático.
- ItemErros: estudos de erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos(Universidade do Estado da Bahia, ) Lisboa, Érica Cristina Guirra; Castro, Maria Celeste Souza; Costa, Ivan Souza; Santos, Alayde Ferreira dosEste estudo tem como foco principal investigar quais os erros mais frequentes cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos tendo como sujeitos investigados os alunos do 8º ano do Colégio Estadual José da Silva Marques, localizado no município de Campo Formoso. Utilizando os conceitos de Cury (2007), Pinto (2000), Booth (1995), entre outros, o presente estudo, de cunho qualitativo quantitativo, relata um estudo através de testes investigativos realizado no âmbito escolar com os estudantes supracitados. Na análise foram identificados os erros a partir de categorias definidas pela matriz SAEB tendo uma análise qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos erros identificados na análise das resoluções tem suas origens em conhecimentos aritméticos mal formados, bem como no uso incorreto de regras e procedimentos aritméticos. Assim, reafirma-se a importância da análise e reflexão sobre os erros dos estudantes na resolução de problemas matemáticos.
- ItemIndicadores de violência na Bahia: um estudo nos dez Municípios mais violentos do Estado(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Lima, Gutierre dos Santos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Costa, Ivan SouzaO presente artigo trata de uma das questões mais emergentes e que tem sido foco das discussões em todos os segmentos da sociedade, a saber, a criminalidade nos centros urbanos. Para tanto, o artigo traz como objetivo, estudar minuciosamente os indicadores de violência que assolam os dez municípios mais perigosos da Bahia, com vistas a apontar o que mais tem afetado a sociedade baiana, possibilitando através de reflexões plausíveis em torno da situação atual, uma análise que evidencie com clareza, a íngreme relação existente entre os indicadores de violência e os investimentos em segurança pública realizados pelo Estado, como também enfatizar sua postura frente a esse fenômeno. Dentre os procedimentos metodológicos aplicados, o que mais predomina no decorrer da pesquisa, é o método exploratório quantitativo, pois é um mecanismo importante para aumentar o volume de informações, bem como explorar dados advindos de artigos, sites e teses que servem de embasamento para o tema, buscando assim, está em consonância com subsídios relevantes e seguros inseridos no Observatório de Segurança Pública. Sua estrutura apresenta uma divisão em cinco tópicos, na seguinte sequência: introdução; principais indicadores de criminalidade; aspectos que condicionam o crime; estruturas e políticas de segurança na Bahia; as peças orçamentárias como fonte de financiamento de políticas públicas para a contenção da criminalidade e, as considerações finais.
- ItemO uso de novas tecnologias no Colégio Modelo Luis Educardo Magalhães, no Município de Senhor do Bomfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Grassi, João José Almeida; Santos, Alayde Ferreira dos; Costa, Ivan Souza; Santana, Wagner Ferreira deEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das novas tecnologias e identificar os principais recursos tecnológicos no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia em relação ao ensino da Matemática. A base metodológica que deu suporte a essa pesquisa foi qualitativa, baseando-se num instrumento para coletas de dados composto de um questionário sobre novas tecnologias, fundamentada por Kenski (2008), Brasil (1998), Batanero (2001), Sancho (1998) e outros, os sujeitos dessa pesquisa foram 07 professores. A análise de conteúdo foi significante para a interpretação dos dados obtidos, ressaltando sobre as dificuldades, a importância do uso das novas tecnologias no contexto educacional. Os resultados demonstraram que os professores compreendem de fato a real utilidade e importância dos recursos tecnológicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, não possuem preparo suficiente para utilizá-los de forma satisfatória. Notificamos ainda que os professores possuem como dificuldades principais na utilização das novas tecnologias: Falta de domínio no uso dos equipamentos; Equipamentos não funcionando; Equipamentos insuficientes para a demanda; Tempo disponível para a preparação das aulas com a utilização dos novos métodos tecnológicos. Diante disso, há a necessidade de incentivar a utilização de novos recursos tecnológicos por professores de matemática para proporcionar melhor ensino e aprendizagem.