Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso por Autor "Andrade , Wbaneide Martins de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCorpo humano de ponta cabeça: tecido acrobático como uma proposta lúdico pedagógica baseada na teoria das inteligências múltiplas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Silva, Jéssica Maria Bezerra; Costa, Josaline Chaves da; Andrade , Wbaneide Martins de; Nunes , Érika dos SantosEste trabalho foi elaborado a partir das correlações entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conhecimentos biológicos e arte-educação, com o objetivo de discutir como o estímulo da inteligência corporal cinestésica pode auxiliar na compreensão sobre os conteúdos curriculares sobre o corpo humano e o ser humano. Desse modo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir a importância de explorar a inteligência corporal-cinestésica na formação de professores; (ii) Relacionar o tecido acrobático (atividade lúdico pedagógica) com conhecimentos biológicos; (iii) Elaborar recurso didático apresentando as relações entre ensino de biologia, arte e educação física para docentes e futuros professores, com base na teoria das inteligências múltiplas. A metodologia do trabalho baseou-se na pesquisa de natureza qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma vivência pessoal na qual através da percepção como professora de tecido acrobático no espaço Voaries Circus, observou-se que crianças descobriram partes do corpo antes desconhecidas. A partir disso, buscou-se argumentar como as aulas dos aéreos circenses, sendo uma metodologia ativa baseada na prática corporal, aprimora a inteligência corporal-cinestésica e pode contribuir no ensino de ciências com ênfase no corpo humano. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Howard Gardner (2010), Coelho (2023), Jaime (2023), Schmitz (2019), Ramos (2020), Dos Reis (2019), Silva (2019). Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da inteligência corporal contribui para uma melhor percepção do corpo humano, e as atividades lúdicas que envolvem mover o corpo estimulam mais interação entre os alunos tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso e eficiente. Dessa forma os espaços-não formais são locais sugeridos para contribuir com o desenvolvimento das inteligências múltiplas, sendo as escolas de circo um palco possível para essa prática. Por fim, parcerias educacionais com espaços não formais precisam ser ampliadas, e a capacitação dos professores para utilizar metodologias baseadas em Inteligências Múltiplas são importantes para melhorar o ensino-aprendizagem.
- ItemEvolução da COVID-19 no Estado da Bahia: uma análise dos boletins epidemiológicos na macrorregião oeste de saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Gama , José Vitor Santos; Andrade , Wbaneide Martins de; Vitoóia , Nadja Santos; Costa , Loane Marzia LopesA pandemia da COVID-19, que surgiu no final de 2019, representa um desafio significativo para a saúde pública global no século XXI. Este estudo explora a importância dos boletins epidemiológicos no contexto brasileiro, destacando seu papel na monitorização da propagação da doença, orientação de políticas de saúde e disseminação de informações para o público. Esta pesquisa tem por objetivo traças o perfil da covid-19 na macrorregião de saúde Oeste no estado na Bahia através da análise de boletins epidemiológicos e infográficos disponibilizados no site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB. A pesquisa abrangeu a análise de 3.882 boletins epidemiológicos e 43 boletins infográficos na Bahia, concentrando-se na região oeste do estado. A análise da região de Barreiras revelou heterogeneidade nos padrões de disseminação da COVID-19, sugerindo a necessidade de estratégias adaptadas a cada município. Já na região de Vitória da Conquista, observou-se uma uniformidade na dinâmica da doença entre os municípios. A análise dos casos acumulados na região de Ibotirama indicou um crescimento exponencial em alguns municípios, evidenciando a necessidade de compreender fatores locais que moldam a pandemia. As considerações finais enfatizam a importância contínua da testagem, transparência na comunicação, abordagem das desigualdades sociais e a necessidade de flexibilidade na resposta à pandemia. O estudo conclui que uma abordagem proativa, expansão da capacidade de testagem, transparência nas comunicações e atenção às desigualdades sociais são cruciais para enfrentar os desafios futuros impostos pela COVID-19.