Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Autor "Barbosa, Antônia Reis"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMercado Modelo: a autenticidade do artesanato, o patrimônio cultural imaterial e suas relações com o turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-12) Miranda , Debora Maria Menezes; Reis, Rosana Santana; Bina, Elaine Dourado; Barbosa, Antônia ReisA crescente comercialização do artesanato (manual) como as "lembranças da Bahia" tem chamado atenção quanto à sua "autenticidade". No turismo cultural desenvolvido na capital baiana analisou-se o atrativo âncora, Mercado Modelo de Salvador, a fim de verificar a autenticidade do artesanato mercantilizado neste local e suas relações com o turismo. As influências da globalização, atualmente, evidenciam as tendências de consumos elevados, podendo perceber os reflexos no turismo, principalmente, pela proliferação de "arte para turistas" banalizando a essência da cultura local ou, contraditoriamente, ressaltando a necessidade de cultivar as tradições ligadas ao patrimônio cultural imaterial. Assim, deve-se ter um tratamento específico no que se referem às relações entre o turismo e o artesanato baiano. As tradições artesanais da Bahia são diversas e têm que ser geridas e monitoradas para estarem representadas em seu devido espaço, inclusive no maior centro de artesanato do país, o Mercado Modelo. Após o levantamento bibliográfico, aplicação de questionários com lojistas e freqüentadores, entrevistas a responsáveis pelo Mercado, chegou-se à conclusão que, nem todo artesanato comercializado possui vínculos com as raízes culturais da Bahia, que deve ser repensada a atual gestão do atrativo âncora, como também uma significativa parcela dos lojistas buscam em outros estados do país, os produtos que podem ser encontrados na Bahia.
- ItemMuito mais além do Carmo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-16) Guimarães, Gisele da Silva; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisA globalização e a massificação fazem com que as pessoas procurem conhecer as particularidades dos grupos sociais. O turismo e a cultura estão inter-relacionados, já que o primeiro utiliza o segundo como recurso para a sua realização. Neste contexto o turismo cultural é um segmento da atividade que cresce gradualmente. Sendo o patrimônio cultural o principal atrativo dos destinos considerados culturais, é necessário que exista um planejamento da atividade, para assegurar a continuidade da comunidade e seu patrimônio, pois estes são os que sofrem diretamente os resultados das atividades. O Centro Histórico de Salvador passou por diferentes momentos e suas áreas evoluíram de maneiras diversas, até parte dele ser revitalizado, principalmente para fins turísticos e lazer, sendo um dos principais destinos culturais brasileiro. Todavia, sua sub-região, Santo Antônio/Carmo manteve sua população local e uma consequente conservação do patrimônio cultural material e imaterial. A análise desta localidade tem o objetivo de investigar seu patrimônio cultural e sua relação com a comunidade e o turismo local. Adotando, portanto, a pesquisa bibliográfica, a descritiva e a de campo; esta última realizada no objeto de estudo, com a realização de entrevistas com agentes sociais e entidades relativas à área, também através da aplicação de formulários com os moradores e os turistas e visitantes da localidade. Comenta-se ao longo da pesquisa, conceitos, definições, a utilização da sub-região e seu patrimônio pelo turismo. Por fim, conclui-se que a manutenção da comunidade no local foi importante para a conservação do seu patrimônio, porém não foi apenas este potencial que influenciou os investimentos turísticos na região, a revitalização do centro histórico e as facilidades para esses investimentos pelo governo, também motivaram, esta procura para negócios na área. Portanto, faz-se necessário a organização da atividade junto a gestão participativa para que não ocorra a descaracterização do seu patrimônio cultural.
- ItemSeguindo a trilha: dos braços de Castro Alves ao Largo do Pelourinho(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Santos , Liziane Ferreira dos; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisO lazer e o turismo são assuntos que se complementam, visto que este se caracteriza como uma das atividades de interesse do lazer em que, também, é possível vivenciar e praticar outras opções de lazer. Para que sejam aproveitadas pela população e por visitantes de outras cidades é necessário que haja um planejamento por parte das instituições públicas, sempre observando os interesses dos moradores, que sofrerão as conseqüências da realização das atividades. O Centro Histórico de Salvador, por ser um espaço que durante seu processo de revitalização foi pensado para o lazer e o turismo é um exemplo de como as políticas públicas agem e se relacionam em um local. O estudo de caso dessa área tem a finalidade de demonstrar a relação entre as políticas públicas para lazer e as de turismo que são pensadas e praticadas no Centro Histórico de Salvador, seu uso como equipamento de lazer para a população e atrativo turístico para os visitantes. Empregando, para isso, a combinação entre pesquisa descritiva e exploratória, o estudo fez uso de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Esta, realizada no objeto de estudo, através da aplicação de formulários para a população e turistas passantes pelo local e a realização de entrevistas com órgãos competentes para se entender melhor o objeto. Dessa forma, são discutidas ao longo do trabalho conceitos, definições, ações empregadas e o uso do Centro Histórico. Agrega, enfim, a conclusão que identificou nos eventos a principal relação existente entre as políticas públicas na área. Percebeu-se, também, a importância em um maior investimento na divulgação e incentivo ao uso de equipamentos culturais e de lazer da área, pela população, que de certa forma poderiam contribuir para a formação de uma identificação cultural com o local, e com a atividade do turismo.