Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador por Autor "Almeida, Djalma Fiuza"
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- ItemDifusão social do conhecimento a partir do sujeito: subjetivação do sujeito nas relações de micropoder tendo como instrumento o livro acadêmico digital em uma comunidade acadêmica(2022-12-16) Oliveira, Fabiano Viana; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Bonfim, Luís Américo Silva; Santana, Leonardo Silveira; Oliveira, Nilda Silva de; Sales, Mary Valda Souza; This theoretical thesis states that in the context of contemporary education, the digital academic book is an instrument for the social diffusion of knowledge that takes place through the action of subjects in the micropower relations inherent in the relationships between teachers and students in an academic community and that generate in the subjectivation of the subjects. content something that goes beyond the instrumentality of the digital academic book itself. With a methodological approach guided by the rigor of the questions and openness to my subjective expression, the initial references on digital technologies, the digital book and on the diffusion of knowledge are re-elaborated for a unique understanding of the social diffusion of knowledge as subjectivation of the subjects of institutional relations. academics and that, even inserted in the context of micropower relations, affirm themselves with the possibility not only of disseminating knowledge, but also of knowing themselves, therefore going beyond the instrumentality of the digital academic book object. The theoretical bases were the categories subjectivation and micropower from the work of Michel Foucault and the objectives were to expose my understanding of the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between teachers and students in an academic community, exemplified for the experience of University Publisher and the stricto sensu postgraduate program at the same university. For this, carrying out an analytical description of the functioning of University Publisher; then presenting some theoretical framework on digital technology, digital academic book and social diffusion of knowledge; and finally to explain how I understand the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between professors and students in an academic community.Esta tese teórica afirma que no contexto da educação na contemporaneidade o livro acadêmico digital é um instrumento para a difusão social do conhecimento que acontece pela ação dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica e que geram na subjetivação dos conteúdos algo que vai além da instrumentalidade do próprio livro acadêmico digital. Com uma abordagem metodológica guiada pelo rigor dos questionamentos e abertura à minha expressão subjetiva, as referências iniciais sobre tecnologias digitais, o livro digital e sobre difusão do conhecimento são reelaboradas para uma compreensão singular sobre a difusão social do conhecimento como subjetivação dos sujeitos de relações institucionais acadêmicas e que mesmo inseridos no contexto de relações de micropoder afirmam a si mesmos com a possibilidade não só de difundir conhecimento, mas também de conhecerem a si mesmos, por isso indo além da instrumentalidade do objeto livro acadêmico digital. As bases teóricas foram as categorias subjetivação e micropoder a partir da obra de Michel Foucault e os objetivos foram expor a minha compreensão sobre a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica, exemplificada pela vivência da Editora Universitária e do programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Para isso realizando uma descrição analítica do funcionamento da Editora Universitária; depois apresentando algum referencial teórico sobre tecnologia digital, livro acadêmico digital e difusão social do conhecimento; e para enfim expor sobre como entendo a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica.
- ItemA Interoperatividade do Sujeito como Condição da Governança e da Democratização da Informação(2017-09-01) Almeida, Djalma FiuzaComo se dá o Acesso à Informação pelo Sujeito (Subjetivo) e qual a sua relação com a Governança e a Democratização da Informação? Esta Tese articula uma literalidade que estabelece um sentido possível para estas questões temáticas. Aponta mais para a autoria e autorização, capaz de articular sentido, para além de um mero rigor puramente científico, em razão de que o Sujeito visado nesta tese não se reduz ao puro sujeito epistêmico da Ciência. O que não implica em demérito a este último (Sujeito Epistêmico), mas uma demarcação necessária de minhas elaborações, parte significativa da Tese que, entre outras questões, tem a particularidade de enfrentar o problema da instância da escrita, do acordo da textualidade, do desafio da formalização, porém, como um Saber, que se autoriza a partir de uma escritura sobre a coisa simbólica, sobre a Interoperatividade enquanto uma condição do Sujeito e seus potenciais de significação. Trata-se, então, das relações possíveis e irredutíveis de operações dos Sujeitos (Subjetivos) diante de estruturas capitalistas, político-institucionalizada, jurídicas, instrumentais, funcionais e, principalmente, simbólicas; de informações dispostas ideologicamente na sociedade de hoje, profunda e tecnicamente informatizada. O que exigiu um aprofundamento epistemológico, uma crítica e um deslocamento de sentido, uma vez que, originalmente, estava circunscrito a uma pragmática científica nos termos da Interoperabilidade e do “Acesso à Informação”, com todo peso que se fazia recair nos aspectos instrumentais, lógico-operacionais, na idealização de um sujeito formal epistêmico tratado sob uma perspectiva cientifica moderna. Tratarei da subversão do sentido de Acesso à Informação, saindo de uma pretensão de conceito para uma condição de Significante do Sujeito, dando lugar ao papel da subjetividade, como condição fundamental para emancipação dos Sujeitos na busca/luta por liberdade enquanto um ideal, desenvolvendo, enquanto Tese, o arcabouço teórico que fundamenta o sentido da Interoperatividade do sujeito como condição da Governança e da Democratização da Informação.