Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Orientador "Silva, Francisca de Paula Santos da"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA participação da Bahiatursa na rede turística do estado da Bahia (1968 - 2006)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-09) Silva , Núbia Anunciação da; Silva, Francisca de Paula Santos da; Martins, Luciana Conceição de Almeida; Sá, Natalia Coimbra deO objetivo desta pesquisa é analisar a participação da Bahiatursa na rede turística do Estado da Bahia, no período de 1968 a 2006, cujo escopo é construir conhecimentos sobre as políticas públicas para o turismo e a gestão da Bahiatursa, visando identificar as ações desta instituição que promoveram o desenvolvimento o turismo na Bahia. Os dados foram levantando em fontes primárias, em jornais como A Tarde, Diário de Notícias e Jornal da Bahia da época, e em relatórios da Bahiatursa. Por meio desta instituição, foram criadas diretrizes, planejamentos e promoções, fazendo com que a Bahia se tornasse conhecida nacional e internacionalmente.
- ItemFestival alternativo Palco do Rock e sua importância para o turismo de eventos de Salvador-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-16) Santos, Carine Nascimento dos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Silva, Emilia Maria Salvador; Gomes Sobrinho, LirandinaEste trabalho consiste em construir conhecimento sobre o evento alternativo artístico-cultural que ocorre desde 1994 em Salvador-Bahia, o Palco do Rock. A pergunta disparadora é: como este evento vem acontecendo em um contexto da Terra do axé? Isto pode significar um ato de resistência, tendo em vista que ele acontece há 22 anos. Assim sendo, tem-se como objetivo analisar o caso do evento Palco do Rock, identificando o seu potencial para o turismo de Salvador. Como objetivos específicos: verificar a organização e gestão do evento artístico-cultural; identificar o perfil do público do Palco do Rock, destacando o do turista; compreender a relação dos organizadores do evento e o apoio de órgãos públicos do Estado da Bahia, especificamente a SETUR, SALTUR e SECULT. Trata-se de pesquisa qualitativa de estudo de caso simples. E teve como resultado a confirmação de que o evento Palco do Rock, com muito esforço de seus gestores e organizadores, além da falta de suporte adequado dos órgãos do Estado, por atrair milhares de pessoas, pode ser considerado um evento de grande porte e com potencial, que sendo valorizado por ambas as partes pode ser apresentado como produto turístico.
- ItemMarketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Souza , Karoliny Lacerda de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Oliveira, Fabiano VianaO presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.
- ItemO misticismo como fator de desenvolvimento do turismo: estudo sobre a Fundação Terra Mirim, Vale do Itamboatá, Simões Filho – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Ramos , Acsa da Silva; Carneiro , Elaine dos Santos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sousa, Leliana Santos de; Santos, Revecca OliveiraHoje, em 2012, é possível observar uma tendência humana de se aglomerar em grandes cidades. Isto se deve principalmente ao fato da correria rotineira e aceitação sem questionamentos de um modelo social de consumo desenfreado. Assim, o turismo e o misticismo, que são concepções que visam a sustentabilidade, surgem como alternativa que permite ao indivíduo a possibilidade de se distanciar de seu cotidiano, se configurando como uma necessidade para o bem-estar. Neste sentido, as viagens turísticas são meios utilizados como fuga temporária da rotina de trabalho e da neurose urbana habitual. Partindo dessas constatações, nota-se uma crescente tendência de busca por destinos que cultivem princípios baseados nas práticas do desenvolvimento sustentável. As comunidades místicas estariam inseridas neste universo de possibilidades pertencentes a esta inclinação. Sendo a Fundação Terra Mirim (FTM), localizada no Vale do Itamboatá, Simões Filho – Ba, uma comunidade com estas características, este estudo objetiva analisar o misticismo como fator motivador para o desenvolvimento da atividade turística no local. Neste contexto, a FTM, que tem fundamentação a prática mística do Xamanismo configura-se como um destino potencial para atender essa busca espiritual no ambiente natural. O resultado da pesquisa são considerações e reflexões a cerca do objeto de estudo, pontuando suas principais características e seus possíveis impactos levando em consideração sua harmonização com os princípios da sustentabilidade, deixando margem para posteriores estudos.
- ItemTurismo e redes sociais digitais: novas propostas de marketing das agências de viagens(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Freire , Vinícius de Albuquerque; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Déjardin, Isabelle PedreiraAs redes sociais de relacionamentos pela internet cresceram vertiginosamente, nos últimos anos. As pessoas buscam cada vez mais construir redes sociais de familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos através dos novos espaços virtuais que têm sido criados. A criação de um espaço virtual onde é possível dialogar sobre diversos assuntos transformou o consumo de forma irreversível. O consumo do produto turístico também se modificou, já que hoje é possível ter uma prévia do destino a que se objetiva conhecer, pelas facilidades que a internet propõe. Nesse sentido, o profissional de turismo também se transforma, adaptando-se às novas condições a que o marketing das agências de viagens está submetido, por força de um novo consumidor. As redes sociais estão dentre as principais ferramentas que as agências de viagens estão utilizando, muito embora ainda não conscientes sobre as potencialidades desses novos meios de comunicação. O presente estudo verifica o uso das agências de viagens filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e situadas na cidade de Lauro de Freitas, Bahia
- ItemTurismo pedagógico: potencialidades e práticas no Centro Histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-13) Amorim , Jamille de Santana Miranda; Silva, Francisca de Paula Santos da; Beltrão, Olívia Nolasco; Vieira, Regina Lucia BastosO Turismo Pedagógico configura-se como ferramenta utilizada por instituições de ensino com finalidade de alargar o conhecimento adquirido pelo estudante em sala de aula, constituindo-se como um nicho de mercado para agências de viagens, principalmente em cidades históricas. Diante disto, o presente estudo de caso tem por objetivo analisar o Centro Histórico de Salvador como locus para o Turismo Pedagógico, avaliando sua potencialidade e práticas desenvolvidas no local. Para tanto, foram levantados alguns atrativos com potencial para o desenvolvimento de atividades educativas, além de entrevistas realizadas em instituições de ensino que executaram visitas com este fim e em agências de viagens e turismo, no caso, operadoras de receptivo, que atuam no mercado de Turismo Pedagógico em Salvador. Identificou-se que o Centro Histórico de Salvador é um local em potencial para atividades educativas devido aos seus atrativos, que permitem a abordagem de variadas áreas do conhecimento como história, arte, cultura, literatura, dentre outras. Concluiu-se que este atrai instituições de ensino fundamental e médio de municípios baianos e outros estados, bem como a presença de agências de viagens que desenvolvem práticas educativas de forma ampla e interdisciplinar.