Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Orientador "Cruz, Elizeu Pinheiro da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs atividades prático-experimentais no cotidiano escolar: um olhar para o PIBID de biologia de uma escola de Caetité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Burgos, Cristina Maria de Jesus de; Cruz, Elizeu Pinheiro da ; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Silva, Gabriele Marisco daEsta investigação problematiza a maneira como o PIBID atuou na configuração dos modos de ensinar Biologia no CETEP do Sertão Produtivo no período de julho de 2011 a fevereiro de 2014. Tendo em vista a natureza do problema a ser desvelado, realizou-se uma pesquisa qualitativa, e, para a produção dos dados da pesquisa, o estudo se inspirou na etnografia. O instrumento utilizado na coletada dos dados foi o Questionário online. Para fins de organização, análise e interpretação dos dados coletados sobre as experiências e as ações desenvolvidas no contexto do projeto do PIBID em tela, a abordagem metodológica fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A ancoragem teórica da pesquisa é a perspectiva de educação como uma prática de atenção, e não de transmissão, como um prolongamento, alongamento, continuidade da vida de Tim Ingold (2010, 2015, 2015a, 2020). O referencial teórico-metodológico utilizado dá sustentação à temática da pesquisa, a saber, às “Práticas docentes”. Os resultados sugerem indícios de que o projeto do PIBID em estudo tem permitido incorporar a prática docente na formação inicial, a partir do contexto escolar e, desse modo, tem favorecido a formação de professores reflexivos sobre sua prática pedagógica. O estudo revela, ainda, que o projeto do PIBID em análise conduziu suas atividades no CETEP do Sertão Produtivo por meio de um ensino diferenciado, pautado, principalmente, na inserção de atividades prático-experimentais, impactando positivamente o ensino e o aprendizado da Biologia naquela ocasião. O Produto Educacional desta pesquisa é um Guia de Atividades Prático-Experimentais em Citologia que objetiva subsidiar os professores de Biologia do Ensino Médio no desenvolvimento de atividades prático-experimentais sobre células durante as aulas.
- ItemConflitos ambientais em uma sequência didática: o caso da Linha Ferroviária de Integração Oeste -Leste (FIOL) na comunidade de Curral Velho, Caetité - Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-15) Souza, Maria Lúcia Pereira da Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Jezler, Caroline NeryO presente texto dissertativo busca apresentar a proposta de pesquisa: Conflitos Ambientais em uma Sequência Didática: O caso da Linha Ferroviária de Integração Oeste-Leste (FIOL), desenvolvida na comunidade de Curral Velho, em Brejinho das Ametistas, município de Caetité/Ba, com o objetivo de identificar os conflitos socioambientais e socioculturais decorrentes do processo de implementação da ferrovia na região, que culminou na elaboração de um produto educacional de educação ambiental, através de uma sequência didática ancorada na abordagem multiespécie de Anna Tsing e Donna Haraway e do Bem-Viver de Alberto Acosta. Desenvolvida de forma interdisciplinar com respaldo teórico metodológico na BNCC, DCRB e Teorias sócio-interacionistas de Vygotsky. De inspiração etnográfica, a pesquisa envolveu a escola, comunidade e empresa, questões importantes foram pontuadas no escopo do texto: como desapropriação de terrenos, poluição, devastação de áreas verdes, erosão, alteração de mananciais de água doce, interrupção de abastecimento de água, perdas da horticultura e da criação de animais, dentre outros. De cunho interdisciplinar, a educação ambiental foi desenvolvida na escola, de maneira integrada, pautada nas vivências e práticas cotidianas com as questões da comunidade, no qual os educandos, através da investigação, observação, percepção e atenção, realizaram atividades direcionadas a aquisição e compreensão de conteúdos essenciais para vida. As atividades foram distribuídas em temáticas, divididas em duas etapas e vários momentos, em que os discentes puderam problematizar e discutir conteúdos envolvendo as questões ambientais com metodologias diversificadas e lúdicas, que deu origem a sequência didática como Produto Educacional.
- ItemDesapropriações e reconquistas: apontamentos para pensar a educação ambiental em sertões da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Alves, Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Shaw, Gisele Soares Lemos; Crusoé, Nilma Margarida de CastroOs estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.