Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Orientador "Araújo, Ginaldo Cardoso"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConexões interdisciplinares nos itinerários formativos do novo ensino médio em uma escola pública de um município baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-05) Nascimento, Regiane da Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso; Carvalho, Eliana Marcia Dos Santos; Silva, Catarina Malheiros daEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas interdisciplinares nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, em uma escola pública localizada no município de Lagoa Real, Bahia, e sua contribuição para a qualidade do Ensino Médio no contexto estadual e local. Para tanto, a pesquisa envolve a investigação das diretrizes e políticas educacionais que embasam a reforma do Ensino Médio no Brasil, com foco na Bahia e na escola investigada, identificando suas implicações para a efetivação de uma prática interdisciplinar na escola. Além disso, mapeou-se os itinerários formativos oferecidos pela escola investigada, destacando as áreas de conhecimento abordadas e os enfoques interdisciplinares presentes. A pesquisa investigou, também, as percepções e práticas dos docentes em relação à interdisciplinaridade nos itinerários formativos, utilizando questionário e entrevistas semiestruturadas com os professores da escola como principais instrumentos de produção de dados. Além disso, realizou-se o estudo documental para completar a produção de informações sobre o objeto em estudo. Os resultados da investigação apontam que, embora haja valorização da interdisciplinaridade por parte dos docentes, sua aplicação ainda enfrenta desafios, como a ausência de tempo comum para planejamento coletivo entre as áreas, a sobrecarga de trabalho e a limitação de materiais didáticos específicos. Apesar disso, também foram identificadas experiências significativas de práticas interdisciplinares em andamento, especialmente nas áreas que compartilham espaços de formação contínua e encontros regulares de planejamento. Com este estudo espera-se contribuir para o debate sobre a melhoria da educação no Ensino Médio, promovendo práticas mais integradas e interdisciplinares que possam enriquecer a experiência educacional dos estudantes. O produto educacional oriundo desta pesquisa compreende um conjunto de Sequências didáticas para os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio em uma perspectiva interdisciplinar.