Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité por Orientador "Rego, Adriano Eysen"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte-educação nos processos formativos de crianças e adolescentes na OPA em Senhor do Bonfim – BA(2019-07-25) Araújo, Jaqueline Oliveira; Rego, Adriano Eysen; Silva, Reginaldo Carvalho da; Cordeiro, Márcia de FreitasTrata-se de uma pesquisa que propõe uma reflexão acerca da Organização de Pesquisa e Prática em Artes Zé da Almerinda (OPA), uma Organização Não Governamental (ONG), que fica situada no distrito de Igara, a 11 km do município de Senhor do Bonfim – BA. Espaço não formal de educação, que realiza atividades que envolvem várias formas artísticas (Dança, Teatro, Literatura e Música), com o intuito de colaborar para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Dessa maneira, possibilita que os alunos e as alunas, a partir dessas vivências, tornem-se sujeitos críticos, reflexivos, sensíveis e protagonistas na sociedade na qual estão inseridos. A implicação desta pesquisa foi analisar a trajetória e vivências dos (as) professores (as) diante das práticas de arte-educação, na perspectiva da educação do sensível, realizadas pela OPA e investigar de que forma estas vivências reverberam nos processos formativos dos (as) envolvidos (as). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa e método de investigação colaborativo com inspiração no estudo de caso. Para a construção dos dados foram organizadas sessões reflexivas e entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) da ONG – sendo eles (as) ex-alunos (as) da instituição. Para interpretação dos dados utilizamos a análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). É uma pesquisa de característica multirreferencial por reconhecermos a complexidade e a ambivalência do lócus pesquisado. Este estudo ancora-se, teoricamente, na arte-educação como aponta Duarte Júnior (1988; 2000; 2012), em processos formativos, de acordo com Freire (1993; 1996; 2004) e na análise dos dados discutimos com Maffesoli (1996; 1998; 2010) na busca da compreensão sobre o ser da socialidade que compõe a OPA. Fruto dos dados da pesquisa e na busca do agir colaborativo, fizemos um levantamento sobre a necessidade de realizar formações com os (as) envolvidos (as) com a instituição e a partir das “vozes” que emergiram no caminhar da pesquisa. Nessa perspectiva, construímos a proposta Piloto em diálogo com os (as) participantes da pesquisa para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da OPA, onde buscaremos organizar as atividades realizadas pela instituição, promovendo formações e parcerias que possam colaborar com o fortalecimento da rede e contribuir com as demandas existentes na ONG. Dessa forma, buscamos firmar parcerias com instituições já existentes nas esferas federal, estadual e municipal (CRAS, CREAS, Juizado de Menores, Secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação, Cultura e Esporte, dentre outras) para que elas possam tornar-se possíveis colaboradores e coparticipantes da OPA.
- ItemCorpo tecnológico: uso criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem(2020-10-29) Ferreira, Gerinaldo Santos; Rego, Adriano Eysen; Xavier, Raimundo Claudio; Amorim, Ricardo José Rocha; Cordeiro, Marcia de FreitasNo mundo atual, de constantes transformações, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm sido relevantes no processo formativo dos sujeitos. Nesse sentido, esta pesquisa abordou sobre a imersão do corpo contemporâneo, que detém os meios de informação e comunicação como extensão de sua presença no mundo, em situações e contextos tecnológicos, onde a sala de aula pode contribuir na construção de um ambiente criativo e interativo, motivando docentes e discentes à produção de conhecimentos. Dessa forma, questionamos: como potencializar a participação de estudantes e professores(as), enquanto dimensão de corpo tecnológico contemporâneo, na realização de atividades cotidianas de sala de aula, promovendo o uso criativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação? Teve como objetivo compreender como a imersão do corpo tecnológico contemporâneo, a partir da construção e uso criativo e colaborativo de objetos de aprendizagem, pode potencializar o envolvimento de estudantes e professores(as) do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Antônio Bahia, do município de Conceição do Coité-BA, com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em atividades cotidianas de sala de aula. Para tanto, adotamos como metodologia a abordagem qualitativa (MINAYO 2002; PRODANOV e FREITAS, 2013), do tipo colaborativa (IBIAPINA, 2008), fundamentada no Interacionismo Simbólico (BALDANZA e ABREU, 2011), com a utilização das técnicas de levantamento de dados: o questionário, a observação participante e a entrevista estruturada com relatos de experiência. Como produto final, foi desenvolvido um site, onde foram disponibilizados os Objetos de Aprendizagem produzidos pelos(as) colaboradores(as) da pesquisa fim de serem compartilhados como recursos pedagógicos e estudos acerca das tecnologias digitais na realização de atividades em sala de aula. Esta pesquisa possibilitou-nos compreender que a imersão do corpo tecnológico contemporâneo, a partir da construção e uso criativo e colaborativo de objetos de aprendizagem, apresenta-se como oportunidade para reconhecimento desse corpo e suas potencialidades com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em atividades cotidianas de sala de aula. Em suma, queremos ressaltar que este estudo promoveu um maior envolvimento de estudantes e professores(as) para o uso criativo e colaborativo das TDIC no processo de ensino e aprendizagem.
- ItemA encantaria da linguagem literária na práxis pedagógica numa perspectiva de multiletramentos(2020-12-21) Araujo, Poliana Silva; Rego, Adriano Eysen; Eluf, Cristina Arcuri; Barros, Flavia Aninger deEste estudo situa-se no âmbito das pesquisas que discutem o ensino da literatura numa perspectiva dos multiletramentos, observando as transformações culturais e identidades presentes na contemporaneidade. Tem como objetivo compreender como professores(as) de Ensino Médio utilizam as mídias digitais nas suas práticas pedagógicas para o trabalho com a literatura na perspectiva dos multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com professores(as) de Língua Portuguesa e Literatura, da Rede Estadual, do Ensino Médio, de Conceição do Coité/BA. A questão que nos moveu foi: como os(as) professores(as) podem contribuir para o letramento literário de seus(as) alunos(as), através de práticas que envolvam os multiletramentos potencializados pelas mídias digitais? Para o desenvolvimento deste estudo, discutimos as seguintes categorias teóricas: identidades e transformações culturais na contemporaneidade (BAUMAN, 2005; HALL, 2003; LIPOVETSKY, 2011); letramentos (SOARES, 2009; STREET,2014; KLEIMAN, 2006); multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2013); leitura e literatura como instrumentos indispensáveis para a educação da sociedade (CANDIDO, 1972; COSSON, 2018; COLOMER, 2007). A partir da abordagem qualitativa, desenvolvemos uma pesquisa colaborativa (IBIABINA, 2008), de inspiração etnográfica (ANDRÉ, 1978). O convívio com professores(as) no contexto escolar pôde proporcionar o entendimento sobre os desafios que enfrentam esses(as) docentes, ao serem chamados a ampliar o leque de possibilidades de leitura e de escrita para tornar as aulas de literatura mais significativas, a partir do uso de mídias digitais. Os avanços tecnológicos e a grande influência das tecnologias da informação e da comunicação e as questões multiculturais têm exigido do ensino da linguagem e da literatura, enfoques de leitura que considerem os aspectos colaborativos, híbridos e polissêmicos dos textos literários. Para tanto, precisou implicar-se com as tecnologias possibilitando a si mesmo e a seus(as) alunos(as) experienciar a leitura e a produção de textos literários multimodais e multissemióticos. Este estudo pôde contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades de utilização das mídias digitais nas aulas e a problematização das práticas que envolvem os estudos de Literatura na educação básica, no contexto da cultura digital, bem como sua contribuição social, cultural e política para ampliar os letramentos dos(as) alunos(as).
- ItemO ensino da geografia potencializado pela literatura baiana: (des)leituras e aprendizagens sobre imagens de campo e cidade na Bahia no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, sertões baiano(2022-04-22) Gordiano, Maria Aparecida de Oliveira; Rego, Adriano Eysen; Castro, Jânio Roque Barros de; Valverde, Tércia CostaGeografia e Literatura trazendo possibilidades dialógicas e um desses caminhos são abordagens conceituais, sobretudo paisagem e lugar. Nesta pesquisa, propomos discutir sobre o ensino da Geografia em diálogo com a Literatura Baiana numa perspectiva de (des)leituras e novas aprendizagens sobre imagens de campo e cidade da Bahia no Colégio Estadual José Leitão Santaluz-BA. A questão norteadora apresenta-se da seguinte maneira: de que forma o diálogo entre a Geografia e a Literatura pode ressignificar a aprendizagem dos(as) alunos(as) a partir das discussões sobre espaços do campo e cidade da Bahia representados em obras literárias Baianas? Nessa perspectiva, a correlação da Geografia com a Literatura pode contribuir de forma significativa, dinâmica e inovadora para o ensinoaprendizagem da Geografia. A investigação teve como aporte metodológico a abordagem qualitativa colaborativa. As (des)leituras sobre imagens de campo e cidade no ensino-aprendizagem da Geografia foram realizadas a partir de alguns romances da Literatura Baiana como Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho; Cascalho, de Herberto Sales; Grito da Terra, de Ciro de Carvalho Leite; As Aparições do Dr. Salu e Outras Histórias, de Guido Guerra e As Voltas da Estrada, de Xavier Marques. Os instrumentos utilizados são os seguintes: questionário, entrevistas, observações participantes e produções de narrativas dos(as) alunos(as) colaboradores(as) da pesquisa. A proposta de intervenção ocorreu no Colégio Estadual José Leitão com estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Médio a partir das oficinas nas quais realizamos análises de trechos das obras citadas além do conto Como um velho Saveiro, de Osvaldo Dias da Costa e os seguintes poemas: Bahia, de Firmino Rocha; O Sertão, de José de Oliveira Falcón; Ruinas de sonhos, Lembranças de um Vaqueiro e Galopes Selvagens, de Adriano Eysen. Como produto, foi criado uma página no Instagram com a participação dos(as) alunos(as) em parceria com a escola para divulgar e socializar as suas produções, com o propósito de incentivar outros(as) jovens à leitura e à criação literária, bem como lhes oportunizar uma formação crítica.
- ItemA lírica existencialista na poesia de Antonio Brasileiro(2017-12-14) Oliveira, Leila de Lima; Rego, Adriano Eysen; Oliveira, Lílian Almeida; Mascarenhas, Andrea dos SantosEste trabalho busca analisar a poesia do autor Antonio Brasileiro, visando examinar os liames de uma lírica a qual apregoamos ser “existencialista”. A abordagem atenta necessariamente para postulados dentro da modernidade, bem como se fizeram necessárias leituras de textos que dialogam especialmente com a filosofia –, destacamos assim a importância das contribuições de Ernst Cassirer e Albert Camus. Para a análise poética, são relevantes os textos crítico-teóricos de alguns autores, a exemplo de Octávio Paz e Hugo Friedrich. Sua poética é soberanamente irmanada a um profundo sentimento de consternação ante ao “mundo dos homens”, mas que, ao mesmo tempo, consegue imprimir aquela possibilidade dada à poesia de arregimentar o mundo. Os poemas de Brasileiro são um convite a um possível e talvez necessário (re)encontro com nós mesmos. Artista versátil e de apurado rigor estético, Brasileiro é um poeta que entende a relevância da poesia ‒, ou o real valor que deve ou deveria dar-se ao poeta ‒, sobretudo num mundo carente de valores a que se ater. Poeta de grande expressão atual, cuja obra tem sido bem recebida tanto no Brasil como no exterior, para esta análise selecionamos três de seus mais relevantes trabalhos em poesia: Os três movimentos da sonata (1980), A pura mentira (1984) e Licornes no quintal (1989). Ainda outras publicações do autor compõem o corpus desta pesquisa, dentre as quais, seu mais recente livro, Lisboa 1935 (2015).
- ItemRepresentações da identidade e da cultura afro-brasileiras nas narrativas da história e da literatura nos livros didáticos(2020-09-30) Silva, Kattylâne Araujo; Rego, Adriano Eysen; Carvalho Filho, Jose Ernane Carneiro; Muniz, Márcio Ricardo CoelhoEste trabalho propõe discutir as formas de representação da identidade e da cultura afro-brasileiras apresentadas aos estudantes do Ensino Médio nos livros didáticos de História e Literatura, adotados através do PNLD de 2018, no Colégio Estadual Wilson Lins no município de Valente-BA. A proposta dessa pesquisa é compreender como as representações identitárias e culturais influenciam na construção e/ou desconstrução de estereótipos responsáveis pela perpetuação de discursos e práticas discriminatórias sobre o afrodescendente, suas culturas e identidades. Nesse sentido, é importante ressaltar que o conceito de representação é aqui entendido como um meio pelo qual se constroem, a partir de leituras e práticas, em sala de aula, um sentido para os processos plurais e, por vezes, contraditórios que moldam a sociedade (CHARTIER, 1998). Portanto, o diálogo entre as narrativas históricas e literárias, que, enquanto construções socioculturais, são representações que se referem à vida e que a explicam (PESAVENTO, 2006), deve ser realizado constantemente, tanto no âmbito acadêmico quanto no escolar. Pretendemos, assim, problematizar tais representações ao longo da pesquisa a partir desse diálogo, entendendo a inter-relação entre História e Literatura como algo inerente às disciplinas, uma como matéria da outra (GROSSMANN, 1982). Dessa forma, a inter/poli/transdisciplinaridade (MORIN, 2003) é parte importante do trabalho, uma vez que possibilita ampliar o olhar acerca da multiculturalidade e plurirracialidade da nossa sociedade (GOMES, 2009), contribuindo para pensar criticamente como foi e como vem sendo (des)construída a história sobre a identidade e cultura afro-brasileiras. Sob esse viés, o caminho metodológico escolhido é o da abordagem qualitativa através da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para que, a partir das reflexões e problematizações realizadas ao longo da pesquisa, elaboremos proposições curriculares de forma colaborativa com os(as) estudantes sobre a temática discutida, com ênfase na formação/afirmação de suas identidades (HALL, 2006), destacando o seu protagonismo enquanto sujeitos críticos e plurais.