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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Aquino, Maria Sacramento"
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- ItemA articulação de uma proposta de formação de professores (as) a partir do diálogo com os sujeitos da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus Da Lapa-BA(2015-09-29) Custodio, Junio Batista; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Ferreira, Adir LujizA presente investigação teve como objetivo geral articular uma proposta de formação continuada de professores a partir do diálogo com os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Bom Jesus da Lapa-BA. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios teórico-metodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à permanência e ao abandono e; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. O processo investigativo foi organizado em duas fases, apoiando-se nos pressupostos da abordagem qualitativa sob as bases epistemológicas da Pesquisa-Ação. Na fase exploratória, participaram como sujeitos da investigação: 5 (cinco) alunos que abandonaram a EJA, 5 (cinco) alunos frequentando turmas de EJA, matriculados em escolas municipais, secretário municipal de educação e coordenadora geral da EJA na Rede. Na segunda-fase, compreendida como o desenvolvimento da ação propriamente dita, participaram 35 (trinta e cinco) professores (as) da Rede Municipal de Ensino que atuam com essa modalidade educacional. A construção e operacionalização do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa-ação, possibilitou discutir os referenciais históricos, políticos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a multiciplicidade de saberes docentes, debater e implementar propostas e atividades pedagógicas para estimular a permanência do educando da EJA na escola e fortalecer o papel do professor enquanto investigador de sua própria prática. Acreditamos que o processo formativo serviu para reconfigurar o campo da EJA enquanto modalidade, colocando a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemO círculo de cultura no processo de conscientização dos sujeitos da educação de jovens e adultos na construção da cidadania planetária(2018-06-29) Machado, Soraia Sales Baptista da Costa; Aquino, Maria Sacramento; Sales, Kathia Marise Borges; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Antônio Pereira; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEm sua inserção no mundo, os sujeitos da EJA, como todos os habitantes do planeta, vivem a convocação atual e urgente de rever a relação ser humano-mundo, fundamentalmente, por uma questão de sobrevivência. A consciência da cidadania planetária se apresenta como uma possibilidade profícua de construção de uma relação sustentável crítica. Este estudo objetivou investigar a possibilidade de aplicação pedagógica do Círculo de Cultura, intentando contribuir com o processo de construção da cidadania planetária pelos sujeitos da educação de jovens e adultos, através do processo de desenvolvimento da conscientização na perspectiva freireana. Para tal intento, foi construída uma proposta de mediação democrática, crítica e reflexiva, tendo como eixo o diálogo. No percurso da fundamentação teórica, a EJA foi abordada na sua luta pela cidadania, nascida nos movimentos populares, e em sua busca pelo direito negado ao acesso à educação. A compreensão sobre a cidadania planetária, o processo de conscientização e o Círculo de Cultura foram tratados de forma articulada e inter-relacionada, como prerrogativa para um verdadeiro empoderamento dos sujeitos da EJA. O Círculo de Cultura foi abordado adentrando em seus aspectos fundantes, na clareza da sua importância e do desafio que representa como vivência metodológica no âmbito da EJA. Na visão da cotidianidade como aspecto essencial da práxis educativa, voltada para a transformação da realidade vivida, o lócus da pesquisa, como espaço de trabalho da pesquisadora, foi definido intencionalmente, como legítimo e profícuo para a investigação e ação pretendidas. Para esta proposição de intervenção, a caminhada investigativa foi trilhada através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, referenciando-se nas bases epistemológicas da pesquisa-ação, na qual foi construída uma proposta metodológica vivenciada em Círculos de Cultura norteada pela indagação instigativa: O Círculo de Cultura, enquanto prática metodológica de desenvolvimento da conscientização, na perspectiva freireana, pode contribuir para a formação da cidadania planetária? Dentro da abordagem metodológica da pesquisa-ação, também foram realizadas a observação participante e o diário de itinerância. O grupo focal foi vivenciado após os Círculos com o intuito de avaliá-los. Ao final do processo investigativo, conclui-se que o Círculo de Cultura, enquanto metodologia didática, contribuiu no processo de conscientização na constituição da cidadania planetária. Para análise dos dados coletados, foram definidas as categorias: 1. o círculo de cultura como prática dialógica; 2. o processo de conscientização e 3. a cidadania planetária como práxis, considerando o quadro teórico utilizado e as emergências do campo. A contribuição à sociedade e à área é uma proposta metodológica que utiliza os Círculos de Cultura sob a perspectiva freireana na construção da cidadania planetária.
- ItemO componente curricular da EJA no projeto dos cursos de língua estrangeira da UNEB: uma perspectiva para a emancipação(2015-09-01) Viñal Junior, José Veiga; Aquino, Maria Sacramento; Oliveira, Maria Olivia de Mattos; Ventura, Jaqueline PereiraEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar o lugar da EJA nos Cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira da Universidade do Estado da Bahia. A motivação partiu das minhas implicações enquanto professor do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola da referida instituição, ao perceber a ausência do componente curricular da EJA no currículo dos referidos cursos, as consequências, e a não inserção dos alunos do estágio supervisionado com turmas da EJA na educação básica. Para tanto, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, especificamente da pesquisa-intervenção desenvolvida por Chizzotti (1991). Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, promovemos oficinas de formação, a princípio, para os professores de estágio, também entendemos necessário abarcar os alunos de estágio, professores e alunos da EJA do ensino básico. Nesse contexto, recorremos a análise de conteúdos para as discussões, e reflexões em torno dos dados recolhidos nas ações desenvolvidas junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Como impacto da investigação já visualizamos uma visão mais sensível junto aos pesquisados em relação à necessidade da inserção do componente da EJA dentro dos projetos dos cursos de LE da UNEB, bem como da importância social do ensino de línguas para as pessoas da EJA e suas relações para a promoção de processos de emancipação. As primeiras evidências apontam que a lacuna da EJA nos cursos de licenciatura em língua estrangeira da UNEB resulta da ausência desta modalidade de ensino na formação dos professores que atuam no Ensino Superior. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os cursos de Licenciatura Língua Estrangeira não só da UNEB, mas também com outras instituições de ensino superior que ofertam cursos de formação de professores nas áreas de língua estrangeira.
- ItemDemandas e desafios da docência na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador – CASE/SSA: professores/as que atuam na escolarização de jovens em privação de liberdade(2016-11-30) Almeida, Rita de Cassia Alves Neiva; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Neves, Bárbara Coelho; Pereira, AntonioA educação escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas privados de liberdade é um direito assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/90) e se constitui como um dos eixos fundamentais do atendimento socioeducativo. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a docência e as demandas dos/as professores/as que atuam na escolarização de adolescentes e jovens em privação de liberdade na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador - CASE SSA. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1996), (2014), Castel (1998), Laffin (2006), Gatti (2008), Arroyo (2006), Sacristán (1999), Gomes (2001), Tardif (2002), (2014), entre outros. Em função dos objetivos propostos, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Para coleta e produção de dados, documentos foram analisados, utilizamos questionário e realizamos grupo focal com 06 docentes que atuam na CASE SSA. Para tratamento dos dados coletados, recorremos à análise de conteúdo a partir de Bardin (1977). Constatamos que a maioria dos alunos atendidos no contexto investigado apresenta defasagem em relação à idade escolar, sendo um número considerável de analfabetos. Percebemos nesse contexto um perfil docente atuante, que se relaciona com o mundo como “sujeito de ocorrência, que não apenas constata o que ocorre, mas também busca intervir”. Todos/as os/as docentes que participaram do estudo possuem graduação em áreas distintas, não específicas em socioeducação. A opção por ser professor/a nesse contexto, assim como os significados atribuídos à docência nesse espaço, se apresentou de forma diferente entre o mesmo grupo de professores/as participantes da pesquisa. No entanto, percebemos que suas ações educativas, ao mesmo tempo em que carregam um significado pessoal, também se mostraram relacionadas a uma responsabilidade social. Em relação às particularidades da docência nesse contexto, evidenciaram-se as categorias segurança e normas de segurança do espaço, emocional e motivacional dos alunos e relação professor e aluno (respeito dos alunos pelos/as professores/as). Na busca pelo entendimento das demandas dos/as professores/as que atuam nesse espaço, constatamos que são muitas as necessidades, entretanto, destacaram-se as relacionadas à formação prévia e continuada dos/as docentes.
- ItemA EJA na educação não formal - ecoalfabetização como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morros de Higino – Jussara - Bahia(2016-11-30) Dourado, Daniela Lopes Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Mutim, Avelar Luiz B; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa apresenta estudos na Educação não formal a partir da Educação Popular com o objetivo de analisar as possibilidades da Ecoalfabetização na EJA com perspectivas de fortalecimento comunitário em Morros de Higino/ Jussara - BA. Os interesses por processos educativos fora da escola oportunizaram esta investigação, que a partir do encontro com a Associação Comunitária Mãe Bazu na Comunidade de Morros de Higino na Bahia e seus membros associados foi possível aprender e construir um programa de intervenção comunitária que proporcionou inúmeras aprendizagens, saberes e conhecimentos. Buscaram-se bases que amparassem o processo de busca e contribuíssem no percurso da pesquisa, recorrendo à compressão sobre Educação em seus níveis e espaços de atuação, aos fundamentos na Educação Popular e o conceito de cidadania e também aproximar-se da agroecologia, permacultura e experiências significativas que possibilitaram a orientação da Ecoalfabetização na EJA. Amparou-se nas ciências sociais, sendo de natureza etnográfica, modalidade investigativa e interventiva. A abordagem qualitativa e o método Pesquisa Participante foram fundamentais para uma pesquisa que envolveu diretamente todos os sujeitos com ideais comuns, fundamentado em Freire (1987), que anuncia o processo de formação em que todos aprendem independente do papel que assumam, seja educando ou educador. Exploraram-se os dispositivos de coleta de informações: observação participante roda de conversas, aplicação de atividades geradoras. Foi eleito o diário de campo como instrumento para coleta de informações. As análises foram de cunho interpretativo e reflexivo a partir da triangulação das informações. Concluiu-se que a Ecoalfabetização e os limites encontrados para o seu desenvolvimento se tornam um desafio possível, entendendo que a Ecoalfabetização como processo de aprendizagem encontra na Educação de Jovens e Adultos e na educação não formal amparo para se constituir, inventar e reinventar, sobretudo, compreende-se que a caminhada é longa, os estudos e as experiências vivenciadas denotam, o quanto pode florescer na relação participativa dos sujeitos com a Ecoalfabetização, mas também se reconhece que é um caminho possível, pois encontra nas pessoas o seu maior potencial, e no desejo o alimento para seguir em frente.
- ItemEntre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de geografia na educação de jovens e adultos-EJA em Serrolândia-Bahia(2016-11-29) Maia, Humberto Cordeiro Araújo; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, Wellington; Alves, Érica ValériaEste trabalho tem como objetivo principal investigar a prática docente em escolas do município de Serrolândia-BA, com foco no uso dos livros didáticos de Geografia na Educação de Jovens e adultos e identificar se os professores utilizam o Livro Didático na EJA; verificar se trabalham com o Livro de Geografia de forma contextualizada; perceber a influência deste recurso nas aulas de Geografia na EJA e construir Proposta Didático-Pedagógica para o ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da pesquisa, foram utilizados questionários semiabertos, além de observações dos espaços pesquisados, em especial salas de aula. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em cinco capítulos, os quais apresentam o percurso metodológico da pesquisa; algumas reflexões em torno da Educação de jovens e adultos e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de EJA; o uso do Livro Didático e o ensino de Geografia na EJA; a prática docente na Educação de Jovens e Adultos dos professores de Geografia do município; e, por fim, a Proposta Didático-Pedagógica para os Professores de Geografia da EJA, em Serrolândia-BA. Podemos afirmar que a presente investigação possui relevância para a comunidade local, sendo importante para o ensino de Geografia na perspectiva da EJA. Foram averiguadas as formas de utilização do Livro Didático, por meio de uma análise contextualizada no que se refere ao seu uso na modalidade de ensino em questão. Além disso, o produto final desta pesquisa – a Proposta Didático-Pedagógica desenvolvida para os professores de Geografia da EJA – dará subsídios para que os mesmos repensem suas práticas e adotem posturas capazes de tornar mais significativo o ensino na modalidade de ensino supracitada.
- ItemEntre grades e trancas: o currículo da educação de jovens e adultos do Conjunto Penal de Eunápolis.(2015-12-18) Souza, Maria Natividade Almeida de Jesus; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, WellingtonO presente estudo teve como objetivo compreender como se configuravam as orientações e proposições curriculares na Educação de Jovens e Adultos do Conjunto Penal de EunápolisBA. Para tanto, primou-se por conhecer as atividades e práticas educativas instituídas nessa unidade prisional. A partir da realidade diagnosticada e conhecimento construído no contexto da pesquisa, foi proposta a construção de princípios curriculares para Educação de Jovens e Adultos da Instituição, com a participação dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa estruturou-se com base na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, orientada pela Etnopesquisa. Os procedimentos de pesquisa constituíram-se na observação in loco, na aplicação de entrevistas semiestruturadas para os sujeitos da pesquisa, realização de encontros e palestras. Assim como, na Análise Documental da Proposta da EJA do CPE. Os aportes teórico-metodológicos deste estudo basearam-se nas teorias e perspectivas contemporâneas da materialização do currículo, na formação humana, educação vista como direito de todos, e na discussão das relações de poder microscópicas, que perpassam a política institucional das prisões e, fundamentalmente, do currículo. Este estudo também se enveredou pela legislação vigente, as diretrizes educacionais brasileiras e as recomendações internacionais de sustentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em âmbito geral e na educação prisional. Constatou-se por meio desta pesquisa que há avanços na construção legal que contempla e ampara a constituição de direitos à educação para jovens e adultos privados de liberdade. Contudo, perpassam pelos projetos e atividades educativas na EJA do CPE fragilidades no que tangem à garantia do direito e proposta curricular. Nesta perspectiva, crê-se que o desenvolvimento desta pesquisa dará visibilidade e subsidiará a implantação da EJA no Conjunto Penal, sob o reconhecimento de que os internos são sujeitos de direitos, e como tal precisam ser contemplados pelas políticas de educação de qualidade.
- ItemGênero, e sexualidade na organização curricular: intervenções colaborativas na formação dos sujeitos jovens e adultos(2017-12-05) Rosa, Naiara de Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica ValériaO presente estudo insere-se no campo das relações de gênero e sexualidade humana na Educação de Jovens e Adultos. A questão da pesquisa tem relevância pela possibilidade de construção formativa das temáticas através do contexto curricular da modalidade de EJA. Analisar as possibilidades de construção das temáticas com a Educação de Jovens e Adultos foi o objetivo geral da pesquisa. O lócus do estudo, foi a Escola Municipal São Gonçalo do Retiro em Salvador – Bahia, em colaboração com onze discentes e o docente da turma de EJA. Com a finalidade de compartilharmos espaços dialógicos das temáticas, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma metodologia de inspiração colaborativa, focada na construção e reconstrução de percepções das temáticas no processo de formação humana. E como estratégia para produção de dados, realizamos sessões coletivas de diálogo com os princípios da colaboração, a pesquisa-formação. A análise dos dados foi composta pela integridade das falas dos/as partícipes, com o suporte das referências de estudiosos/as que discutem as questões da pesquisa. O estudo aponta que espaços dialógicos relacionadas a gênero e sexualidade ainda encontram sérios impasses para efetivação de práticas formativas na modalidade. Contudo, os resultados demonstram possibilidades formativas, sistematização do currículo, nas relações atreladas à escola; pois é impossível desprender a escola dessas temáticas, por integrar a formação humana na conexão da construção do conhecimento em problematizações no contexto da EJA. Os espaços dialógicos interventivos possibilitaram desvelar nos dizeres e saberes dos/as partícipes suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente correlatos as temáticas. Assim, o estudo conclui que, para além da perspectiva de contribuir com o Projeto Político Pedagógico da escola lócus da pesquisa, o fato de termos vivenciado espaços formativos das temáticas com os/as partícipes da EJA foi a efetivação do objetivo central deste estudo. Neste sentido, foi provocado, sensações e inquietações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa que contempla gênero e sexualidade em colaboração com os sujeitos da EJA.
- ItemA práxis pedagógica do estágio supervisionado, em educação de jovens e adultos, do curso de pedagogia / Campus I UNEB: desafios e perspectivas(2015) Amorim, Maria Helena de Barros Moraes; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Alves, Érica Valéria; Rocha, Nívea Maria FragaEste estudo teve como temática o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, nas classes de Educação de Jovens e Adultos a partir de duas problemáticas: qual a experiência vivida pelos alunos estagiários na práxis pedagógica do estágio supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos? O estágio eleva a formação dos discentes em Educação de Jovens e Adultos – EJA e promove o surgimento de práticas educativas inovadoras? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar a experiência vivida por alunos estagiários na práxis pedagógica do estágio supervisionado, em Educação de Jovens e Adultos, do curso de Pedagogia do Campus I da UNEB, a partir dos Relatórios de estágio. Por isso, especificamente, refletimos sobre a compreensão de que os estagiários tinham da atividade de estágio; investigamos a ação metodológica que foi impressa ao processo de estágio; destacamos a relevância colocada pelos estagiários no momento de planejar, desenvolver e avaliar as ações de estágio empreendidas por educadores da Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Fundamental. Analisamos a percepção que os estagiários tem da ação pedagógica desenvolvidas junto ao campo experiencial, no momento de efetivar a ação do estágio supervisionado. Na parte metodológica destacamos a relevância do momento de planejar, desenvolver e avaliar as ações de estágio. A metodologia do trabalho foi baseada na pesquisa qualitativa, sendo esta fundamentada pelo estudo de caso múltiplo, que atentou para a influência das ações pedagógicas, para o crescimento pessoal e educacional, no momento de concretização da experiência participativa dos estagiários. Investigamos os principais desafios colocados no cotidiano da sala de aula, nas práticas de estágio supervisionado, apontando diretrizes curriculares para as ações e para os desafios encontrados. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores e teóricos que trataram da Educação Básica e especificamente da EJA. A análise dos dados recolhidos junto aos sujeitos efetivos deste estudo apresentaram contribuições relevantes para a construção e a consolidação de processos inovadores no trabalho de estágio, procurando a superação dos desafios apresentados por esta atividade de estágio, do curso de Pedagogia, do Departamento de Educação Campus I, da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador. Concluímos com três recomendações significativas que devem ser observadas, no caminho inovador da práxis do estágio supervisionado.