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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Alves, Érica Valéria"
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- ItemAnálise das orientações teórico/metodológicas do manual dos livros PNLD EJA/2014: uma contribuição para a formação do professor alfabetizador(2017-12-20) Bastos, Alene Batista; Alves, Érica Valéria ; Aquino, Maria Sacramento; Vitorino, César Costa; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
- ItemAnálise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Souza, Deise Mara Leite de; Alves, Érica Valéria; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em Salvador- Bahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemAnálise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?(2019-12-18) Pereira, Deise Mara Leite de Souza; Alves, Érica Valéria; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em SalvadorBahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
- ItemAvaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos(2017-05-22) Santana, Claudia Silva de; Alves, Érica Valéria; Santos, José Jackson Reis dos; Dantas, Tânia Regina; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
- ItemA construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA(2019) Madriz, Maria Eunice Souza; Alves, Érica Valéria; Farias, Luiz Marcio Santos; Silva, Ana Paula Conceição da; Almeida, Márcia Tereza FonsecaA construção do conhecimento é algo evolutivo e, portanto, histórico e social, já que a carga dos saberes acumulados pelo tempo não é algo comum a privilegiados, e sim, a todos os indivíduos. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam. Desenvolvemos a investigação direcionados pela questão: Como são mobilizados os diferentes conhecimentos dos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontramos na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Davis e Krajcik (2005); Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2017); Shulman (1986, 1987); Brown (2002, 2011); Godino (2009); Ball, Thames e Phelps (2008); Macedo (2013, 2016); Thiollent (2000), que nos conduziram nessa investigação. O foco dessa pesquisa é a construção do material curricular educativo e os conhecimentos específicos à profissão docente. Este estudo versa sobre a construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA. O contexto desta investigação foram duas escolas públicas, situadas no Recôncavo Baiano, com dois professores que lecionam matemática na Educação de Jovens e Adultos. Com uma abordagem puramente qualitativa, utilizamos como procedimentos de coleta das informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e o diário de campo, que gerou o material curricular educativo através de um trabalho colaborativo e de uma investigação norteada pela pesquisa-ação. A dissertação está organizada em formato multipaper, composta pela: introdução, um artigo sobre a construção do material curricular educativo, um segundo artigo sobre o conhecimento específico do professor e as considerações finais. Esse formato chamou nossa atenção pela inovação do texto acadêmico e pela diversificação dos procedimentos na coleta de informações. Os resultados apontaram que professores mais experientes exploram o material curricular de modo a conseguir instigar seus alunos a refletirem sobre sua realidade com maior propriedade, além disso, constatamos que os professores mobilizam conhecimentos específicos da profissão docente quando interagem com esse tipo de material, sendo possível identificar sua fragilidade e as lacunas existentes em sua formação.
- ItemConvergências entre a educação de jovens e adultos e a insubordinação criativa na perspectiva da educação matemática(2022-07-28) Urpia, Maria Emília de Castro; Alves, Érica Valéria; Viñal Junior, José Veiga ; Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno; Faria, Edite Maria da Silva deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de tensionamentos e superações. Nesse contexto faz-se necessário nessa modalidade romper com alguns paradigmas para que a formação dos estudantes seja efetivamente crítica. Nesta pesquisa, teve-se por objetivo compreender as ações insubordinadas criativas de educadores da Educação de Jovens e Adultos e suas aproximações com o desenvolvimento da formação crítica desses sujeitos. Desenvolveu-se a investigação direcionada pela questão: A insubordinação criativa pode contribuir para uma educação de jovens e adultos mais crítica? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontrou-se na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Paulo Freire (1987, 1996); Miguel Arroyo (2017); Ubiratam D’Ambrosio (1990; 2005), Beatriz D’Ambrósio (2014; 2015) e Ole Skovsmove (2001), dentre outros, que auxiliaram na condução dessa investigação. O foco da pesquisa é a construção de uma memória da EJA por meio de narrativas de memórias da pesquisadora, dentro de uma perspectiva insubordinada e criativa, na (inter) ação com educadores e educandos da EJA. Essas memórias foram produzidas em uma escola pública, situada na periferia de Salvador. As análises das memórias apontaram que professores que rompem com uma visão fatalista da EJA, acreditando na (co) produção desses educandos, e trilhando por uma postura insubordinada criativa, acabam potencializando a criticidade desses educandos, que passam a se perceber integrantes de uma educação mais consciente.
- ItemConvergências entre a educação de jovens e adultos e a insubordinação criativa na perspectiva da educação matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-28) Urpia, Maria Emília de Castro; Alves, Érica Valéria ; Viñal Junior, José Veiga; Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno; Faria, Edite Maria da Silva deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de tensionamentos e superações. Nesse contexto faz-se necessário nessa modalidade romper com alguns paradigmas para que a formação dos estudantes seja efetivamente crítica. Nesta pesquisa, teve-se por objetivo compreender as ações insubordinadas criativas de educadores da Educação de Jovens e Adultos e suas aproximações com o desenvolvimento da formação crítica desses sujeitos. Desenvolveu-se a investigação direcionada pela questão: A insubordinação criativa pode contribuir para uma educação de jovens e adultos mais crítica? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontrou-se na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Paulo Freire (1987, 1996); Miguel Arroyo (2017); Ubiratam D’Ambrosio (1990; 2005), Beatriz D’Ambrósio (2014; 2015) e Ole Skovsmove (2001), dentre outros, que auxiliaram na condução dessa investigação. O foco da pesquisa é a construção de uma memória da EJA por meio de narrativas de memórias da pesquisadora, dentro de uma perspectiva insubordinada e criativa, na (inter) ação com educadores e educandos da EJA. Essas memórias foram produzidas em uma escola pública, situada na periferia de Salvador. As análises das memórias apontaram que professores que rompem com uma visão fatalista da EJA, acreditando na (co) produção desses educandos, e trilhando por uma postura insubordinada criativa, acabam potencializando a criticidade desses educandos, que passam a se perceber integrantes de uma educação mais consciente.
- ItemConvergências entre a etnomatemática e a metodologia de reconhecimento de saberes: potencializar identidades negras. (a cultura das tranças para além da estética na educação de jovens e adultos)(2021-05-13) Souza, Jorlania Carolina Cândido de; Alves, Érica Valéria; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Julio, Rejane SiqueiraOpresenteestudoanalisaasconvergênciasentreaEtnomatemática,enquanto, subsídio pedagógico e a MRS, enquanto, Metodologia Pedagógica, de Reconhecimentode Saberes, comopropósitodepotencializar a identidade negrado(a)estudantedaEJA, sujeitosemsuamaiorianegrosenegras.Para tal finalidade, tornou-se substancial apresentar aEtnomatemática e suas contribuiçõesparaosjovenseadultos,assimcomoaMRSetodasasetapas que constituem as fases da metodologia: Reconhecimento, Validação e Certificação.Apósconhecermosasconcepçõesepistemológicaseos objetivos deambas foi possível analisar emquemedidaaEtnomatemática, campode conhecimentoeestudo, pôdeseraportedametodologiaemquestão.Epara respondera problemáticadapesquisaquebuscaentenderemquaisaspectos esta contribuição da Etnomatemática ocorre foi apresentado também o percursodeumaOficinaTemática, hajavista,apossibilidadedeexplanação daspráticaspedagógicascircunscritasno contextoetnomatemático.Aoficina ocorreu em dois momentos, o primeiro em 2019, ainda presencial, contemplandoumasdasfrentesdoProjetodaConsciênciaNegra,no lócusda pesquisa,EscolaSESIReitorMiguelCalmon,EJA-PoloSalvador,eosegundo ocorreu no cenário pandêmico e por isso 100%online, 2020, através das ferramentas digitais. Ademais, o presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Natureza Aplicada e deAbordagemQualitativa, tendo seus fundamentosembasadosporLudkeeAndré (1986)eMinayo(2005).Quanto aométodo de estudo adotamos aEtnopesquisaCrítica, referendada em Macedo(2000),poisnoscentramosnumprocedimentometodológicoque não consideraossujeitosdeestudoumprodutodescartável devalormeramente utilitarista. Ométodo investigativo foi aPesquisa-ação, a qual subsidioua proposta de intervenção que temcaráter social e político no âmbito da educação,baseadaemThiollent (2011).Eosinstrumentosdepesquisaforam osquestionários,elaboradoscombaseemGIL(2008),paraacoletasdedados osquaisforneceramrespostasquecontribuírampara aconstruçãodasetapas seguintes acerca das rodas de conversas. Estas foramembasadas em Creswell (2010),quediscutesobreaimportânciaeprodutividadedasmesmase para ampliaradiscussãonosancoramostambémemSantaMarinaeMarinas (1995),que trazemaluzumareflexãodecomodeverserrecolhidooucoletado os relatos em geral e principalmente referentes ashistórias de vidas.
- ItemO currículo dos cursos de letras da UNEB campus V: reflexões sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos.(2018-12-21) Paim, Maria Avani Nascimento; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula Silva da; Viñal Junior, José Veiga ; Barreto, Denise Aparecida BritoO currículo apresenta-se como um elemento constitutivo do cenário educacional visto que o processo pedagógico e epistemológico do saber é determinado pelas ações curriculares e pelos sujeitos implicados neste cenário. A partir desta compreensão de currículo este estudo que versa sobre “O currículo dos cursos de Letras da UNEB Campus V: reflexões sobre a formação dos professores para Educação de Jovens e Adultos” foi norteado pelo seguinte questionamento: Quais as ações desenvolvidas nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas, Espanhol e Inglês que corroboram no processo formativo dos discentes para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos? Na busca de elementos elucidativos para a questão apresentada traçamos como objetivo geral investigar as reflexões e ações propostas no currículo dos cursos de Licenciaturas em Letras do DCH, Campus V, UNEB que corroboram na formação dos seus discentes para o exercício da docência na modalidade da EJA. Para o desenvolvimento desta investigação optamos por uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa com base nos escritos de Chizzotti (2006) e a escolha da pesquisa colaborativa amparada nos estudos de Ibiapina (2005, 2008, 2016). A técnica escolhida foi o grupo focal, pelas reflexões críticas que suscita a partir do diálogo e da interação entre os partícipes e o pesquisador em prol de um objetivo comum, conduzido por um processo de análise, interpretação e ação a fim de contribuir com possíveis transformações da realidade educativa investigada. Foram utilizados como dispositivos de coleta de dados a Observação Participada, o Diário de Campo e a realização de Oficinas de Formação oferecidas aos docentes e discentes dos cursos de letras, durante as quais aconteceram os encontros do grupo focal. Como suporte teórico, contamos com o apoio de autores como Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2016, 2017); Barcelos (2006, 2012); Haddad e Di Pierro (2000, 2015); Macedo (2009, 2014); Tardif; Lessard (2005) entre outros. A partir das reflexões realizadas com os dados coletados, observamos que existe uma omissão no currículo dos cursos de letras do Campus V no que se refere à formação dos futuros professores para a docência na EJA. Como produto final, pautada nas narrativas dos sujeitos colaboradores da pesquisa, coletivamente, foi proposto a inserção de elementos curriculares que contemplem uma ação mais definida e direcionada à formação do educador para a docência na Educação de Jovens e Adultos assim como a introdução de discussões mais frequentes no Campus sobre esta modalidade de ensino através de oficinas de formação, rodas de conversas, seminários.
- ItemDa sesmaria dos tocós ao território do sisal: uma análise crítico-pedagógica dos textos literários nos livros didáticos da EJA(2019-12-02) Santos, Fredson Pereira dos; Alves, Érica Valéria; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro; Costa, Patrícia Lessa SantosBuscou-se, na presente dissertação, analisar a presença da história e características regionais do Sertão dos Tocós nos textos literários presentes nos livros didáticos adotados pela Educação de Jovens e Adultos do município de Araci - BA. O percurso metodológico traçado foi de natureza de pesquisa aplicada. A abordagem adotada foi qualitativa, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a análise bibliográfica e documental, tendo como objetos de estudo os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para a EJA – PNLEJA. Partindo do pressuposto que a EJA é uma modalidade de ensino garantida pela Lei 9394/96 para pessoas que não tiveram oportunidade de educação na idade considerada regular, acrescentando nesse contexto, quase sempre a necessidade de trabalhar desde cedo para manter-se e manter a família, deixando a escolarização para um momento posterior. Considera-se o livro didático, como ferramenta pedagógica necessária para uma melhor assimilação dos conteúdos abordados pelos docentes em sala de aula, Acerca da localidade este estudo apresenta um resgate histórico das Sesmarias dos Tocós até ao Território do Sisal, tendo como principal lócus de pesquisa. O trabalho que ora apresentado, analisa a relação do texto literário com o livro didático e suas implicações no letramento literário dos alunos da EJA. Analisou-se, ainda, dois Livros didáticos da EJA: Coleção Viver, Aprender (ALMEIDA et.al., 2013) e o volume de Linguagens e Cultura; e Tempo de aprender (SILVA et. al., 2009). Os fundamentos teóricos deste estudo estão pautados nas proposições de Lajalo e Zilberman (1996), Geraldi (1996), Baktin (1988), Luck (2000; 2002; 2009; 2011), Candido (1975), Soares (2006), Freire (2001) e Rojo (2003). Com base na pesquisa, obtiveram-se os seguintes resultados: o ensino de língua portuguesa e literatura na Educação de Jovens e Adultos, precisa de uma reforma política de direito, como também maiores investimentos de materiais pedagógicos e formação continuada para os professores. Como produto pedagógico deste estudo foi desenvolvido um Blog voltado para o suporte pedagógico aos professores da EJA.
- ItemDireito a educação do jovem na EJA: a intervenção didática em direitos humanos(2017-12-15) Souza, Taise Caroline Longuinho; Alves, Érica Valéria; Silva, Aida Maria Monteiro; Costa, Patrícia Lessa SantosA pesquisa apresentada nessa dissertação buscou analisar como a intervenção pedagógica em direitos humanos pode contribuir para a formação da consciência cidadã dos jovens da EJA e com sua implicação para com a democracia. A problemática que norteou a referida pesquisa está no questionamento: como a intervenção didática em EDH pode contribuir para a formação da consciência cidadã e no comprometimento com a democracia? O estudo pautado na perspectiva de escola emancipatória está debruçado na literatura científica, em documentos institucionais e instrumentos normativos que regulam e fundamentam a EJA. Apresentamos um breve histórico sobre a implantação e implementação da educação de jovens e adultos do município de Salvador, proporcionando a identificação desta modalidade e contextualizando os estudos no tempo e no espaço. Abordamos a questão dos direitos humanos, os conceitos que permeiam sua reinvindicação no Estado Democrático de Direito, assim como reflexões sobre a juventude, cuja discussão identifica a educação como caminho para a democracia. A pesquisa trata da intervenção pedagógica em direitos humanos, assim como o processo de construção dessa metodologia de trabalho para atendimento a jovens educandos da EJA. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos percorrem uma abordagem qualitativa, encontrando no grupo focal e na entrevista, instrumentos de grande valia o desvelar o estudo do objeto. Evidenciou-se que a formação da cidadania ativa consiste num processo a ser levado a cabo por todos os pares que compõem a vida social dos sujeitos aprendentes, consistindo a escola em importante referencial para esse processo. A partir das análises, entendemos o valor do desenvolvimento de intervenções pedagógicas em direitos humanos com jovens estudantes da EJA, considerando a importância da discussão constante e ampla acerca dos direitos humanos e suas perspectivas para a vida no contexto da vida harmônica e solidária na sociedade.
- ItemEducação financeira de jovens e adultos: uma proposta de intervenção a partir da base nacional comum curricular(2019-09-02) Santos, Deyse Queirós; Alves, Érica Valéria; Fernandes, Manoel Joaquim; Moraes, Climério Manoel Macêdo; Santos, Jocenildes ZacariasEsta pesquisa tem como finalidade demonstrar como a Matemática pode servir como ferramenta para a promoção da Educação Financeira nas escolas. A utilização da Educação financeira como metodologia já é utilizada pelas nações desenvolvidas para provocar os indivíduos e desenvolver as sociedades, tendo como objetivo melhorar o seu entendimento na compreensão dos conceitos de produtos financeiros. O objetivo desta investigação é descrever e analisar como a Matemática Financeira, trabalhada nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode influenciar a tomada de decisão financeira, ratificando a importância da utilização de metodologias mais apropriadas para as aulas de Educação Financeira aos alunos da EJA, e responder à seguinte indagação: Como as aulas de Matemática podem viabilizar a abordagem do tema transversal Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos em uma turma de uma escola pública da rede estadual de ensino da Bahia. O tipo de pesquisa de campo desta pesquisa qualitativa foi delineada pela Pesquisa-ação, realizada com o corpo de gestores, docentes e discentes de uma turma da EJA do Colégio São Vicente de Paulo, no interior do estado da Bahia. Teve como suporte teórico autores como: Arroyo (1996, 2004), Barros (2011), Freire (1996, 2014), Gadotti (2011, 2014), Haddad e Di Pierro (2000), Paiva (1984, 1987), Skovsmose (2000, 2007); D’Ambrósio (1999, 2004), Duarte (2009), Fonseca ( 2012), Bauman (2007), Cerbasi (2015) e Gitmann (2008), Thiollent (2011), dentre outros que retratam os temas abordados neste estudo. Os dados e informações que foram avaliados pela Análise Qualitativa das informações indicaram que a modalidade carece de metodologias mais apropriadas sobre Educação Financeira e que pode compor a parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular, fortalecendo o letramento financeiro deste público invisibilizado pela proposta atual.
- ItemEducação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos(2021-12-16) Santos, Andreia Ramos; Alves, Érica Valéria; Santos, Antonio Pereira; Barreto, Maria Raidalva NeryA educação de adolescentes, jovens e adultos, em privação de liberdade, constitui-se como um dos eixos invisibilizados dessa modalidade de ensino já pouco considerada nas políticas públicas educacionais. Desenvolver investigações acadêmicas acerca dessa temática é urgente e necessário, visto que há maiores necessidades de produções nessa área, fato que nos conduziu à aceitação da empreitada que nos levou à pesquisa intitulada: Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos, na escola Municipal Yves de Roussan O objetivo principal da pesquisa é analisar saberes matemáticos construídos e ressignificados dos estudantes privados de liberdade a partir dos processos reflexivos da educação matemática crítica dos sujeitos da EJA em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa intervenção propositiva. Que contou com a participação de três professoras que atuam na EJA em espaço de privação de liberdade. Como instrumento de coleta e produção de dados também foi utilizada a carta pedagógica aos professores. Como fundamentação teórica recorremos a estudos de autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, tais como: Freire (2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005), e Celso Beisegel (1974). Acerca da formação de professores, recorremos a Laffin (2013) Tardif (2002), Gatti et al. (2010) e Gatti, Barretto e André (2011), para tratar sobre os adolescentes, jovens e adultos privados de liberdade buscamos o diálogo com os autores Rainieri (2014), Fernandes (2017), Costa e Figueiredo (2018) nos estudos sobre a educação matemática critica buscamos da fonte de Skovsmose (2014), Garcia (2009), Alves (2016) entre outros. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção resultando em propor aos educadores o produto educacional uma sequência didática no ensino da matemática com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica voltada para o contexto da Educação de Jovens e Adultos no socioeducativo.
- ItemEducação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Santos, Andreia Ramos; Alves, Érica Valéria; Santos, Antônio Pereira; Barreto, Maria Raidalva NeryA educação de adolescentes, jovens e adultos, em privação de liberdade, constitui-se como um dos eixos invisibilizados dessa modalidade de ensino já pouco considerada nas políticas públicas educacionais. Desenvolver investigações acadêmicas acerca dessa temática é urgente e necessário, visto que há maiores necessidades de produções nessa área, fato que nos conduziu à aceitação da empreitada que nos levou à pesquisa intitulada: Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos, na escola Municipal Yves de Roussan O objetivo principal da pesquisa é analisar saberes matemáticos construídos e ressignificados dos estudantes privados de liberdade a partir dos processos reflexivos da educação matemática crítica dos sujeitos da EJA em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa intervenção propositiva. Que contou com a participação de três professoras que atuam na EJA em espaço de privação de liberdade. Como instrumento de coleta e produção de dados também foi utilizada a carta pedagógica aos professores. Como fundamentação teórica recorremos a estudos de autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, tais como: Freire (2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005), e Celso Beisegel (1974). Acerca da formação de professores, recorremos a Laffin (2013) Tardif (2002), Gatti et al. (2010) e Gatti, Barretto e André (2011), para tratar sobre os adolescentes, jovens e adultos privados de liberdade buscamos o diálogo com os autores Rainieri (2014), Fernandes (2017), Costa e Figueiredo (2018) nos estudos sobre a educação matemática critica buscamos da fonte de Skovsmose (2014), Garcia (2009), Alves (2016) entre outros. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção resultando em propor aos educadores o produto educacional uma sequência didática no ensino da matemática com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica voltada para o contexto da Educação de Jovens e Adultos no socioeducativo.
- ItemA educação matemática de jovens e adultos: possibilidades e entraves de uma comunidade virtual de prática(2018) Correia, Eduardo Brito; Alves, Érica Valéria; Santos, Jocenildes Zacarias; Dobarro, Viviane ReziA presente pesquisa teve como objetivo identificar entraves e possibilidades, a partir do uso de um aplicativo de smartphones, para delinear uma comunidade virtual de prática, nas aulas de Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O referido trabalho de dissertação teve o aplicativo WhatsApp como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos sujeitos da pesquisa, um espaço de socialização e busca de aprendizados vivenciados na disciplina Matemática. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos interlocutores do processo formativo, através da pesquisa-ação, partiuse do seguinte questionamento: “Aplicativos de troca de mensagens utilizados em dispositivos móveis podem favorecer a instituição de comunidades virtuais de prática nas aulas de Matemática na EJA?” O estudo foi realizado no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no município de Feira de Santana, numa abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de algumas estratégias fundamentais, como: entrevista semiestruturada, a análise do protocolo das discussões realizadas por meio do aplicativo e o diário de campo. Foi estabelecido um diálogo com os autores que abordam as categorias de análise da temática em questão, entre eles, Freire (1987), Gadotti (2007), Wenger (1991), Thiollent (2011), Fonseca (2005), Matos (2002), e outros. A partir da análise dos resultados foi possível evidenciar as aprendizagens realizadas e algumas perspectivas possíveis, mas nunca inesgotáveis, acerca do estudo da constituição de uma comunidade virtual de prática na EJA, bem como os entraves em torno deste assunto.
- ItemEJA e educação profissional em Cáceres-MT: desafios, oportunidades e perspectivas(2018-12-21) Silva, Maria Edna Pedro da; Alves, Érica Valéria; Santos, Antônio Pereira; Souza, Silvano Carmo deEsse estudo teve como objetivo realizar diagnóstico e análise socioeducacional da realidade do município de Cáceres–MT com foco em identificar demandas de Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Profissional, em uma proposta de intervenção situada no diálogo com educadoras e educadores e representantes de organizações, grupos, territórios, comunidades, movimentos sociais entre outros coletivos de setores populares. No contexto de interrupção, desde 2015, na oferta de cursos da modalidade na unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do município, o estudo parte da problemática de como construir propostas de cursos da Educação Profissional integrada à EJA que atendam as expectativas de pessoas jovens e adultas por formação para o mundo do trabalho. Em busca de respostas para esse questionamento, elegemos como objetivos mapear a realidade socioeducacional de Cáceres-MT a partir dos dados das pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; dialogar com movimentos sociais, grupos e associações comunitárias sobre as expectativas para educação profissional em EJA; e articular espaços de diálogos entre as comunidades, grupos e instituições do município para fomentar atendimento às demandas para EJA no âmbito da educação profissional. Como caminho metodológico, experienciamos uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa com inspiração na pesquisa participante, atendendo a perspectiva de geração de propostas de ação construídas coletivamente com os sujeitos. Entre os dispositivos de informação utilizamos a análise documental, no estudo do Relatório de Informações Sociais do Bolsa Família e Cadastro Único e do documento base da Educação Profissional integrada à EJA (PROEJA); em uma segunda etapa, após submissão e aprovação de projeto no Ministério de Desenvolvimento Social para acesso aos dados do sistema Cadastro Único, utilizamos como dispositivo o Software SPSS 20 para análise descritiva da realidade do município a partir da base de dados do sistema; na tessitura da pesquisa participante utilizamos o dispositivo de sessões dialógicas para discussões coletivas sobre todo o processo do estudo, reflexões sobre os indicadores levantados, encaminhamentos e intervenção. Entre os resultados, o estudo demonstra a importância da Educação de Jovens e Adultos no contexto socioeducacional do município, a partir do diagnóstico da realidade social que apresentou, em um cenário de cerca de 40 mil pessoas em situação de baixa renda, indicadores de negação de direitos à educação que atinge mais de 68% da população jovem e adulta pobre das periferias e do campo que ainda não concluiu a educação básica. Ao refletir a realidade, e como resultado da intervenção, o coletivo participante da pesquisa construiu e encaminhou um documento requerendo a formalização, nas esferas institucionais do IFMT/Cáceres, de um Grupo de Trabalho (GT) para a criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Trabalho. A proposta foi institucionalizada, por meio da Portaria nº 164 de 3 de dezembro de 2018, com a designação da Comissão para criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Trabalho. Como espaço permanente de caráter propositivo e articulador, o núcleo deve reunir instituições, organizações e outros membros da comunidade externa com estudos, propostas e demandas de políticas educacionais na área, considerando a interface entre ensino, pesquisa e extensão.
- ItemFormação docente: uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas da EJA da rede municipal de Itabuna(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Lima, Nayara Muniz de Freitas; Alves, Érica Valéria ; Coelho, Livia Andrade; Oliveira, Rita de Cassia Santana deNa contemporaneidade, em que as tecnologias digitais impactam, condicionam e definem a forma de pensar e agir dos sujeitos, é inconcebível pensar em práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que ignorem as concepções e dinâmicas norteadoras dos processos sociais em que esses sujeitos estão imersos. Dessa forma, práticas pedagógicas infantilizadas e dissociadas do contexto social dos/as estudantes na EJA, descompassos entre a cultura digital e as práticas tradicionais e a importância de refletir sobre a formação docente e suas implicações, visando a uma prática crítico-reflexiva para o uso dos recursos digitais, de modo a romper com a lógica instrumental do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, estão entre os incômodos que motivaram a elaboração da presente pesquisa. Nesse contexto, surgiu a questão de pesquisa: Como a formação do professor pode potencializar o uso das tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem na EJA na Rede Municipal de Itabuna? No intuito de responder a essa questão norteadora, a presente pesquisa objetiva discutir como a formação docente para o uso das tecnologias digitais pode potencializar a prática docente, na medida em que abre possibilidades de aprendizagem e o fortalecimento de vínculos com o contexto social do/a educando/a da EJA da Rede Municipal de Itabuna, Bahia. O caminho metodológico adotado baseou-se numa abordagem qualitativa, utilizando como estratégia a pesquisa colaborativa, que traz uma perspectiva interativa de coprodução de saberes, de formação contínua e de desenvolvimento profissional, a partir da realização de sessões reflexivas, da aplicação de questionários e da escrita de cartas pedagógicas pelos/as participantes da pesquisa, com levantamento de dados, a partir da análise documental em sites oficiais, e das propostas pedagógicas da Rede Municipal de Itabuna. Por meio desses dispositivos metodológicos, buscou-se compreender os indicadores e os elementos constituintes das práticas pedagógicas e as articulações destes com o contexto social e digital na EJA, e como a formação docente contribui para essa mediação da prática, viabilizada pelos recursos das novas tecnologias. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de fortalecer a fluência tecnológica dos professores numa perspectiva crítica e autoral, a formação continuada que leve em consideração as demandas e as experiências dos professores, bem como a efetivação da política pública de garantia a utilização das novas tecnologias no processo de aprendizagem das escolas públicas. Por fim, como produto educacional, foi elaborada uma página virtual (padlet), como espaço formativo e de informação sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades, nesse espaço reflexivo, de socialização de saberes e de coautoria com os participantes da pesquisa e demais professores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.
- ItemA formação dos professores da EJA na perspectiva dos textos visuais(2015) Santos, Gislene Maria Mota dos; Alves, Érica Valéria; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho apresenta um estudo com professores que atuam na EJA de quatro escolas municipais de Jacobina – BA, que se dispuseram a participar de uma formação acerca do recurso aos textos visuais na EJA, compartilhando saberes e experiências, com a finalidade de promover uma reflexão crítica, baseada em referenciais teóricos sobre sua prática. Como dispositivos para coleta de informações durante o processo investigativo, foram selecionados alguns instrumentos considerados fundamentais neste processo: a análise documental, o questionário, além do diário de campo. Na perspectiva da investigação-ação, foram levantadas e planejadas as ações, tendo como referência a linguagem imagética, encontrada em alguns textos midiáticos que se encontram no cotidiano dos alunos. O texto publicitário e o filme-documentário foram os textos visuais priorizados, uma vez que, ocupam um lugar relevante no nosso cotidiano, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de informação para os alunos da EJA. As atividades foram planejadas coletivamente, buscando uma abordagem interdisciplinar que pudesse dar conta de contemplar os conhecimentos dos vários componentes; por isso, foram implementadas na sala de aula e avaliadas paulatinamente, conforme os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas oferecem uma diversidade de recursos visuais, contribuindo assim para que o professor possa utilizar os textos visuais para trabalhar os vários conteúdos, embora haja necessidade de um planejamento mais sistemático de atividades com os textos visuais. A formação de professores da EJA merece uma atenção diferenciada, uma vez que, é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e no currículo dos cursos de licenciatura há carência de disciplinas e atividades que levem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Espera-se que o presente estudo, possa contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas para o campo da EJA no município de Jacobina - BA.
- ItemFormação em direitos humanos na educação de jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania(2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Alves, Érica Valéria; Viñal Junior, José Veiga ; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesO trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.
- ItemFormação em direitos humanos na educação de Jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania(Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Alves, Érica Valéria; Viñal Junior, José Veiga ; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesO trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.