Filhos desta raça não devem nascer: história e Memória sobre a Ditadura (1964-1985) na série de reportagens “As crianças e a Tortura”

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a memória histórica em gêneros televisivos, exclusivamente a série jornalística de televisão sobre a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) intitulada “As crianças e a Tortura”, produzida pelo principal jornalístico da Rede Record de Televisão entre 10 e 14 de junho de 2013. A série analisa até que ponto bebês e crianças, especificamente filhos de presos políticos levados aos principais centros de tortura da ditadura, foram afetados pelo regime. Há no Brasil a presença de diferentes memórias acerca da ditadura, nunca houve um consenso nas interpretações do período, o mesmo ainda permanece como uma ferida aberta, desencadeando batalhas de memórias. E, considerando a importância que a Televisão tem adquirido na sociedade brasileira, os gêneros televisivos se tornaram palco para essas guerras de memórias. Haja vista, identificamos os principais tipos de memórias presentes no gênero televisivo em questão e como determinadas leituras sobre o passado podem ser modificadas e ressignificadas mediante as querelas do presente. As abordagens desta pesquisa constituem um estudo da “História do Tempo Presente”, que tem contribuído com novas perspectivas e questionamentos sobre eventos traumáticos que marcaram uma sociedade, sobretudo as ditaduras.


Descrição
Palavras-chave
Gênero Televisivo, Televisão, Memória, Ditadura Civil-Militar
Citação
CUNHA, Daize da Silva. Filhos desta raça não devem nascer: história e Memória sobre a Ditadura (1964-1985) na série de reportagens “As crianças e a Tortura”. Orientador: Thiago Machado de Lima. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina-BA, 2018.