A literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social

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Data
2016-07
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Resumo

A presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.


Descrição
Palavras-chave
Literatura infanto-juvenil, Inclusão social, Aprendizagem
Citação
SANTOS, Jailma Pereira Dos; NASCIMENTO, Raquel santos. A literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social. Orientador: Prof. José Benedito Andrade de Oliveira.2016.52f. Trabalho Monográfico apresentado à Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus IV.Jacobina-Ba, 2016.