Título: A literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social
Autor(es): SANTOS, Jailma Pereira Dos
NASCIMENTO, Raquel santos
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Inclusão social
Aprendizagem
Data do documento: Jul-2016
Resumo: A presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/970
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