Fatores motivacionais para permanência nas aulas de educação física em adolescentes escolares: um estudo de revisão sistemática Jacobina 2018.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018-12-20
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Objetivo: analisar fatores motivacionais em adolescentes escolares para permanência nas aulas de Educação Física. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de forma exploratória e descritiva. Essa pesquisa é de natureza quantitativa. A revisão sistemática foi realizada entre os dias 20 a 29 de março de 2018. Os critérios de inclusão foram: Artigos compreendidos no intervalo de 2008 a 2018; artigos direcionados para escolares adolescentes; artigos que tratam diretamente com o objeto da pesquisa; Resultados: Os resultados mostraram que os escolares demonstraram bom nível de motivação para as aulas, sendo os principais fatores que motivam sua permanência nas aulas seriam as aulas fora da sala de aula; importância para saúde; professores motivadores e os conteúdos, sendo o esporte o preferido. Vale ressaltar que a desmotivação estar ligada a conteúdos e métodos repetitivos, sendo professores desestimulados, resultando em uma baixa motivação dos alunos. Essa desmotivação também se relaciona à falta de infraestrutura das escolas para realização das atividades. Conclusão: Os dados deste estudo apresentaram a importância da motivação, não só para permanência nas aulas de Educação Física, mais na satisfação de estar realizando as atividades de forma espontânea e satisfatória.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LIMA, Florielson Sousa. Fatores motivacionais para permanência nas aulas de educação física em adolescentes escolares: um estudo de revisão sistemática Jacobina .2018.22f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2018.
Palavras-chave