Título: Jovens... Estudantes... e do Campo: expressão da diversidade e diálogos sobre identidade em uma escola da cidade
Autor(es): SILVA, Edilania de Paiva
Palavras-chave: Diversidade.
Juventude
Ruralidades.
Cultura digital.
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O presente Documento Referência é resultado de um estudo investigativo com os/as jovens estudantes do campo que estudam em uma escola da cidade, cujo objetivo foi compreender como eles/as, estudantes do turno vespertino do Colégio Estadual João Durval Carneiro constituem as suas identidades culturais. A pesquisa deu centralidade aos jovens estudantes, tentando romper com a perspectiva homogeneizante que, historicamente, atribuiu a eles/as, especialmente os/as do campo, um papel menor e secundário no contexto das práticas cotidianas. Para tanto, considerou concepções teóricas de autores que abordam a juventude como uma construção social, na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades e os/as jovens como sujeitos descentrados do mundo pós-moderno, que têm suas identidades fragmentadas, em constante processo de hibridização. Através da bricolagem metodológica e dos pressupostos das teorias pós-críticas em educação, este estudo se ancora na abordagem qualitativa, através da Etnopesquisa como pano de fundo para a compreensão do objeto de estudo, tendo a análise interpretativa proposta pela Hermenêutica e alguns elementos que se inspiram na Cartografia. O resultado desta bricolagem compôs o referido documento, uma “Etnocartografia”, com as narrativas das identidades culturais dos/as jovens estudantes do campo, visto que cartografa/analisa/interpreta/descreve as experiências dos sujeitos em seus universos socioculturais e no cotidiano escolar. Como dispositivos para o levantamento e construção das informações, utilizaram-se o questionário, a observação participante, com registros no diário de campo, e a tertúlia dialógica cultural. A investigação apontou que, construir uma noção de juventude na perspectiva da diversidade implica considerá-la como um conjunto híbrido de expressões e práticas socioculturais, hábitos, valores e visões de mundo que constituem as culturas juvenis. Além disso, aponta tais aspectos, como parte de um processo mais amplo de constituição dos sujeitos, com base nas condições sociais, culturais (etnias, identidades religiosas) e de gênero, e também da localização geográfica, dentre outras. Por se tratar de uma pesquisa implicada, este Documento Referência resultou em um Plano de Ações Pedagógicas em atenção às expressões da diversidade dos/as jovens estudantes, com vistas a contribuir para a tessitura de novas possibilidades na escola, a partir da problematização da sua prática educativa.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/906
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED)

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