Estudo sobre a utilização do Mangá para o ensino de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar

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2018-06-15
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Resumo

Mangá é o termo que se refere as histórias em quadrinhos oriundas do Japão que adentraram o Brasil durante o século XX, principalmente no período após a Segunda Guerra Mundial em função do processo de reestruturação. É um meio de comunicação de massa que apresenta características singulares em relação a outras histórias em quadrinhos, comum em bancas de revistas e livrarias brasileiras, tornou-se alvo de trabalhos acadêmicos e atrai a atenção de jovens e adultos de diferentes idades e gêneros. Sobre isso, cabe pensar o destaque que o mangá ganhou entre os jovens na sociedade brasileira e em como essa forma de linguagem pode ser utilizada na qualidade de recurso didático para o ensino de conteúdos e conceitos geográficos.Desse modo, o presente trabalho tem a seguinte questão norteadora: o mangá apresenta potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar? Para solucionar tal questionamento este trabalho tem como objetivo geral estudar a construção histórica do mangá e sua difusão para o Brasil, e a possibilidade de utilização para o ensino de Geografia Escolar. O delineamento desta pesquisa segue em uma abordagem qualitativa caracterizando-se como pesquisa bibliográfica e documental com base nos estudos de Gil (2010) e Marconi & Lakatos (2003) com alcance exploratório e descritivo, e as etapas seguidas no processo foram: definição dos objetivos, constituição de um quadro de referência, seleção dos documentos analisados, definição de unidade de análise, definição das regras de enumeração, e por fim, tratamento e interpretação do mangá por meio da análise de aspectos textuais e imagéticos. Desse modo, por critério de quantidade de volumes que as séries possuem, houve a seleção de cinco obras sendo elas: The God's Lie; The Wedding Eve; Hiroshima, a Cidade da Calmaria; Tom Sawyer; Naruto: O Livro Secreto do Guerreiro - Guia Oficial dos Fãs. A partir da análise dos mangás mencionados, foram encontrados elementos aos quais possibilitam a utilização para o ensino de Geografia Escolar na Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em temáticas como: paisagem, espaço geográfico, noções cartográficas, globalização, cultura, gênero, dentre outras. Os resultados de pesquisa consistiram na interseção entre a Literatura e a Geografia que possibilitou constatar a invisibilidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia em relação ao uso das histórias em quadrinhos no ensino. Também constatou-se a presença de elementos capazes de auxiliar no ensino de temas transversais e o potencial de tais materiais, mais especificamente os mangás, como linguagem alternativa para o ensino de conteúdos e conceitos geográficos


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JUNIOR, Reinaldo Oliveira Dantas. Estudo sobre a utilização do Mangá para o ensino de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar. Orientadora: Profª Ma. Liliane Matos Góes. 2018. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2018.
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