Título: Professores de Geografia em contextos de diversidade: um estudo de caso no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda - Comuja na cidade de Jacobina - Bahia
Autor(es): BISPO, Jobison dos Reis
MATOS, Vanderleia Carneiro de
Palavras-chave: Diversidade
Professores de Geografia
Interseccionalidade
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: presente trabalho intitulado PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: um estudo de caso no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda- COMUJA na cidade de Jacobina – Bahia, teve como objetivo principal compreender como as questões de diversidade de raça/etnia, gênero e sexualidade podem ser/são trabalhadas nas aulas de Geografia, se caracterizando como uma pesquisa qualitativa em educação, na qual utilizou-se do método de estudo de caso e as ferramentas de coleta de dados foram: entrevista, questionário e a análise documental, fundamentando-se nos estudos de Ludke e André (2015). Dividida em três partes, sendo a primeira a revisão de literatura, apresentando os principais conceitos abordados na pesquisa defendidos por autores como Silva Junior [et al] (2016), Carreira (2016), Costa e Teles (2011) Pocahy (2011), Piscitelli (2008) e Silva (2008); na segunda parte realizou-se a análise do contexto formal/documental no qual os professores de Geografia estão inseridos, visando identificar a presença das interseccionalidades de raça/etnia, gênero e sexualidade nos Planos Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal (Jacobina) de educação e Projeto Político Pedagógico do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda- COMUJA; na terceira e última parte realizou-se o diálogo/análise a partir das entrevistas e questionários aplicados, partindo da exposição do perfil profissiográfico dos docentes participantes da pesquisa. Como principais resultados, foi possível perceber que o contexto em que os professores estão inseridos é marcado por uma abordagem pouco significante das questões de diversidade, com exceção para o Projeto Político Pedagógico analisado, o perfil profissiográfico é marcado por tempo de serviço maior que dez (10) anos, a maioria dos professores possuem formação continuada/em exercício, porém nenhum é formado na área de educação e diversidade, todos os docentes entrevistados afirmam que a disciplina de Geografia pode contribuir para tais debates e todos destacam como isso pode ser/é feito no cotidiano escolar, além disso a resistência a debates voltados para questões de gênero e sexualidade foi algo presente nas falas dos entrevistados vistos como “temas polêmicos” pelos mesmo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/886
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