LEI 10.639/2003: prática docente no trato á diversidade racial na Escola Municipal Flor De Liz na cidade de Jacobina-Bahia.

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Data
2018-06-15
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Editor
UNEB
Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi analisar como os professores do ensino fundamental II da Escola Flor de Liz, situada na cidade de Jacobina-Bahia, trabalham a História e Cultura Africana e Afro-brasileira de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação, observando as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes. Dessa forma, foi utilizado o método qualitativo, com a realização de pesquisa ação, diário de bordo, questionários, entrevistas, revisão bibliográfica, o Projeto Político Pedagógico, o livro didático, conversas formais e informais com os (professores, gestores, coordenadores e alunos) da escola pesquisada, para análise de dados coletados com o auxilio teórico e a redação final. Foram utilizados diversos autores dentre eles temos: Eliane Cavaleiro (2000), Petrônio Domingues (2006), Denise Carreira (2013), Nilma Lino Gomes (1995), Kabengele Munanga (2005), Marcelo Paixão (2003), Delcele Mascarenhas Queiroz (2001), Ana Célia da Silva (2003), Celso S. Vasconcellos (1995). Com base nessa investigação realizada na escola já citada foi possível identificar o quanto precisa melhorar esse cotidiano escolar, para efetivamente está proposto pela Lei de Diretrizes e Base da Educação. Desse modo, fica evidente a necessidade de promover debates e ações para que a temática apresentada na Lei em foco seja executada de modo interdisciplinar, mas com ênfase em história, artes e literatura.


Descrição
Palavras-chave
Lei 10.639/03, Diversidade racial, Prática docente
Citação
SANTOS, Milena Silva Rios. LEI 10.639/2003: prática docente no trato á diversidade racial na Escola Municipal Flor De Liz na cidade de Jacobina-Bahia. Orientadora: Cínthia Nolácio de Almeida. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)- Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina-BA, 2018.