Título: Atos Curriculares na Escola no Campo: proposta para uma Educação Contextualizada
Autor(es): ARAUJO, Rafaela Santos
Palavras-chave: Atos Curriculares
Educação no Campo
Educação Contextualizada
Data do documento: 15-Jun-2017
Resumo: Este trabalho intitulado Atos Curriculares na Escola no Campo: Proposta para uma Educação Contextualizada investigou os atos curriculares do Colégio Estadual do Icó, no interior da Bahia, a fim de identificar os principais desafios bem como as possibilidades para efetivação de uma Educação Contextualizada nesta escola no campo. Inicialmente buscou-se discutir sobre as questões norteadoras dessa pesquisa através de referenciais legais e teóricos sobre currículo, Educação do Campo e Educação Contextualizada, partindo de um contexto mais geral até chegar ao contexto específico no qual a escola se encontra. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual do Icó, que está localizado no Povoado de Icó, Município de Morro do Chapéu/Ba, é um dos colégios estaduais do Município e pertence ao Núcleo Territorial de Educação – NTE – 03/ Seabra. Na fase inicial desta pesquisa buscamos levantar informações sobre a escola a partir de análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Currículo Escolar, a fim de identificar a organização pedagógica e curricular dessa escola. Na segunda fase da imersão em campo aplicamos os instrumentos da pesquisa, observação e entrevista. Nesta etapa, contamos com a colaboração de gestores, docentes e discentes da instituição, utilizando a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Através das observações constatamos os atos curriculares no CEI, efetivados na prática docente. Durante as entrevistas através das falas dos professores e também dos alunos foi possível identificar a relevância da contextualização nos saberes no campo, a importância dos docentes nesse processo, bem como os desafios inerentes a essa proposta de contextualização. Na última etapa da pesquisa foram realizadas com os docentes do CEI oficinas formativas, nas quais discutimos questões concernentes à pesquisa, cujos debates e discussões colaboraram para a construção de uma proposta de intervenção curricular, produto final da pesquisa. O método da Pesquisa-Ação seguido da abordagem qualitativa repercutiu positivamente durante o processo de intervenção, pois para que os objetivos pretendidos fossem alcançados a colaboração dos participantes foi indispensável. Com a intervenção da pesquisa identificamos os desafios para firmar uma Educação Contextualizada no Campo, constatamos a importância de diálogos fecundos entre Educação Superior e Educação Básica, devido ao grande potencial de promover intervenções e resultados significativos nas escolas envolvidas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/832
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaTFCC.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir